D3200

D3200 – ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO DIGITAL

UM ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO DE PRIMEIRA CLASSE.


A renomada série D de estúdios de gravação digital da KORG dá as boas vindas ao seu novo integrante: o D3200! É o primeiro de sua classe a fornecer até 32 pistas de reprodução simultânea e até 12 pistas de gravação simultânea, que suportam projetos com alto número de canais – como uma gravação ao vivo. A poderosa seção de mixagem inclui 44 canais de entrada além de um grande número de efeitos de alta qualidade, que empregam a renomada tecnologia "REMS" de modelagem da KORG. O recurso Session Drums™, completamente novo e interativo, permite criar com facilidade uma trilha natural de bateria para toda a música, bastando girar alguns botões. Ao colocar a poderosa funcionalidade de estúdio em um equipamento portátil, o intuitivo D3200 é a escolha ideal quando se deseja criar gravações sofisticadas e de alta qualidade com baixo orçamento.

PRINCIPAIS RECURSOS 
• O D3200 da KORG é o primeiro estúdio de gravação digital de 32 pistas projetado para fornecer qualidade profissional a um preço acessível.
• Novidade com o recurso Session Drums™, que trabalha em conjunto com nosso exclusivo Knob Matrix, permitindo criar intuitivamente trilhas de bateria que soam natural.
• O sistema de gravação permite gravação/reprodução sem compressão em 24 ou 16-bits, com taxa de amostragem de 48 ou 44.1 KHz, e com processamento interno de até 69-bits.
• Grave até 272 trilhas (incluindo 8 trilhas virtuais por trilha), todas com sofisticada funcionalidade de edição digital.
• Grave até doze trilhas simultaneamente, usando 12 entradas balanceadas de 1/4” – 8 das quais também são equipadas com entradas XLR e Phantom Power individual. Uma entrada especial para guitarra também é disponível.
• O poderoso e flexível mixer de 12 bus e 44 canais de entrada oferece equalizador EQ de 4-bandas nos canais de 1 a 24, além de um equalizador EQ Master de 4-bandas.
• Mixagem automatizada permite gravar e reproduzir, entre outros eventos do mixer, movimentos de fader e de Pan. Além disso, 100 memórias de cena fornecem automação ainda mais detalhada. Parâmetros do mixer também podem ser controlados via MIDI.
• O Knob Matrix, o ClickPoint™, e as teclas de cursor permitem operação rápida e intuitiva. O visor LCD de alta resolução, com 320 x 240 pixels usa escala em tons de cinza com quatro níveis, e é iluminado para maior visibilidade, oferecendo uma tela de fácil entendimento.
• Um total de onze efeitos de alta qualidade podem ser usados simultaneamente como Inserts, Master, e Efeitos Finais, sendo facilmente controlados pelo Knob Matrix.
• Disco rígido interno de alta capacidade com 40 GB.
• Um gravador de CD-RW interno, e os recursos Master Track e Album CD Project permitem produzir um CD com muita facilidade.
• Conectividade via USB 2.0 permite uma troca de dados livre de problemas com seu software DAW baseado em computador. Use a partição do drive do PC no HD interno para compartilhar dados com seu computador.

SOM DE QUALIDADE PROFISSIONAL A UM PREÇO ACESSÍVEL
O Estúdio Portátil de Gravação Digital D3200 da KORG oferece gravação e reprodução sem compressão em 16 ou 24-bits, com amostragem de 44.1 ou 48 kHz. Quando se grava em 16-bits a 44.1 ou 48 kHz, até 32 pistas podem ser reproduzidas simultaneamente e até no máximo 16 pistas (*1) podem ser gravadas de uma vez, isso quando se usa as 12 entradas analógicas, mais entradas S/P DIF e as saídas do Session Drums™. Quando se grava em 24-bits a 44.1 ou 48 kHz, no máximo 16 pistas podem ser reproduzidas e um máximo de 12 pistas (*1) podem ser gravadas simultaneamente. Ao usarmos a vantagem das oito pistas virtuais fornecidas para cada pista, você pode gravar um total de até 272 pistas (*2). No modo de 24-bits, os dados digitais que passam através do fader e do EQ são gravados no HD interno como dados de 32-bits, garantindo qualidade de gravação e reprodução ainda mais apurada. Um HD de 40 GB é o padrão, permitindo aproximadamente 119 horas (*3) de gravação. O processador interno usa precisão de 64-bits (máximo de 69-bits), fornecendo alta qualidade de áudio com nível profissional.

COM O NOVO RECURSO INTERATIVO “SESSION DRUMS™”, SEU PRÓPRIO BATERISTA DE ESTÚDIO ESTARÁ SEMPRE DISPONÍVEL
Crie trilhas dinâmicas de bateria rápida e facilmente com o recurso totalmente novo Session Drums™ do D3200. Usando o exclusivo Knob Matrix da KORG, simplesmente gire os botões Group e Session para escolher o estilo geral da música, e use o botão Variation para selecionar um padrão apropriado para sua Song (música). Dê vida nova às suas trilhas de bateria usando os botões Shuffle e Humanize para produzir variações sutis no tempo, acentos, na levada, e no volume de cada toque da bateria e percussão. Até os próprios sons podem ser personalizados. Com o recurso Session Drums™, você pode criar e gravar suas trilhas originais de bateria – sem ter que gastar muito tempo programando. 

FERRAMENTAS SOFISTICADAS E VERSÁTEIS DE EDIÇÃO DE PISTA
Com um jogo abrangente de funções, você pode fazer edições avançadas e não-destrutivas em suas trilhas sem prejudicar a qualidade sonora. Além de Punch-in/out automático e manual, o D3200 oferece funções de edição como Copy, Erase, Reverse, Normalize e Fade. Funções sofisticadas de edição, como Expansão/Compressão de tempo, também estão disponíveis. Além disso, um recurso de redução de ruído “que aprende” remove ruídos de ambiente indesejados sem prejudicar o som original, melhorando ainda mais a qualidade da sua gravação. As ferramentas Undo/Redo permitem desfazer até dezesseis operações de gravação e edição anteriores, deixando você editar até estar satisfeito. Quatro pontos de Locate permitem editar trechos definidos da música.

SEÇÃO VERSÁTIL DE ENTRADA PARA ACOMODAR PRATICAMENTE QUALQUER SITUAÇÃO DE GRAVAÇÃO – INCLUSIVE AO VIVO
O D3200 pode gravar até doze pistas simultaneamente, e há entradas suficientes para essa tarefa. Uma dúzia de conectores balanceados de 1/4” somam-se a oito entradas especiais XLR, que possuem pré-amplificadores de alta qualidade e Phantom Power de +48V. Cada uma das oito fontes de Phantom Power pode ser ligada/desligada de modo independe, permitindo-lhe usar ao mesmo tempo seus microfones favoritos, tanto a condensador quando dinâmicos. Sentindo-se em casa no mundo digital, o D3200 também possui entradas e saídas óticas S/P DIF. Quando surgir “aquela” inspiração instantânea, uma entrada para guitarra permite gravar imediatamente, com um mínimo de preparação. O grande número de pistas que podem ser gravadas simultaneamente, e as muitas entradas do D3200, facilitam gravar toda a banda, ou mesmo baterias com microfones individuais para cada peça.

PODEROSA SEÇÃO DE MIXAGEM AUTOMATIZADA QUE OFERECE RECURSOS PROFISSIONAIS E MUITA FLEXIBILIDADE
mixer do D3200 fornece um total de 44 canais de entrada (32 canais de gravador e 12 canais do sub-mixer). Os canais de 1-24 são equipados com um versátil equalizador EQ de 4-bandas. Os canais 25-32 fornecem EQ de 2-bandas tipo Shelving, o mesmo para os 12 canais do sub-mixer. Para controle completo sobre o seu som, o Master Track possui um EQ separado de 4-bandas totalmente paramétrico. Os canais de gravação e de reprodução possuem equalizações separadas, o que previne o risco de aplicar ajustes duplos de EQ, como ocorre em alguns gravadores menores do mercado. Este mixer gravador profissional oferece um total de doze buses(incluindo duas mandadas de efeitos), dando-lhe flexibilidade para atender às necessidades de uma ampla gama de situações. Os ajustes de Fader, EQ, Pan, e Efeitos podem ser salvos como uma “cena”, e até 100 cenas podem ser salvas e recuperadas automaticamente da memória para cada Song. Completando a sofisticada automação, o recurso Dynamic Automation grava e reproduz movimentos individuais de Fader e Pan em tempo real, fornecendo a liberdade necessária para sua mixagem criativa. Os parâmetros do Mixer também podem ser controlados via MIDI.

DISPLAY GRÁFICO MELHORADO E INTERFACE TOTALMENTE NOVA PERMITEM NAVEGAÇÃO RÁPIDA E INTUITIVA
Lançado com a melhor relação custo/benefício em estúdios portáteis de gravação digital, o D3200 traz a facilidade de operação a um outro nível, oferecendo inovações como a exclusiva Knob Matrix™ e o ClickPoint™, exclusivos da KORG. O Knob Matrix™ fornece 16 botões de controle em tempo real, dispostos em um arranjo de 4 x 4 que podem ser usados simultaneamente para editar uma variedade de parâmetros, tais como o Session Drums™ ou os processadores de efeitos. Trata-se de uma interface com um “sabor” extremamente analógico, muito mais natural do que acessar um parâmetro e editar seu valor numérico. O ClickPoint™ de três eixos permite um controle manual muito mais imediato e satisfatório do que usar um mouse ou um track ball. O recurso ClickPoint™ também pode ser usado como um jog/shuttle ao navegar entre arquivos de áudio. As teclas de cursor e outras teclas do painel acessam vários atalhos de forma eficiente em vários modos. A tela de 320 x 240 pixels com quatro graduações de cinza usa ícones fáceis de compreender e fornece indicação visual das muitas funções do Knob Matrix™.

EFEITOS DE ALTA QUALIDADE FORNECEM RESULTADOS PROFISSIONAIS
Os múltiplos processadores de efeitos do D3200 usam processamento interno a 56-bits para fornecer a mais alta qualidade de áudio possível, e incluem muito da aclamada tecnologia “REMS” de modelagem de efeitos.No total, onze efeitos podem ser usados simultaneamente, sendo oito Efeitos de Inserção, dois efeitos Máster aplicados às mandadas Master de cada canal, e dois Efeitos Finais aplicados às saídas Master L/R. À sua disposição acham-se 128 programas de efeitos, criados a partir de 52 algoritmos diferentes que podem ser selecionados instantaneamente. Você ainda pode editar, criar e salvar seus próprios programas de efeitos nos 128 endereços de memória de usuário do D3200, ou nos 32 endereços de programas de efeitos de usuário para cada Song.

”ALBUM CD PROJECT” E O CD-RW INTERNO PARA FINALIZAR
O gravador de CD-RW embutido no D3200 pode ser usado para fazer backup e/ou restaurar músicas e dados do usuário, para importar arquivos WAV, ou para criar CDs de áudio finalizados. Ao criar um CD de áudio, você pode usar a função “Album CD Project” para criar com facilidade um CD pronto para a indústria, que especifica a ordem das músicas e até mesmo a duração do intervalo entre elas. O HD interno pode ser particionado, permitindo-lhe trabalhar em múltiplos projetos de álbuns ao mesmo tempo. O CD-RW também pode ser direcionado internamente para as entradas do mixer, e usado como um CD player.

USO DESCOMPLICADO COM O COMPUTADOR 
O D3200 aloca automaticamente parte de seu HD interno como um drive PC (USB). (*4) Esta área pode ser usada para importar/exportar dados WAV entre o D3200 e um programa DAW em computador via USB, e também pode ser usado para carregar dados de sistema do D3200. Os dados de usuário do D3200 transferidos para seu PC podem ser facilmente enviados por e-mail ou trocados através da Internet. A unidade é compatível com USB 2.0 de alta velocidade, o que permite a transferência livre de problemas mesmo de grandes quantidades de dados. Além disso, os back-up de dados criados (*5) por outros modelos KORG da série D também podem ser carregados. (*6) (D12, D16, D1200, D1600, D1200mkII, D1600mkII, D16XD, D32XD).

(*1) Ao gravar em 16-bits com amostragem de 44.1 ou 48 kHz, no máximo 16 pistas podem ser gravadas ao mesmo tempo usando 12 entradas analógicas, mais entradas S/P DIF e as saídas do Session Drums™. Ao gravar em 24-bits com amostragem de 44.1 ou 48 kHz, no máximo 16 trilhas podem ser reproduzidas e um máximo de 12 trilhas podem ser gravadas simultaneamente.
(*2) Disponíveis trinta e duas pistas além de uma Master Track estéreo para mixdown - cada uma com 8 pistas virtuais.
(*3) 16-bits, uma trilha.
(*4) FAT32 é compatível – podem ser feitas partições de 2, 4 ou 8 GB.
(*5) Dados de Song guardados como cópia de segurança (back-up) num CD (D12, D16, D1200, D1600, D1200mkII, D1600mkII, D32XD, D16XD) ou num PC (D1200, D1600, D1200mkII, D1600mkII, D32XD, D16XD).
(*6) Os seguintes dados podem ser carregados: dados de áudio, Song Name, ajustes de proteção da música - Song Protect, pontos de Locate (1--4), e marcações (1--99). Quando dados de back-up de um Song são carregados de um PC, os ajustes de Song Protect são ignorados. 

ESPECIFICAÇÕES do D3200:


<SEÇÃO DE GRAVAÇÃO>
Número de Tracks (Pistas):
272 pistas (incluindo pistas virtuais)
32 pistas simultâneas para reprodução @ 48 kHz / 44.1 kHz 16-bit
12 pistas simultâneas para gravação @ 48 kHz / 44.1 kHz 16-bit
16 pistas simultâneas @ 48 kHz / 44.1 kHz 16-bit quando usando 12 entradas analógicas, S/P DIF e Session Drums™
16 pistas simultâneas para reprodução @ 48 kHz / 44.1 kHz 24-bit
12 pistas simultâneas para gravação @ 48 kHz / 44.1 kHz 24-bit

Formato de Gravação:
24/16-bit sem compressão - 44.1 kHz / 48 kHz

Capacidade Máxima de Gravação:
Máximo de 119 horas em gravação de 16-bit / 44.1 kHz
(uma pista, quando o HD de 40 GB é usado)

Songs (músicas):
Máximo de 100 músicas por drive 

Pontos de Locate:
4 pontos por música 

Pontos de Mark:
100 pontos por música (que podem ser nomeados)

Metrônomo / Padrões Rítmicos:
660

Funções MMC:
Transmitido e Recebido

Funções do CD-R/RW:
CD-R/RW interno, CD de áudio (Track at Once, Disc at Once)
Backup / restauração, Importação de dados no formato WAV (ISO 9660)
System Load (carregamento do sistema)

Funções da USB:
Backup / restauração, arquivos de áudio (formato WAV)
Importação / exportação (FAT 16 / 32)
System Load (carregamento do sistema); compatível USB 2.0 

Capacidade do Drive do PC (USB):

2 / 4 / 8 GB

Edição da Pista (Track Editing):
Copy (Overwrite / Insert), Erase, Delete, Swap, Reverse, Optmize, Expansion / Compression, Fade, Normalize, Erase Punch Noise, Erase Silence, Noise Reduction 

Edição da Música (Song Editing):
Copy, Move, Delete, Rename, Protect, Save Now

Formato do Counter / Locate:
Hora / Min / Seg.ms
Meas / Beat / Tick (compasso e suas divisões)
Hora / Min / Seg. Frame

Funcionalidade MIDI:
Controle do Mixer, Controle do Efeito
Transmissão / recepção MMC
Transmissão / recepção MTC
Transmissão do MIDI Clock


<SEÇÃO DO MIXER>
Processamento Interno:
64-bit (máximo de 69-bit)

Entradas:
44 canais (32 canais de gravação, 12 sub-entradas)

Buses (12):
2 x mandadas de Efeitos, 2 x AUX, 2 x SOLO (estéreo)
2 x CUE (estéreo), 2 MASTER (estéreo) 2 x MONITOR (estéreo)

Equalizador:
Canais de Gravação 1-24: 4-bandas EQ Paramétrico
Canais de Gravação 25-32: 2-bandas EQ Shelving
Canais Sub-mixer 1-12: 2-bandas EQ Shelving
Máster Track: 4-bandas EQ Paramétrico

Memórias de Cena:
100 por música (Song)


<SEÇÃO MULTI-EFEITO>

Processamento Interno:
56-bit

Estrutura:
Máximo de 8 Inserts
Máximo de 2 Masters
Um Final
Todos usáveis simultaneamente a 44.1 kHz / 48 kHz

Programas:
128 Presets, 128 User (do usuário), 32 Songs (músicas)

Algoritmos:
52


<GERAL>
Visor:
320 x 240 pixels
LCD luminoso com 4 níveis de graduação cinza

Alimentação:
117 Volts / 60 Hz

Consumo de Energia:
47 Watts 

Dimensões:
547mm (comprimento) x 371mm (largura) x 115mm (altura)

Peso:
7,8kg


<ESPECIFICAÇÕES DE ÁUDIO>
Resposta de Freqüência:
10Hz – 20 kHz +- 1 dB @ fs 44.1 kHz, +4dBu, impedância de entrada 10 kOhm
10Hz – 22 kHz +1 dB/-2 dB @ fs 48 kHz, +4dBu, impedância de entrada 10 kOhm

Faixa Dinâmica:
103 dB (típico) 

THD+N:
0,02% (típica), 20Hz – 20 kHz
+16 dBu, impedância de entrada 10 kOhm 

Conversão A/D:
24 bit linear, 64 vezes oversampling 

Conversão D/A:
24 bit linear, 128 vezes oversampling 

Freqüência de Amostragem:
Interna 44.1 kHz / 48 kHz
Externa 44.1 kHz ? 6 %, 48 kHz ? 6 % 

Gravação / Reprodução Bit:
16-bit, 24-bit


<ENTRADAS E SAÍDAS DIGITAIS E ANALÓGICAS>
<ENTRADAS de 1 à 8>
Conectores:
Tipo XLR com chave de Phantom Power de +48V
1/4” TRS balanceado

Impedância de Entrada:
4 kOhm (XLR)
10 kOhm (1/4”)

Nível Nominal:
-60 dBu a –22 dBu @ TRIM = max. – min. PAD OFF
-34 dBu a +14 dBu @ TRIM = max. – min. PAD ON 

Nível Máximo:
-48 dBu a –10 dBu @ TRIM = max. – min. PAD OFF
-22 dBu a +16 dBu @ TRIM = max. – min. PAD ON 

Impedância da Fonte de Áudio:
600 Ohm


<ENTRADAS de 9 à 12>
Conectores:
1/4” TRS balanceado

Impedância de Entrada:
10 kOhm 

Nível Nominal:
-60 dBu a –22 dBu @ TRIM = max. – min. PAD OFF
-34 dBu a +4 dBu @ TRIM = max. – min. PAD ON 

Nível Máximo:
-48 dBu a –10 dBu @ TRIM = max. – min. PAD OFF
-22 dBu a +16 dBu @ TRIM = max. – min. PAD ON 

Impedância da Fonte de Áudio:
600 Ohm


<ENTRADA PARA GUITARRA>
Conector:
1/4” (não balanceado)

Impedância de Entrada:
10 Mohm 

Nível Nominal:

-60 dBu a –22 dBu @ TRIM = max. – min. PAD OFF
-34 dBu a +4 dBu @ TRIM = max. – min. PAD ON 

Nível Máximo:

-48 dBu a –10 dBu @ TRIM = max. – min. PAD OFF
-22 dBu a +16 dBu @ TRIM = max. – min. PAD ON 

Impedância da Fonte de Áudio:
600 Ohm


<SAÍDAS MASTER L/R>
Conector:

1/4” (não balanceado)

Impedância de Saída:
150 Ohm

Nível Nominal:
-10 dBu

Nível Máximo:
+2 dBu

Impedância Mínima:
10 kOhm ou maior


<SAÍDAS PARA MONITOR>
Conector:
1/4” (não balanceado)

Impedância de Saída:
150 Ohm ou maior

Nível Nominal:
-10 dBu

Nível Máximo:
+2 dBu

Impedância Mínima:
10 kOhm ou maior


<SAÍDA AUXILIAR 1 e 2>
Conector:

1/4” (não balanceado)

Impedância de Saída:
150 Ohm

Nível Nominal:
-10 dBu

Nível Máximo:
+2 dBu

Impedância Mínima:

10 kOhm ou maior


<SAÍDA PARA FONES DE OUVIDO>
Conector:

1/4" (não balanceado)

Impedância de saída:

100 Ohm

Nível Máximo:
50 mW @32 Ohm

<ENTRADA/SAÍDA DIGITAL S/P DIF>
Conector:

Ótico

Formato:
24-bit S/P DIF (IEC60958)


<USB>
Conector:

Tipo B

Formato:
Slave (escravo), em conformidade com USB 2.0

Sistema Operacional Compatível:
Windows Me, Windows 2000 ou posterior, Mac OS 9.0.4 ou posterior

MIDI:
IN, OUT


<PEDAIS EXTERNOS>
Footswitch:

Conector 1/4" (use o pedal opcional PS-1)

Pedal de Expressão:
Conector: 1/4" (use o pedal opcional EXP-2)


<ACESSÓRIOS>
Cabo de Força e Manual em Português


Todas as especificações estão sujeitas a alteração sem aviso prévio.