NOTÍCIAS

A Korg na Música Eletrônica!

05/08/2011

Segundo a Wikipédia, Música Eletrônica é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos electrónicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição.

Os Primeiros Artistas e Equipamentos

A habilidade de gravar sons é absolutamente necessária para a produção de música eletrônica e, certamente, bastante útil. O primeiro precursor do fonógrafo foi inventado em 1857 quando Leon Scott gravou pela primeira vez impressões de som em cilindros revestidos em carbono. Duas décadas depois, em 1878 Thomas A. Edison patenteou o fonógrafo, que utilizava cilindros similarmente ao dispositivo de Scott. Apesar do mecanismo ter se mantido inalterado por um tempo, Emile Berliner desenvolveu o fonógrafo em disco em 1897.

Data de 1897 o mais antigo instrumento musical electroacústico. Foi uma invenção de Thaddeus Cahill, conhecida como dinamofone ou telarmónio. A máquina consistia num dínamo eléctrico, associados a indutores electromagnéticos capaz de produzir diferentes frequências sonoras. Estes sinais eram comandados por um teclado e um painel de controlos e difundidos pela linha telefónica, cujos terminais estavam equipados com amplificadores acústicos, colocados em locais públicos. Veio a verificar-se que a emissão musical interferia com as chamadas telefónicas, o que era insustentável. O instrumento tinha a capacidade de sintetizar sons com os timbres desejados, por sobreposição de parciais harmónicos. O sistema que permitia este desempenho tornava a máquina extremamente complexa e de dimensões gigantescas.

O compositor Ferrucio Busoni mostrou interesse pela invenção, potencialmente geradora de novos conceitos harmônicos, não tendo no entanto apoiado directamente o projecto. A tecnologia foi posteriormente usada para o desenvolvimento do órgão Hammond. Entre 1901 e 1910, Cahill desenvolveu três versões maiores e mais complexas que o original, a primeira pesando sete toneladas, e a última, acima de duzentas. Com a queda do interesse público, em 1912 a empresa de Cahill estava falida.

Com o passar dos anos, a Música Eletrônica evoluiu ao que conhecemos hoje, mas por sua história passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular, primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um gênero musical próprio (principalmente relacionado com a música popular nos sub-estilos dançantes como techno, acid, house, trance e drum 'n' bass, desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 1970).

Atualmente existem várias ramificações do estilo, tanto eruditas como populares. Originalmente relutada por ter sua tecnologia evoluída muito mais rapidamente que sua estética, só passou a ter princípios e tradição após a Segunda Guerra Mundial, com o trabalho de franceses na música concreta e de alemães na Elektronische Musik.

A Segunda Guerra Mundial forçou o desenvolvimento tecnológico a vários níveis que, cessado o fogo, se revelou determinante no progresso da música electrónica. O clima de reconstrução económica proporcionou incentivos de várias instituições, sobretudo das emissoras de rádio, que dispunham de estúdios bem equipados. Em 1946, o ENIAC foi inventado, o primeiro computador no sentido moderno da palavra. Em Paris e Colónia estabeleceram-se duas diferentes correntes na música electroacústica que duraram toda a segunda metade do século XX: respectivamente a corrente da música concreta e a Elektronische Musik. A partir do fim da década de 1950 o termo música eletroacústica começa a ser adotado. Ele designa a música de instrumentos acústicos gravados, cujas gravações podem ser manipuladas, combinadas, montadas e superpostas.

Hoje em dia, a Música Eletrônica está presente em todo lugar, seja nas baladas, nas festas, no carro que passa com o som alto... A Korg é uma das empresas mais amadas e respeitadas em todo o mundo pela criação de diversos instrumentos e equipamentos dedicados à música eletrônica. Saiba mais sobre alguns deles clicando sobre o modelo de sua preferência:

NanoSeries 2

KaossPad Quad

Monotron

Monotribe

Últimas Notícias

  • 07/11/2020 - Conheça o XE20, o novo Piano Digital com acompanhamento da KORG
  • 29/05/2020 - KROSS2 - A Workstation de entrada com recursos profissionais!
  • 23/04/2020 - KORG i3 - Sua nova estação de trabalho!
  • 16/04/2020 - Novo KORG EK-50 L - Som Sem Limites!
  • 08/04/2020 - Novo Korg Pa1000-BR. O Pa1000 agora com timbres e ritmos brasileiros
  • 01/04/2020 - Piano Digital Korg LP-380: Qualidade, Estilo e Desempenho
  • 17/01/2020 - NAMM SHOW - Conheça os lançamentos da Korg para 2020!
  • 10/01/2020 - Disponível novo Sistema Operacional para o Grandstage - System Update v2.0
  • 19/05/2019 - A Korg no futuro da música
  • 17/05/2019 - Pa700BR - O TECLADO DOS SONS E RITMOS DO BRASIL.
  • + NOTÍCIAS...

    Mídias Sociais