ARTISTAS KORG

Fábio Ribeiro

Voltar

Fabio Ribeiro nasceu no dia 18 de Setembro de 1969, em São Paulo. Em 1975 iniciou o curso de piano erudito, formando-se em 1986.

No início dos anos 80, ingressou em sua primeira banda - o quarteto de Rock Progressivo Instrumental Annubis.

Em 1985, iniciou seus estudos em música eletrônica, programação de sintetizadores e tecnologia musical.

Em 1986, formou a banda Desequilíbrios, na qual permaneceu até o início dos anos 90 e gravou o álbum de mesmo nome.

Neste mesmo período, envolveu-se em diversos projetos musicais, participando de diversos shows e gravações de álbuns de bandas como A Chave do Sol, Anjos da Noite, Overdose, Clavion e III Milênio.

Lançou seu primeiro projeto solo em 1991, o álbum Blezqi Zatsaz - Rise and Fall Of Passional Sanity.

Em 1993, participou da primeira formação da banda Angra, realizando o primeiro concerto da história do grupo.

Paralelamente, ingressou no trabalho de consultoria para empresas fabricantes de instrumentos musicais eletrônicos, prestando serviços como consultor, especialista de produtos e programador para diversas marcas. Atuou também por vários anos na mídia especializada, escrevendo artigos sobre música e tecnologia musical para revistas impressas e sites na internet.

Entre 1997 e 1999, participou de diversos concertos da banda Violeta de Outono, registrando também diversos álbuns e singles ao lado da mesma.

Voltou a trabalhar com a banda Angra em 1999, realizando a turnê do álbum Fireworks.

No ano 2000, o primeiro álbum de seu projeto solo foi relançado pela gravadora francesa Musea, com material bônus.

Em 2001, passou a trabalhar com a banda Shaman, realizando a turnê de pré-lançamento da banda e participando da gravação do primeiro álbum - Ritual.

Entre 2002 e 2004, excursionou com a banda Shaman por diversos países, realizando mais de uma centena de concertos. Esta turnê está registrada no CD/DVD Shaman - RituAlive, lançado pela Universal Music.

Paralelamente, em 2002, lançou o segundo trabalho de seu projeto solo, Blezqi Zatsaz - The Tide Turns. O álbum foi lançado no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Também em 2002, começa a funcionar o estúdio de produção musical The Brainless Brothers, onde continua atuando como engenheiro de áudio e produtor.

Em 2005, Fabio gravou com a banda Shaman o álbum Reason e posteriormente participou de toda a turnê de promoção que se estendeu até maio de 2006.

Entre 2006 e 2011, participou da banda do vocalista Andre Matos (Angra/Shaman), com a qual gravou dois álbuns e realizou suas respectivas turnês.

Em 2007, formou a banda REMOVE SILENCE. O primeiro álbum - Fade - lançado no Brasil e nos Estrados Unidos, foi pré-indicado ao GRAMMY USA nas categorias "Best Rock Album" e "Best Hard Rock Performance". O videoclip da faixa-título foi exibido pela MTV no Brasil, Estados Unidos, Japão, Austrália, França, Alemanha e Bélgica. A banda foi apontada como Revelação por algumas das principais revistas de rock do Brasil e continua a ser considerada pela mídia especializada como uma das mais originais e inovadoras do cenário.

Em 2011, Fabio Ribeiro firmou sua parceria com a Pride Music e tornou-se um dos artistas KORG.

Em 2012, REMOVE SILENCE lançou seu segundo álbum - S.H.A. e o videoclip da faixa Wormstation.

Em 2013, REMOVE SILENCE lançou o EP L.P.O.H., contendo material inédito e remixes de faixas do álbum anterior. Uma de suas faixas - Taste Of Iron - foi remodelada e gravada unicamente com os pequenos instrumentos KORG das séries monotribe e monotron, com participação da vocalista Natacha Cersosimo da banda Toy Shop. Um videoclip exclusivo também foi lançado para esta faixa.

Em 2015, REMOVE SILENCE lançou o EP Irreversible, acompanhado de um videoclip da faixa-título, dirigido por Duca Mendes e Americo Fazio. Este foi o primeiro videoclip a apresentar o novo ARP Odyssey lançado pela KORG.

Ainda em 2015, a banda foi convidada para gravar todas as trilhas musicais para o programa Ramona 89, um dos mais aclamados da emissora 89 FM, a maior rádio de rock de São Paulo. A faixa Irreversible também é usada como background do programa, apresentado diariamente.

Em 2017, a banda lançou um novo single acompanhado de um videoclip - Raw - como teaser para o álbum de mesmo nome, concluído em 2018. O single alcançou excelentes posições nas mais populares listas de reprodução do Spotify.

Lista de equipamentos KORG: Kronos Platinum 88, Kronos 61, KingKorg, ARP Odyssey FS Rev1, ARP Odyssey Rev3, MS-20 Kit, MS-20 mini, Minilogue, Monologue, Monotribe, Monotron, Monotron duo, Monotron delay, Volca Beats, Volca Bass, Volca Keys, MS-2000B, 03R/W.