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De uma vez por todas

O ARP 2600 foi trazido de volta à vida em uma única série de produção limitada. Agora é sua oportunidade de possuir um dos mais procurados e cobiçados instrumentos da era dos sintetizadores vintage. Este lançamento de edição limitada inclui conexões MIDI em estilo USB e DIN e saídas de áudio em conectores XLR, além de um teclado duofônico ARP 3620 aprimorado com arpeggiador e sequenciador adicionados. Seu novo ARP 2600 chegará em um case rígido personalizado, completo com rodinhas.

O pacote completo
Mais que um sintetizador, o ARP 2600 é um estúdio de design de som completo. Mesmo hoje em dia, o ARP 2600 permanece como uma ponte entre os elementos individuais da síntese modular e o imediatismo de um instrumento de produção/performance. Incluídos estão diversos osciladores, geradores de envelope, filtro e amplificadores - todos os blocos constituintes da síntese analógica. Mas o ARP 2600 vai ainda mais além, com um tanque de reverberação de molas e até mesmo um par de falantes de monitoração. Também presente está grande parte da versatilidade de um sistema modular, incluindo ring modulation, lag e processadores de voltagem, um envelope follower, pré-amplificador de áudio, clockable switch, fonte de ruído, um módulo sample and hold, inversores de sinal, um mixer auxiliar e até mesmo um conjunto de conectores multi cabeados em paralelo.

Caminhos normalizados
Praticamente cada slider e chave nos painéis frontais do ARP 2600 é cabeado internamente para uma fonte de controle específica. Por exemplo, os controles do painel frontal permitem que a afinação de Oscillator 1 seja controlada através do teclado (chave On/Off), da saída do módulo Sample & Hold (slider), da forma do gerador de envelope ADSR (slider) e/ou através da saída de onda senoidal de Oscillator 2 (slider), cada um com quantidades variáveis. Estes caminhos de sinal pré-cabeados proporcionam massivas quantidades de controle imediato que fazem excelente uso do que o ARP 2600 pode oferecer, permitindo que o ARP 2600 seja tocado como está - sem a necessidade de cabeamento adicional. De forma modular verdadeira, inserir um cabo de patch em um conector associado com qualquer controle pré-cabeado sobrepõe e substitui a conexão interna, permitindo criar um novo caminho de sinal de sua escolha. Como uma ajuda de programação, os detalhados gráficos no painel mostram claramente os encaminhamentos de sinal disponíveis.

Precisão de Patch Bay
Diferente de sintetizadores modulares mais antigos que trabalhavam com conectores e cabos de patch de 6.3 mm (1/4"), o ARP 2600 usa conectores mais simplificados de 3.5 mm (1/8") que permitem que mais pontos de encaminhamento ocupem a mesma quantidade de espaço no painel, proporcionando mais opções e mais versatilidade. A maioria dos pontos de encaminhamento é arranjada em uma única fileira abaixo dos controles dos módulos de som individuais. Este arranjo mantém o painel principal limpo e desobstruído para que os controles possam ser usados facilmente durante uma performance. Além disso, estas conexões encaminháveis e os processadores integrados podem ser usados para interagirem com praticamente qualquer sistema modular ou Eurorack.

Teclado 3620
Sendo ainda fiel ao design original, a funcionalidade do teclado 3620 foi muito aprimorada para este lançamento limitado do ARP 2600. O teclado 3620 contém teclas de tamanho padrão, aftertouch, portamento e é também duofônico, permitindo que duas notas sejam tocadas de uma vez - Single Triggering ou Multi Triggering estão disponíveis. Além disso, o teclado duofônico pode usar um footswitch opcional para travar o intervalo entre duas notas, sem re-afinar os osciladores durante uma performance. Vibrato pode ser adicionado através de um circuito dedicado controlado por aftertouch, ou através do LFO (Low Frequency Oscillator) interno, usando qualquer uma das três formas de onda disponíveis. Mais notável é a adição de um flexível Arpeggiator que permite que um padrão musical definido pelo usuário seja sequenciado e reproduzido manualmente. Ainda presentes estão o knob Pitch Bend e a chave Two Octave Up/Two Octave Down Transpose originais. A conexão entre o teclado e a unidade principal agora usa um seguro cabo DIN de oito pinos.

Poderosa estação de processamento
O ARP 2600 revela sua natureza modular através de sua exclusiva variedade de módulos valiosos, exóticos e individualmente encaminháveis. Para começar, há um conjunto de conectores Multiple conectados em paralelo que aumenta as possibilidades de encaminhamento de sinal - permitindo que o mesmo sinal de controle seja enviado para múltiplas localidades, por exemplo. Três Voltage Processors independentes proporcionam voltagem de controle escalável, ou podem agir como atenuadores para qualquer sinal de controle. Use o Lag Generator para atrasar o início de um sinal de controle. O Noise Generator é configurável para proporcionar ruído Branco, Rosa ou de Baixa Frequência, com todas as variáveis entre estas opções. Uma série de três Inverters pode inverter a polaridade de qualquer sinal. Electronic Switch pode ser sincronizada com o clock interno ou com qualquer sinal de clock externo, assim como a razão de Sample & Hold. Mais importante, o ARP 2600 inclui um Preamp dedicado e um Envelope Follower para processamento e controle através de um sinal de áudio externo.

Os Osciladores
Os Voltage Controlled Oscillators (VCOs) do ARP 2600 são extremamente estáveis em respeito a sua afinação. Todos os três osciladores oferecem sliders para controle de Initial Tuning e Fine Tuning e cada oscilador pode ser designado como LFO (Low Frequency Oscillator) para modulação ou como oscilador de geração de áudio. Cada oscilador pode gerar múltiplas formas de onda simultaneamente. Ondas disponíveis incluem Sawtooth, Square, Triangle, Sine e Pulse. As ondas Pulse de Oscillator 2 e Oscillator 3 incluem um controle manual de Pulse Width, e Pulse Width Modulation (PWM) está disponível em Oscillator 2. Um oscilador de áudio pode ser usado para modular a frequência de outro oscilador de áudio para criação de efeitos em estilo FM analógicos.

O Filtro
O ARP 2600 é equipado com um Voltage Controlled Filter (VCF) do tipo 4-pole, oferecendo uma curva de roll-off de -24 dB por oitava. Assim como os osciladores, o filtro do ARP 2600 também oferece um slider Fine Tuning. A adição de Fine Tuning permite controle preciso e útil da afinação do filtro com auto-ressonância. O estágio de mixer de entrada do VCF inclui sliders para cada Oscillator, Noise Generator e saída do Ring Modulator. Durante seu tempo de produção, o ARP 2600 passou através de algumas modificações; algumas meramente cosméticas e algumas mais cruciais para o som. A chave Filter Type seleciona entre duas respostas de filtro, uma mais próxima dos modelos mais antigos e a outra de modelos ARP 2600 mais recentes.

Os Geradores de Envelope
Dois Envelope Transient Generators (EGs) estão disponíveis no ARP 2600. O primeiro é um gerador de envelope completo de quatro estágios - Attack, Decay, Sustain, Release. O segundo oferece somente estágios variáveis de Attack e Release. A tecla Manual Start permite que os Envelopes sejam disparados a qualquer momento, sem o uso do teclado. O módulo Envelope também proporciona saídas Gate e Trigger - ideais para encaminhamento para outro sistema analógico modular ou Eurorack.

O Amplificador
Para produzir o sinal de saída de áudio, o ARP 2600 usa um Voltage Controlled Amplifier (VCA) para ajustar a saída para um nível adequado. O Amplifier apresenta entradas de controle Linear e Exponential e o ajuste Initial Gain proporciona saída contínua em seu ajuste mais alto.

Final de Transmissão
Após o VCA, o sinal de áudio do ARP 2600 passa através de uma seção Stereo MIxer, um tanque de Spring Reverb e então é encaminhado para as saídas principais, para o conector de fones de ouvido e para os falantes Left e Right internos.

Conecte e toque
O ARP 2600 é equipado com duas saídas XLR de baixa impedância (Left e Right) para conexão direta com consoles de mixagem e sistemas de som - sem a necessidade de unidades de Direct Box ou transformadores de sinal. Uma saída para fones de ouvido também está disponível. Mensagens MIDI são transmitidas e recebidas através de conectores convencionais em estilo DIN (IN, OUT e THRU) e também através de USB. Três conectores para footswitches (footswitches comercializados separadamente) no teclado 3620 proporcionam controle de performance com as mãos livres sobre Portamento (On/Off ou Momentâneo) e Interval Latch. O painel frontal oferece uma entrada Preamp para processamento de outras fontes de áudio.

Marco Zero da Era dos Sintetizadores
Seria impossível enfatizar a importância do sintetizador ARP 2600 original. O ARP 2600 teve seu lançamento original no final de 1970, aparecendo na convenção Audio Engineering Society ao lado de dois outros sintetizadores agora clássicos. Um destes novos fabricantes exemplificou o salto da experimentação modular para a tocabilidade em performance; o outro apresentou uma nova aproximação em direção da presença de um estúdio eletrônico compacto e flexível. Mas o ARP 2600 permaneceu sozinho, retendo toda a versatilidade de um massivo sistema modular em um sintetizador moderno, portátil e com tocabilidade sem precedentes. No decorrer da década seguinte, as vendas do ARP 2600 continuaram a crescer e a ARP tornou-se a maior empresa fabricante de sintetizadores da América ? e provavelmente do mundo.

O ARP 2600 obteve suporte de todas as fontes. O design unificado de Alan R. Pearlman e Denis Colin tornou o instrumento ideal para uso acadêmico e, claro, para toda uma nova onda de entusiastas de sintetizadores. O ARP 2600 foi o instrumento de aprendizado de todos. Músicos profissionais de todos os gêneros musicais migraram para o ARP 2600 por conta de seus sons incríveis e seu esquema eficaz e prazeroso de manipulação e controle. O artista de design de som Ben Burtt usou o ARP 2600 para dar voz ao adorável andróide R2-D2 de Star Wars. Dave Smith e John Bowen trabalharam para criar o Sequential Model 700 como uma maneira de adicionar alguma programabilidade para o ARP 2600. Até mesmo Tom Oberheim ficou tão impressionado que se tornou um dos primeiros representantes de vendas da ARP. Nas décadas seguintes, o ARP 2600 permaneceu como um dos mais procurados e desejados instrumentos da era dos sintetizadores vintage, atingindo o patamar mais reverenciado entre músicos, produtores e designers de som.

Os sintetizadores modulares daquela época lembram muito os sistemas Eurorack atuais, consistindo em um gabinete com fonte de energia abrigando uma seleção de módulos de sintetizador conectados através de cabos de encaminhamento. Enquanto outros fabricantes estavam desperdiçando tempo na criação de instrumentos simplificados para os músicos novatos, o ARP 2600 oferecia todos os elementos necessários para a criação de um completo estúdio de design de som profissional.

Especificações

ARP 2600 FS

Extensão de Temperatura de Operação: 0 ? +40 °C (sem condensação)

Polifonia Máxima: 2 vozes para operação duofônica; normalmente monofônico

VCO-1 (Voltage Controlled Oscilator 1)
Formas de Onda: Sawtooth, Square
Extensão de Frequência:
Aprox. 0.03 Hz ? 30 Hz (Modo Low Freq)
Aprox. 10 Hz - 10 kHz (Modo Audio)
Resposta de Controle de Voltagem: 1 V/Oitava.

VCO-2 (Voltage Controlled Oscilator 2)
Formas de Onda: Sawtooth, Pulse (Dynamic Pulse), Triangle, Sine
Extensão de Frequência:
Aprox. 0.03 Hz ? 30 Hz (Modo Low Freq)
Aprox. 10 Hz ? 10 kHz (Modo Audio)
Largura de Pulso: 10% ? 90%
Resposta de Controle de Voltagem: 1 V/Oitava.

VCO-3 (Voltage Controlled Oscilator 3)
Formas de Onda: Sawtooth, Pulse (Dynamic Pulse)
Extensão de Frequência:
Aprox. 0.03 Hz - 30 Hz (Modo Low Freq)
Aprox. 10 Hz - 10 kHz (Modo Audio)
Largura de Pulso: 10% ? 90%
Resposta de Controle de Voltagem: 1 V/Oitava.

VCF (Voltage Controlled Filter)
Tipo: Low-Pass (TYPE I: 24 dB/Oitava antigo, TYPE II: 24 dB/Oitava mais recente)
Extensão de Frequência: Aprox. 10 Hz ? 10 kHz
Ressonância: 1/2 - auto-oscilação

VCA (Voltage Controlled Amplifier)
Voltagem de Controle:
Tipo AR (conectado internamente)
Tipo ADSR (conectado internamente)
Noise Generator: Tipos de espectro de ruído (branco e rosa)

RING MODULATOR
Tipo: Analog Multiplier
Sinal de Entrada (conectado internamente): VCO-1 onda Sawtooth, VCO-2 onda Sine

SAMPLE & HOLD
Sinal Amostrado: Noise (conectado internamente)

CONECTORES DE SAÍDA DE ÁUDIO
Painel Frontal (conectores LEFT, RIGHT OUTPUT)
Conector: ?3.5 mm, mono
Nível Máximo de Saída: +9 dBu @ carga de 10 k?
Impedância de Saída: 1.2 k?

Painel Lateral Direito
Conectores: XLR x 2
Nível Máximo de Saída: +4 dBu @ carga de 600?
Impedância de Saída: 1.2 k?

CONECTOR DE FONES DE OUVIDO
Conector: ?6.3 mm, estéreo
Nível Máximo de Saída: 50 mW + 50 mW @ carga de 33?
Impedância de Saída: 20?

CONECTOR DE ENTRADA DE ÁUDIO EXTERNO (ENTRADA DE PRÉ-AMPLIFICADOR)
Conector: ?3.5 mm, mono
Nível Máximo de Entrada: ?10 dBu
Impedância de Entrada: 100 k?
Conectores MIDI: IN, OUT, THRU (DIN)
Porta USB: Tipo B

ARP 3620 (Unidade de Teclado)

Teclado: 49-notas (com Aftertouch, sem sensibilidade a Velocity)

Voltagem de Saída CV:
VOZ SUPERIOR ?3 V ? +10 V, 1 V/Oitava.
VOZ INFERIOR ?3 V ? +7 V, 1 V/Oitava.

Voltagem de Saída de LFO:
TRIANGLE ±5 V, 10 Vp-p
SQUARE WAVE +10 V, 10 Vp-p
DELAYED SINE WAVE ±3 V, 6 Vp-p

Voltagem de Entrada EXTERNAL VIBRATO: Máx. ±10 V
Slider VIBRATO DEPTH: Máx. 1 oitava
Slider VIBRATO DELAY: 0 ? 2.5 seg
Slider LFO SPEED: Aprox. 0.25 ? 25 Hz
Controle PITCH BEND: ±1 oitava
Chave TRANSPOSE: ±2 oitavas
Slider PORTAMENTO SPEED: Velocidade Máxima: cerca de 0.25 mseg/oitava
Velocidade Máxima: cerca de 0.5 seg/oitava
Footswitch PORTAMENTO: Pedal Switch KORG PS-1/PS-3
Footswitch INTERVAL: Pedal Switch KORG PS-1/PS-3
GATE output voltage (on ARP 2600 FS panel): 0 V at all keys up, +10 V at key on

Voltagem de Saída TRIGGER (no painel ARP 2600 FS): Onda pulse de +10 V, 0.5 ms no momento em que uma tecla é pressionada

Arpeggiador: OFF, AUTO, UP, DOWN, UP&DOWN, RANDOM, SEQ PLAY

Geral
Fonte de Energia: terminal de fonte de energia AC
Consumo de Energia: 30 W

Dimensões, Peso:
ARP 2600 FS: 836 x 232 x 509 mm, 19.3 kg
ARP 3620: 914 x 274 x 158 mm, 11.3 kg

Itens Incluídos: Case rígido para transporte, rodinhas (4), cabo de energia AC, cabo DIN de 8-pinos, mini-cabo tipo fone, manual do proprietário, manual original em inglês (réplica)

Acessórios (comercializados separadamente): Pedal Switch KORG PS-1/PS-3

* Todos os nomes de produtos e especificações são marcas registradas de seus respectivos detentores.
* Aparência e especificações sujeitas a modificações sem prévio aviso.

Vídeos do ARP2600-FS

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