D1600

O D1600 DA KORG TORNA MAIS ACESSÍVEL A COMPRA DE UM GRAVADOR DIGITAL DE 16 PISTAS QUE OFERECE TODOS OS RECURSOS DE GRAVAÇÃO, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO FINAL EM CD NUM MESMO EQUIPAMENTO: TUDO-EM-UM COM QUALIDADE DE ÁUDIO PROFISSIONAL.

SOM DE ALTA QUALIDADE
Gravação/reprodução não comprimida é a razão pela qual os gravadores digitais da KORG são aclamados mundialmente pela sua qualidade superior de áudio. O sistema PASE da KORG - Pure Audio Sound Engine - proporciona gravação não comprimida que vai além da qualidade de CD*, com uma ampla faixa dinâmica que captura todo detalhe sonoro.
*O D1600 permite a gravação simultânea de 8 pistas e reprodução simultânea de 16 pistas no formato 16 bit, ou a gravação simultânea de 4 pistas e reprodução simultânea de 8 pistas no formato 24 bit.

GRAVADOR DE 16 PISTAS COM PISTAS VIRTUAIS
Para cada uma das 16 pistas do D1600 existem 8 pistas virtuais, permitindo que você utilize literalmente 128 pistas para cada música (16 x 8 pistas virtuais). Essas pistas podem ser usadas da maneira que você escolher, como gravar diversas versões de um solo de guitarra ou então para gravar várias tomadas de um vocal sem comprometer a quantidade de canais utilizados. Especificando pistas virtuais como destino de gravação, você pode reduzir todas as 16 pistas já gravadas em 2 pistas sem comprometer ou perder nenhuma informação. Você pode criar diferentes mixagens e no final de tudo escolher a melhor versão, cada uma contendo solos e vocais diferentes.
O D1600 inclui uma variedade de funções que facilita o processo de gravação. Por exemplo, a função Trigger Recording inicia automaticamente o processo de gravação ao receber um sinal de áudio. Você também pode usar um pedal PS-1 opcional para iniciar/parar a gravação com o pé.

GRAVAÇÃO NÃO DESTRUTIVA E EDIÇÃO SOFISTICADA
Considerando que o D1600 é totalmente digital, copiar, colar ou recortar frases é extremamente fácil, bastando especificar o início e o fim do trecho, e para onde ele vai ser colado, copiado ou se vai ser apagado. As funções Undo e Redo fornecem até 99 níveis de reverter operações executadas, permitindo comparar edições ou mesmo arranjar as idéias. Adicionalmente, você pode escolher entre 1, 8 ou 99 níveis de Undo para otimizar e tornar mais eficiente o uso do espaço no hard disk. Você pode também programar até quatro Locate Points e 100 Mark Points (com nomes) por música, facilitando o acesso de partes da música para aumentar e simplificar a reprodução e edição. A função Time Expansion/Compression torna possível mudar o tempo da pista gravada sem alterar a afinação, ideal para ajustar o tempo de locuções ou frases de solos, mesmo depois de já terem sido gravada. Os comandos Normalize e Fade também se encontram disponíveis.

CRIE SEUS CDs SEM O AUXÍLIO DE EQUIPAMENTOS EXTERNOS
O D1600 já vem de fábrica equipado com CD-R/RW*, permitindo que você grave o áudio de suas músicas diretamente para um CD. Serve também para fazer back-up (cópia de segurança) das informações, ou mesmo para gravar/reproduzir o áudio de CDs de música**.
*CDRW-2 - versão para o Brasil - não pode ser vendido separadamente.
**O usuário deve observar as leis de direitos autorais quando for utilizar música ou trecho musical de terceiros.

MAIS ESPAÇO NO HARD DISK
O D1600 inclui um hard disk* interno de 20 Gbyte, fornecendo espaço suficiente para a gravação de até 62 horas contínuas em uma pista.
*HDD 20G 3.5 polegadas - versão para o Brasil - não pode ser vendido separadamente.

MIXER DIGITAL COM COVERSORES A/D E D/A DE ALTA PERFORMANCE
O D1600 apresenta um mixer digital de 24 canais, 8 bus, e faders de 60mm que permitem ajustes precisos. A função Pairing permite que canais adjacentes sejam usados como par estéreo, permitindo até 8 canais mono e 4 canais estéreo. Uma grande variedade de equipamentos e fontes de áudio podem ser conectados diretamente ao D1600, cobrindo de microfones até níveis de +16 dBu. Para casar com a alta qualidade do processamento digital, todas as entradas analógicas utilizam pré-amplificação balanceada de alta performance. Quatro conectores XLR com phantom power de +48V estão disponíveis, permitindo que microfones condensadores possam ser conectados diretamente no D1600. Todas as outras entradas tipo fone utilizam conectores TRS balanceados e o D1600 possui também uma entrada com pré-amplificação dedicada para guitarra.

EQUALIZAÇÃO SÉRIA
Cada entrada analógica e cada canal do mixer do D1600 possui equalização digital shelving nos agudos e graves, e médios com varredura entre 100 Hz - 20 kHz (sweep). Você pode ficar descansado no que diz respeito a problemas que ocorrem em outros gravadores multi-pista e mixers analógicos. Graças aos equalizadores separados para as entradas e para o mixer, no D1600 os ajustes para gravação permanecem distintos dos ajustes utilizados para reprodução.

AUTOMAÇÃO
Ajustes de volume, pan e efeitos podem ser armazenados em até 100 Scenes (cenas) por música, que posteriormente são chamados automaticamente na reprodução da música. O D1600 pode transmitir via MIDI as informações do mixer, como movimentos do fader e panorâmico, permitindo automação MIDI através de equipamentos externos como seqüenciador, teclado ou computador.

SEÇÃO DE EFEITOS ALTAMENTE VERSÁTIL
A seção de efeitos do D1600 consiste em múltiplas unidades de efeitos: até 8 efeitos de inserção podem ser usados nas entradas/saídas mono ou estéreo, mais dois tipos de efeitos máster utilizados pelas mandadas (send) de cada canal, e um efeito final aplicado à saída máster.
Muitos desses efeitos apresentam a exclusiva tecnologia REMS (Resonant Structure and Electronic Circuit Modeling System), uma tecnologia de modelagem de propriedade da KORG. Estes efeitos incluem a reprodução da sonoridade de vários amplificadores clássicos para guitarras e uma incrivelmente acurada simulação das características de caríssimos microfones para gravação. Cada programa de efeitos é criado utilizando um dos 98 algoritmos diferentes, num total de 192 presets (128 insert, 32 master, 32 final). Os programas de efeitos podem ser editados e armazenados em até 192 memórias do usuário. Pedais de expressão, como os opcionais EXP-2 e XVP-10, podem controlar efeitos de inserção em tempo real como Wah e Rotary Speaker.

SINCRONIZAÇÃO E ENTRADA/SAÍDA DIGITAL
O D1600 permite que você entre com diversos valores numéricos de tempo para criar um Mapa de Tempo personalizado, ou use as funções Tap Tempo ou MIDI Clock para gravar as informações de tempo. MTC (MIDI Time Code) pode ser recebido para sincronização e MMC (MIDI Machine Control) pode ser transmitido para controlar equipamentos MMC externos, permitindo que você sincronize um par de D1600 para criar um sistema de 32 pistas. Usando um patch bay MIDI você pode conectar três ou mais unidades. Para incrementar a conectividade, o D1600 possui entrada/saída digital ótica S/P DIF de 24 bit, conexão SCSI e saída Auxiliar. A entrada digital S/P DIF possui um conversor interno de taxa de amostragem que converte e grava automaticamente fontes de áudio digital de 48 kHz ou 32 kHz. O áudio digital de uma fonte externa como CD, DAT ou MD, pode ser gravado digitalmente com a entrada S/P DIF. A saída digital S/P DIF permite enviar suas mixagens diretamente para um DAT ou MD. A conexão SCSI do D1600 pode ser usada para conectar vários tipos de mídia fixa ou removível para gravar, reproduzir ou ainda para fazer backup (cópia de segurança).

A CONVENIÊNCIA DE ALGUMAS FUNÇÕES EXTRAS
· O D1600 possui internamente um afinador cromático automático que além de afinar guitarras e baixos, pode ser usado para checar a afinação de uma pista que está sendo reproduzida.
· Em adição aos 96 tipos diferentes de sons de metrônomo, o D1600 inclui 215 tipos de padrões rítmicos, cobrindo uma ampla faixa de estilos musicais que servem de guia para as gravações, podendo também ser gravados numa pista.
· A função Auto Save assegura o armazenamento automático no hard disk da música que você está gravando, mesmo quando você muda de música ou no caso do aparelho ser desligado, protegendo assim sua valiosa gravação.
· A função Program Playback permite ouvir as músicas na ordem desejada, ideal para definir como vai ficar o seu álbum.

FÁCIL UTILIZAÇÃO DE DADOS EXTERNOS
Arquivos WAV de um CD (ISO 9660 Nível 1) ou formato DOS (FAT16) podem ser importados para dentro do D1600 através de equipamentos externos conectados via SCSI. Além disso, dados de áudio podem ser exportados para um drive externo SCSI (formato DOS), facilitando a troca de dados via seqüenciadores de áudio baseados em computadores, ou para distribuir música via Internet. Dados dos gravadores D8 e D16 da KORG podem ser carregados no D1600 via drive externo SCSI.

FACILIDADE DE EDIÇÃO COM A INTERFACE TouchView™
O D1600 possui um visor gráfico luminoso de 240 x 64 pontos TouchViewTM, que opera através do toque direto na tela para selecionar o parâmetro desejado. Este sistema faz grande sucesso nas workstations TRINITY e TRITON, e permite a visualização gráfica das formas de onda gravadas para uma edição rápida e intuitiva. Adicionalmente são oferecidos 4 cursores no painel do D1600 para auxiliar e facilitar os ajustes.

A MELHOR PERFORMANCE PELO MELHOR PREÇO
O objetivo da KORG foi lançar um equipamento que atendesse a padrões de áudio profissional com um custo/benefício avassalador para sua categoria, sem comprometer a qualidade. O D1600 possui um design profissional com muitas características só encontradas em produtos top de linha que custam uma fortuna. O D1600 exagera naquilo que você necessita, e enxuga onde o seu bolso precisa, evitando que você pague por recursos que pouco vai utilizar.
Nada que é essencial é opção no D1600. Ele vem de fábrica pronto para entrar na estrada desde a gravação até a queima do CD.

ESPECIFICAÇÕES D1600

SEÇÃO DE GRAVAÇÃO:

Tracks (pistas):
128 pistas (incluindo pistas virtuais),
16 pistas simultâneas para playback (execução),
8 pistas simultâneas para gravação @16bit,
8 pistas simultâneas para playback,
4 pistas simultâneas para gravação @24bit

Formato de Gravação: 24bit/16bit sem compressão, 44.1 kHz

Capacidade Máxima de Gravação: Máximo de 62 horas (1 pista/formato 16 bit) ou máximo de 31 horas (1 pista/formato 24 bit)

Capacidade Máxima de Armazenamento:
Interna + 1.000 Gbyte x 7 drives

Songs: Máximo de 100 músicas por drive

Pontos de Locate: 4 pontos por música

Pontos de Mark: 100 pontos por música que podem ser nomeados

Metrônomo/Padrões Rítmicos: 96/215 padrões (geração de som PCM)

Sincronização MIDI: Transmitida (MTC, MIDI Clock), Recebida (MMC), Tempo Map (200 eventos por música), Sync Track (1 track por música), Tempo Rec

Funcionalidade MIDI: Controle do Mixer, controle do efeito, recepção/transmissão MMC, recepção/transmissão MTC, transmissão MIDI Clock, saída/entrada MIDI

Funcionalidade do CD-R/RW:
Criação de CD de áudio, back-up/restauração, importação de dados WAV (ISSO 9660)

Funcionalidade SCSI: Gravação/reprodução/cópia de musica, criação de CD de áudio, back-up/restauração, impotação de dados (FAT 16, ISSO 9660), exportação de dados WAV (FAT 16)

Edição: Track (Copy, Insert, Erase, Delete, Swap, Reverse, Optimize, Time Expansion/Compression, Fade, Normalize, Optmize (tracks - pistas - podem ser copiados entre músicas diferentes)

Edição da Song (Música): Copy, Move, Delete, Rename, Protect

Formato do Counter/Locate: Min/Seg/mSeg, Meas/Beat/Tick, Min/Seg/Frame (somente 30 NDF)

SEÇÃO DO MIXER:

Estrutura: 24 canais, 8 Bus, 1 AUX, 1 MASTER

Processamento de Sinal: 32 bit, 44.1 kHz

Equalizador: Agudos (f: 10kHz, G: ±15dB), Médios (f: 100Hz-20kHz, G: ±15dB), Graves (f: 100Hz, G: ±15dB)

Memória de Cenas: 100 cenas por música

SEÇÃO MULTI-EFEITO:

Estrutura: Insert x 8 (max), Master x 2 (max), Final x 1

Processamento de Sinal: 44 bit 44.1 kHz

Programas: Insert (128 preset, 128 do usuário), Master (32 preset, 32 do usuário), Final (32 preset, 32 do usuário)

Algoritmos: 98 tipos

Efeitos: 106 tipos

GERAL:

Visor: 240 x 64 pontos, LCD luminoso, TouchViewTM

Alimentação: AC9V (117 Volts / 60 Hz)

Consumo de Energia: 38 Watts

Dimensões: 510mm (comprimento) x 363mm (largura) x 138mm (altura)

Peso: 7,8kg

ESPECIFICAÇÕES DE ÁUDIO:

Resposta de Frequência: 10Hz - 20 kHz ± 1 dB @+4dBu, Impedância de Entrada: 10k-ohm

S/R: 96 dB (típico) @IHF-A

Faixa Dinâmica: 96 dB (típico) @IHF-A

THD+N: 0,02% (padrão), 20Hz - 20 kHz @+16dBu, Impedância de Entrada: 10k-ohm

Conversão A/D: 24 bit linear, 64 vezes oversampling

Conversão D/A: 24 bit linear, 128 vezes oversampling

Freqüência de Amostragem: 44.1 kHz

ENTRADAS 1,2,3,4:

Conector: Tipo XLR-3-31 com chave de Phantom Power de +48V, 1/4" TRS (balanceado)

Impedância de Entrada: 10k-ohm

Nível Nominal: -60 dBu @TRIM=max., +4 dBu @TRIM=min.

Nível Máximo: -48 dBu @TRIM=max., +16 dBu @TRIM=min.

Impedância da Fonte de Áudio: 600 ohm

ENTRADAS 5,6,7,8:

Conector: 1/4" TRS (balanceado)

Impedância de Entrada: 10k-ohm

Nível Nominal: -60 dBu @TRIM=max., +4 dBu @TRIM=min.

Nível Máximo: -48 dBu @TRIM=max., +16 dBu @TRIM=min.

Impedância da Fonte de Áudio: 600 ohm

ENTRADA PARA GUITARRA:

Conector: 1/4" (não balanceado)

Impedância de Entrada: 1M-ohm

Nível Nominal: -60 dBu @TRIM=max., +4 dBu @TRIM=min.

Nível Máximo: -48 dBu @TRIM=max., +16 dBu @TRIM=min.

Impedância da Fonte de Áudio: 600 ohm

SAÍDAS MASTER L/R:

Conector: 1/4" (não balanceado)

Impedância de Saída: 150 ohm

Nível Nominal: -10 dBu

Nível Máximo: +2 dBu

Impedância Mínima: 10 k-ohm ou maior

SAÍDAS PARA MONITOR:

Conector: 1/4" (não balanceado)

Impedância de Saída: 150 ohm ou mais

Nível Nominal: -10 dBu

Nível Máximo: +2 dBu

Impedância Mínima: 10 k-ohm ou maior

SAÍDA AUXILIAR:

Conector: 1/4" (não balanceado)

Impedância de Saída: 150 ohm

Nível Nominal: -10 dBu

Nível Máximo: +2 dBu

Impedância Mínima: 10 k-ohm ou maior

SAÍDA PARA FONES DE OUVIDO:

Conector: 1/4" (não balanceado)

Impedância de saída: 100 ohm

Nível Máximo: 50 mW @32 ohm

ENTRADA/SAÍDA DIGITAL S/P DIF:

Conector: Ótico

Formato: 24 bit S/P DIF (IEC60958, EIAJ CP-1201)

SCSI

Conector: D-sub half pitch 50 pinos

Formato: Compatível com SCSI-2

FOOT SWITCH:

Conector: 1/4" (use o pedal opcional PS-1)

PEDAL DE EXPRESSÃO:

Conector: 1/4" (use o pedal opcional XVP-10 ou EXP-2)

ACESSÓRIOS: Cabo de Força, Manual em Português, CD de back-up com as músicas de demonstração

Todas as especificações estão sujeitas a alteração sem aviso prévio.