KAOSS PAD KP-3

Poderosas ferramentas de sampling e performance de efeitos na ponta dos seus dedos!

A tecnologia KAOSS da Korg foi incorporada por DJs, músicos e produtores. Nenhuma outra interface tem resposta tão imediata,  é tão intuitiva e tão divertida e fácil de usar. Simplesmente encostando, tocando ou escorregando seu dedo no painel sensitivo, o novo KP3 lhe permite controlar vários efeitos e parâmetros e manipular samples em tempo real. No palco ou no estúdio, esses gestos e movimentos se tornam poderosos e expressam toda sua performance. Mais do que um simples processador, o KP3 é um instrumento completo que lhe permite organizar e tocar samples, samplear ao vivo enquanto o som está rolando e acrescentar processamento dinâmico a qualquer sinal de áudio ou nos os próprios samples.

O mais novo membro da família KAOSS foi totalmente projetado para libertar sua criatividade, com avanços significativos em todas as áreas. Novos algoritmos de efeitos, sons de synths derivados do RADIAS, recursos de sampleamento melhorados e ampliados, assim como conectividade com computadores mostram que o KP-3 é um instrumento da linha KAOSS totalmente novo. O novo sistema de iluminação da tela sensitiva (pad) conta com 64 leds na forma de uma matriz 8 x 8, fornecendo assim guias para o programa em uso, posição Held de congelamento do ultimo toque etc. – é possível até passar uma mensagem na tela!

Efeitos matadores ganham vida!
O KP-3 vem equipado com 128 efeitos espetaculares. Obviamente, os efeitos clássicos indispensáveis estão incluídos – delays, flangers etc. e estão ainda melhores. Porém, usando algoritmos recentemente criados, o KP-3 também  conta com novos efeitos especiais, como grain shifter, decimator, um filtro analógico vintage com circuito drive com bend (para variação da afinação) e EQs expandidos controlados diretamente através da tela sensitiva (pad). E, além dos efeitos, o KP-3 vem também com drum grooves, vocoder e sons de synth inspirados no RADIAS que podem ser tocados livremente na tela sensitiva (pad).

Conforme você move seu dedo pela tela sensitiva (touchpad) e acha aquele timbre sensacional, é só apertar a tecla “Hold” que as configurações são mantidas e você pode mover sua mão para outras posições da tela pra fazer outras coisas. A grade de LEDs na tela sensitiva mostrará o lugar onde o dedo estava quando o botão “Hold” foi pressionado,  e com isso você consegue voltar exatamente ao ponto onde estava sem “pulos”. Melhor ainda, a função Pad Motion consegue memorizar e repetir movimentos rápidos e complexos feitos na tela sensitiva (pad). Em resumo, as melhoras do novo sistema de iluminação da tela sensitiva (pad) são capazes de mostrar o movimento feito na tela conforme você toca

Um botão separado “FX Depth” ajusta o balanço geral entre o sinal original e o efeito, com isso você consegue controlar a quantidade exata que você quer misturar. Os oito botões “Program Memory” permitem que você salve todas essas informações – Número de programa, posição (coordenadas) e estado (on/off) do botão Hold, movimento na tela sensitiva e a configuração de intensidade de efeito – em um só botão para acesso imediato durante a performance.

Outra inovação no KP-3 é chamada “FX Release”. Basicamente, essa função adiciona um delay ajustável quando você remove o seu dedo da tela sensitiva. Além de ser uma ferramenta para uma performance mais criativa, também previne a queda abrupta do efeito quando você move seu dedo de um ponto a outro, fornecendo uma performance mais musical e homogênea. O delay da função FX Release é automaticamente configurado para a batida – tanto manual, quanto MIDI, auto BPM ou Tap Tempo – e a intensidade da função também pode ser configurada e salva individualmente com cada programa.

Sampling superior
Quatro botões de Sample Bank (memórias de sampler) no painel frontal permitem que você crie, toque e salve samples feitas em looping e samples gravadas com o som rolando (on the fly). Todos as samples são gravadas usando conversores de alta resolução de 24 bits e salvas em formato 16 bits / 48kHz. As samples podem ser salvas em um cartão SD ou transferidas para o computador via USB. Tanto com a entrada de Mic, quanto com a entrada de linha, o KP-3 permite que você sampleie usando as mais diversas fontes de áudio.

O sistema de sampling do KP-3 pensa e conversa na linguagem da música, trazendo tecnologia de ponta sob o design eletrizante. No momento de criação de loop samples, por exemplo, o tamanho do sample é ajustado por batidas e não por segundos. Você pode configurar o comprimento do sample para até 16 compassos (andamentos muito lentos captam menos batidas). Quando a montagem do sample estiver terminada, o sample vai, imediatamente, começar a tocar sincronizado à fonte de sample e conforme o sample vai tocando, você pode ajustar a hora de início do sample para deixá-lo exatamente sincronizado com a batida original ou com as batidas de algum playback.

A função “Time-slicing” fatia um sample em partes separadas. Você pode usar os botões “Program Memory” para ativar ou desativar cada parte individualmente em tempo real, criando novos padrões rítmicos a partir do sample original para incrementar ainda mais sua performance. A função de sampler e os efeitos são totalmente integrados no KP-3, com isso você pode gravar usando os efeitos e até mesmo resamplear o sinal de saída inteiro para criar poderosos samples de múltiplos elementos.

Fique sincronizado
Andamento, ou velocidade da música, é um elemento integrado no KP-3. As gravações – sampleamento – são ajustadas em termos de batidas e muitos efeitos também são baseados em andamento e podem ser ajustados conforme a velocidade da música. Todas as funções de andamento, ou velocidade da música têm precisão de 0.1 (um décimo) de BPM (Batidas Por Minuto) para casamento preciso com aparelhos externos. Para manter tudo sincronizado, o KP-3 conta com um sistema de auto-detecção de BPM do áudio de entrada, função Tap-Tempo e ajuste manual. O KP-3 também é capaz de enviar e receber informações de velocidade e andamento via MIDI clock. Essa versatilidade extra permite que o KP-3 detecte informações de BPM de um toca-discos e por sua vez gere MIDI clock para outros aparelhos conectados em MIDI, mantendo todo mundo trabalhando junto.

Tenha o controle
O KP-3 é também um controlador MIDI, enviando 3 códigos de controle da tela sensitiva (touchpad) e mensagens adicionais do slider. Os botões “Sample Bank” enviam e recebem mensagens escritas. Informações de clock e comandos de “Program Change” (mudança de programa) também podem ser enviados ou recebidos. A inclusão de uma porta MIDI In/Out permite que mesmo os movimentos mais complexos feitos no KP-3 sejam gravados e tocados por um seqüenciador externo ou um programa de seqüenciamento.

Parte do time
Uma simples conexão USB permite que o KP-3 troque informações de sample com um computador. Um programa editor/banco vem incluído, com isso você pode construir bancos de samples e editá-los usando seu computador. O software também permite que arquivos WAV e AIFF sejam lidos pelo KP-3 e inclui correção de freqüência para samples (não criados em 48kHz).
O software gráfico não serve apenas para editar samples, mas também para criar, editar e salvar programas e dados do tipo “global”. As entradas e saídas estéreo podem ser configuradas de forma que o KP-3 possa ficar em série com o sistema de amplificação ou ligado ao looping de efeitos de um mixer de áudio.


ESPECIFICAÇÕES

Efeitos:
Filtros (Passa-baixa LPF, passa-alta HPF, passa-faixa BPF, 72dB/oct)
Isolator e Distortion
Talk-Filter
Flanger
EQ de 8 bandas
Mid Pitch Shifter
Broken Modulation
Phaser
Ring Modulator e filtro passa-alta HPF
Decimator
Low compressor
Auto-pan
Slicer
Delay (Ping-pong, multi-tap, reverse e filtro passa-alta HPF)
Tape Echo
Reverb
Gate reverb
Grain shifter
Vinyl looper
Looper forward / reverse
Four-sample-bank crossa fader roll
Pad drum 1 / 2
Unison saw bass
Noise synthesizer e looper
Vocoder
Vocoder M7

Programas:
128 programas

Categorias dos programas:
Filtro (16 tipos)
EQ (2 tipos)
Modulação (12 tipos)
Compressor (2 tipos)
LFO (25 tipos)
Delay (16 tipos)
Reverb (6 tipos)
Grain shifter (5 tipos)
Looper (13 tipos)
Sample effect (7 tipos)
Sample bank crossfade (4 tipos)
Baterias (6 tipos)
Sintetizador (10 tipos)
Vocoder (4 tipos)

Sampler:
Memória do sampler – 100 samples (máximo)
Sampleamento: 16 bits, 48kHz
Conversores: 24 bits A/D e D/A

Entradas:
Mic (conector P10) com ajuste de ganho (Trim)
Entrada de linha L e R (esquerda e direita com conector RCA)

Saídas:
Fone de ouvido (conector P10 estéreo) com ajuste de volume
Saída de linha L e R (esquerda e direita com conector RCA)

USB:
Porta USB tipo B

MIDI:
In e Out

Armazenamento de dados:
Cartão SD (opcional)

Fonte de alimentação:
12VDC, 700mA - Fonte Modelo: KA-203

Dimensões:
210 mm x 226 mm x 49 mm

Peso:
1,30 kg

Acessórios:
CD-ROM (Editor/Banco)
Fonte de alimentação
Protetor da tela sensitiva

Especificações sujeitas a alteração sem aviso prévio.