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O clássico MS-20 recriado em tamanho mini! Um sintetizador analógico com o circuito original de 1978!

O sintetizador monof√īnico KORG¬ģ MS-20, originalmente introduzido em 1978, √© um instrumento cultuado at√© os dias de hoje, gra√ßas a seu som robusto e espesso, seu poderoso e ic√īnico circuito de filtro anal√≥gico, e suas vers√°teis op√ß√Ķes de encaminhamento de sinal. Mais de 300.000 pessoas puderam usufruir dos sons distintos do MS-20 original, do plug-in MS-20 para computador, ou do aplicativo iMS-20 para iOS.

Hoje, os sons do MS-20 renascem em hardware, como o MS-20 mini. Os mesmos engenheiros que desenvolveram o MS-20 original reproduziram perfeitamente seu circuito para se acomodar em um gabinete em 86% do tamanho original, mantendo ainda assim a aparência distinta do modelo original.

O MS-20 mini irá surpreender você com seu som de sintetizador analógico absolutamente autêntico.

Coment√°rios dos desenvolvedores
Cinq√ľenta anos se passaram desde a funda√ß√£o da KORG¬ģ, e novamente colocamos as m√£os em um sintetizador anal√≥gico. Tomamos cuidados especiais para reproduzir completamente as especifica√ß√Ķes originais do MS-20. O circuito anal√≥gico que desenhamos h√° 35 anos ainda proporciona o mesmo som inconfund√≠vel e poderoso, de ultra-graves a ultra-agudos.

Destaques:

  • Desenvolvido pelos mesmos engenheiros do MS-20 original, uma r√©plica completa do circuito anal√≥gico original;
    • Estrutura de 2 VCO / 2 VCA / 2 VCF / 2 RG / 1 LFO;
    • Filtros high-pass/low-pass auto-oscilantes, com distinta distor√ß√£o;
    • Processador de sinais externos (ESP);
    • Sistema de encaminhamento de sinal extremamente flex√≠vel;
  • MS-20 em miniatura, com 86% do tamanho original;
  • Conector MIDI IN e conector USB;
  • Replica cada detalhe do original, incluindo a embalagem e o manual de opera√ß√£o.

Uma réplica completa do circuito analógico original
O MS-20 mini replica detalhadamente o MS-20 original. Um time de desenvolvimento liderado pelos pr√≥prios engenheiros originais trabalhou para recriar o circuito original, e quando foi necess√°rio substituir uma parte, estes engenheiros tomaram as decis√Ķes baseando-se em audi√ß√Ķes cuidadosas, para reproduzir fielmente o som original. De fato, o MS-20 possui um som de certa forma mais brilhante e de extrema qualidade pois seu som √© o de um MS-20 original em condi√ß√£o de novo, no momento em que deixou a f√°brica, antes do desgaste dos componentes.

Estrutura de 2 VCO / 2 VCA / 2 VCF / 2 RG / 1 LFO
O MS-20 mini reproduz o distinto sistema de síntese do MS-20; dois osciladores com ring modulation e geradores de envelope com hold e delay. O VCA mantém o design básico do original, mas foi modificado para produzir menos ruído.

Filtros high-pass/low-pass auto-oscilantes, com distinta distorção
Uma das melhores caracter√≠sticas do MS-20 eram seu poderosos filtros, que proporcionavam resson√Ęncia em ambos os filtros low-pass e high-pass. Maximizando a resson√Ęncia, era poss√≠vel fazer o filtro auto-oscilar como um oscilador, produzindo uma modifica√ß√£o de timbre distinta e dram√°tica, aclamada como inimit√°vel, e usada posteriormente no monotron e no monotribe. O circuito de filtro foi modificado durante a vida do MS-20; o MS-20 mini usa o filtro mais antigo, que se mostrou superior devido ao seu som radical.

Processador de sinais externos (ESP)
O ESP (External Signal Processor) carrega o espírito do MS-20, permitindo usar a afinação ou o volume de uma fonte de áudio externa para controlar o sintetizador. Por exemplo, você pode inserir uma guitarra e usar o MS-20 mini como um sintetizador de guitarra, ou inserir um microfone e usá-lo como um sintetizador de voz.

Sistema de encaminhamento de sinal extremamente flexível
O sistema de encaminhamento de sinal proporcionado √† direita do painel permite criar sons complexos conectando cabos para modificar as conex√Ķes entre as diversas unidades de s√≠ntese. As possibilidades s√£o limitadas somente pela imagina√ß√£o do usu√°rio, diferentes combina√ß√Ķes de entrada/sa√≠da de modula√ß√£o e trigger, sample and hold, e noise generator podem produzir uma incr√≠vel variedade de sons. Fazendo as conex√Ķes de acordo com a carta de fluxo impressa no painel, at√© mesmo um iniciante pode come√ßar a tomar vantagem destas possibilidades imediatamente.

MS-20 em miniatura, com 86% do tamanho original
O conceito de design do MS-20 começou baseando-se na organização vertical de sintetizadores modulares maiores e mais caros de sua época, e então criando uma versão mais portátil, barata, e fácil de usar.

Para torn√°-lo ainda mais port√°til, o MS-20 foi encolhido para 86% de seu tamanho original. Apesar do tamanho reduzido, cuidados meticulosos foram tomados para reproduzir fielmente o design dos knobs e as impress√Ķes no painel. Os cabos de patch foram mudados de 1/4” para mini plugs, e o novo teclado √© tamb√©m reduzido em 86% do tamanho original.

Replicando cada detalhe do original
Nossos esforços para permanecermos fiéis ao original não foram limitados somente ao instrumento. Até mesmo a embalagem do MS-20 original, seu manual e sua carta de ajustes que explica como criar sons. Agora você pode experimentar o MS-20 assim como foi durante seu lançamento original em 1978.

Conector MIDI e conector USB
O MS-20 mini possui um conector MIDI IN para receber mensagens de notas, e um conector USB MIDI para transmitir e receber mensagens de notas. Voc√™ pode at√© mesmo conectar o MS-20 mini a seu computador e toc√°-lo a partir de um seq√ľenciador.

Especifica√ß√Ķes

<Seção de Controle>

Teclado:
C-C 37 notas (3 oitavas), mini teclado desenhado especificamente para o MS-20 mini.

Voltage Controlled Oscillator 1 (VCO 1):
Escala (32', 16', 8', 4') (6 oitavas, +cent, -cent)
Formas de onda (Triangle, Sawtooth, PW-Square, White Noise) (4 modos)
Ajuste de largura de pulso 1:1 - 1: infinity

Voltage Controlled Oscillator 2 (VCO 2):
Escala (16', 8', 4', 2') (6 oitavas, +cent, -cent)
Formas de onda (Sawtooth, Square, Pulse, Ring modulator) (4 modos)
Afina√ß√£o (¬Ī 1 octave)

VCO Master control: Master tune (¬Ī 100cent):
Portamento (max. 10sec)
Intensidade de modula√ß√£o de frequ√™ncia atrav√©s de  MG/T.EXT (-5V - +5V)
Intensidade de modula√ß√£o de frequ√™ncia atrav√©s de  EG1/EXT (-5V - 0V)

VCO Mixer:
VCO 1 Level
VCO 2 Level

Voltage Controlled High Pass Filter (VCF HPF):
Freq√ľ√™ncia de corte (50Hz - 15,000Hz)
Pico (flat - auto OSC)
Intensidade de modula√ß√£o de frequ√™ncia de corte atrav√©s de  MG/T.EXT (-5V - +5V)
Intensidade de modula√ß√£o de frequ√™ncia de corte atrav√©s de  EG2/EXT (-5V - +5V)

Voltage Controlled Low Pass Filter (VCF LPF):
Frequência de corte (50Hz - 15,000Hz)
Pico (flat - auto OSC)
Intensidade de modula√ß√£o de frequ√™ncia de corte atrav√©s de  MG/T.EXT (-5V - +5V)
Intensidade de modula√ß√£o de frequ√™ncia de corte atrav√©s de  EG2/EXT (-5V - +5V)

Envelope Generator 1:
Delay time (10seg)
Attack time (10seg)
Release time (10seg)

Envelope Generator 2:
Hold time (20seg)
Attack time (10seg)
Decay time (10seg)
Sustain level (0V - 5V)
Release time (10seg)

Modulation Generator (LFO):
Formas de onda (Positive Sawtooth - Triangle - Negative Sawtooth, Wide Pulse - Square - Narrow Pulse)
Freq√ľ√™ncia (0.1Hz - 20Hz)

Controles manuais:
Control wheel (com click no centro)
Momentary switch -->GND

Chave de Energia e Volume:
Volume
Indicadores:
LED (KBD trigger, Modulation Generator rate, Power ON )

< External Signal Processor >

Seção de Controle:
Input signal level
Low cut frequency (50Hz - 2,500Hz)
High cut frequency (100Hz - 5,000Hz)
CV adjust
Threshold level

Entradas e Saídas:
Signal In
Amplifier Out
Band pass filter Out
CV Out (0 - +8.4V)
ENV Out (0 - +5V)
Trig Out (+5V-->GND)

Indicador (LED):
Indicador Peak
Indicador Trigger

< Patch Panel >

Teclado:
Voltagem de saída de controle do teclado (Exponential) (0 - +8V)
Saída de trigger do teclado (+5V-->GND)
Entrada de voltagem de controle VCO-1 + VCO-2 (resposta linear)(0 - +8V)
Entrada de voltagem de controle VCO-2 (resposta linear) (0 - +8V)

VCO:
Entrada externa de controle de freq√ľ√™ncia VCO-1 + VCO-2 (OCT/V) (-5V - +5V)

VCF:
Entrada de sinal externo (3Vp-p max.)
Entrada de controle de freq√ľ√™ncia de corte para External High pass filter (2OCT/V) (-5V - +5V)
Entrada de controle de freq√ľ√™ncia de corte para  External Low pass filter (2OCT/V) (-5V - +5V)

VCO + VCF:
Entrada de modulação externa Total (T.EXT)(-5V - +5V)

VCA:
Entrada externa de controle de ganho inicial (0 - +5V)

EG:
Saída de sinal normal de EG 1 (-5V - 0V)
Sa√≠da de sinal invertido de  EG 1 (+5V - 0V)
Entrada de trigger de EG 1 + EG 2 (-->GND)
Entrada de trigger de EG 1 (-->GND)
Saída de sinal invertido de EG 2 (+5V - 0V)

MG:
Saída Triangle (Positive Sawtooth - Triangle - Negative Sawtooth) (5Vp-p)
Saída Rectangle (Wide Pulse - Square - Narrow Pulse)(0 - +5V)

Noise Generator:
Saída de ruído rosa (5Vp-p)
Saída de ruído branco (5Vp-p)

Sample and Hold:
Entrada de trigger Clock (-->GND)
Entrada de sinal Sample (5Vp-p max.)
Saída S/H (5Vp-p max.)

Modulation VCA:
Entrada de voltagem de controle (0 - +5V)
Entrada de sinal (-5V - +5V)
Saída de sinal (-5V - +5V)

Controles manuais:
Saída de Control wheel (-5V<--0V-->+5V)
Saída de Momentary switch (-->GND)

Saída de sinal:
Sa√≠da de sinal (mono 1/8" mini conector, 2Vp-p imped√Ęncia de sa√≠da 3.5k ?)

Fones de ouvido:
Saída para fones de ouvido (1/8" mini conector estéreo, 33 ? 48mW)

USB:
Tipo B, USB-MIDI Input/Output
* Somente mensagens de notas (velocity não é usado) podem ser transmitidas e recebidas.

MIDI:
MIDI Input
* Somente mensagens de notas (velocity não é usado) podem ser recebidas.

Consumo de energia:
9W

Fonte de energia:
DC9V

Dimens√Ķes:
493 √ó257 √ó208 mm

Peso:
4.8 kg

Acessórios:
Adaptador AC (9V/1.7A), Cabos de Patch x 10, Manual do proprietário em Português

*Especifica√ß√Ķes e apar√™ncia sujeitos a altera√ß√Ķes sem pr√©vio aviso para aprimoramento.

Vídeo de Apresentação