KRONOS-61

MUSIC WORKSTATION

Prepare-se para ser surpreendido!
Por quase meio século, a Korg é sinônimo de inovação tecnológica, liderança e qualidade de áudio superior. A Korg já criou categorias de produtos musicais e há tempos produz alguns dos sintetizadores e teclados de grande sucesso na história e amados por músicos em todo o mundo. Em 1988, a Korg definiu a categoria de Workstation com o revolucionário M1. Hoje, em 2011, a Korg redefine e reinventa a Workstation, revolucionando as capacidades físicas do instrumento e indo além das necessidades e exigências dos músicos modernos: apresentamos a nova Workstation KRONOS.

As regras são outras!
O Kronos é mais do que um novo instrumento. É um marco na história da evolução dos sintetizadores e Workstations; um instrumento que dá corpo a novas idéias e tecnologias revolucionárias. O Korg Kronos reúne múltiplos sintetizadores trabalhando em harmonia e novos recursos interativos de performance e desempenho que refletem a maneira de tocar de cada músico. Mais importante: o Kronos vem com uma quantidade inimaginável de sons simplesmente espetaculares. Prepare-se para ser surpreendido!

Nove sintetizadores: um universo de sons
O Kronos conta com nove sintetizadores reunidos em um único instrumento, cada um garantindo o que há de melhor em técnicas de criação de som. Juntos, eles representam não só um rico legado da Korg, mas a própria história da indústria dos teclados. Passeie por timbres de instrumentos clássicos que ainda são adorados até hoje, divirta-se com sons únicos que já marcaram época, aventure-se em um novo território de sons que só são possíveis atualmente!

NOVE SINTETIZADORES EM UM ÚNICO TECLADO WORKSTATION, cada um oferecendo tecnologia única de criação de sons. São eles:

O instrumento para música ao vivo, produção em estúdio e sound design da próxima geração
A nova Workstation Kronos é um instrumento único projetado para músicos que tocam ao vivo, para artistas que criam em estúdios ou interfaces DAW e, claro, para músicos e engenheiros de áudio procurando pelo que há de mais moderno em matéria de sintetizador. Ao projetarmos o Kronos, nós ouvimos muitos músicos e o que eles precisavam e desejavam. E o Kronos atendeu a esses pedidos!

AO VIVO – para o músico que toca ao vivo
O Kronos tem o que há de melhor em teclado: resposta precisa à técnica do músico. A ampla gama de controles oferece joysticks, sliders, knobs, chaves, controle de fita (ribbon), entradas de pedal configuráveis e, claro, nosso visor colorido sensível ao toque TouchView™. Entre as novidades, temos o novo modo Set List que é muito fácil de usar e permite montar uma seleção específica de sons para o show e também o novo recurso Smooth Sound Transition. Ainda, nós incluímos nosso fantástico teclado RH3 nos modelos de 73 e 88 teclas e o mesmo teclado do M3-61 na versão com 61 teclas.

PRODUÇÃO – produtor, diretor musical e músico satisfeitos
Para muitos, o estúdio é onde o trabalho é feito; da gravação das faixas à construção de grooves, passando pela criação de trilhas sonoras para os mais diversos meios de entretenimento de hoje em dia. Para esses líderes criativos, o Kronos vem com um sequenciador de 16 pistas MIDI + 16 pistas de áudio, sistema de sampleamento aberto, efeitos de altíssima fidelidade e integração sem falhas com a maioria das plataformas DAW. Claro, o Kronos está equipado com sons fantásticos, baterias dinâmicas e uma impressionante gama de efeitos sonoros. Acrescente a tudo isso a possibilidade de usar o KARMA, a Drum Track e o RPPR do sequenciador para acelerar o processo de criação musical.

SÍNTESE – programação sem fim para sound designers
Além de ser a melhor Workstation da Korg, o Kronos tem tudo para satisfazer o programador, o sound designer, o entusiasta de sintetizadores e o músico que cria os mais variados e inusitados sons. O Kronos remete ao sonho de criação da Korg: a diversão e excitação em criar novos sons, sons nunca antes criados ou ouvidos! Uma variedade de tecnologias exclusivas da Korg leva os sintetizadores a resultados incríveis – VMT (Tecnologia de Memória Virtual); CMT (Tecnologia de Modelagem por Componente); Modelagem Física, Síntese Digital, Wave Sequencing – seqüenciamento de ondas, MDS (Síntese Multi-Dimensional); KARMA® e muito mais!

Nove sintetizadores em um só instrumento
O Kronos tem nove sintetizadores distintos. Enquanto cada um já poderia por si só ser um novo teclado, o Kronos tem todos juntos e integrados em um só instrumento musical. Alocação dinâmica de voz e novas tecnologias permitem aos sintetizadores trabalharem juntos em uma só plataforma de hardware. Os resultados não são nada menos do que espetaculares.

SGX-1 Premium Piano
Você nunca ouviu pianos como esse em nenhuma outra Workstation. Para capturar com precisão sem igual todas as características de um piano de concerto, a Korg deixou de lado as limitações dos métodos de sampleamento existentes e utilizou a Tecnologia de Memória Virtual (VMT) para reproduzir amostras diretamente do disco de estado sólido de alta capacidade (SSD). O SGX-1 Premium Piano oferece dois grand pianos distintos: um rico piano alemão “German D piano” e um robusto piano japonês “Japanese C”. Cada um tem amostras em estéreo, sem loop, sampleadas em 8 velocidades (dinâmicas) diferentes para cada tecla. A atenção aos detalhes preserva o realismo e o calor do som do piano: isso garante toda a ressonância no sampleamento e reprodução de um piano de cauda, assim como cada ruído mecânico produzido pelas teclas quando são tocadas ou quando o pedal  é pressionado ou solto. A base de qualquer instrumento de teclas é o piano acústico: o SGX-1 permite que o Kronos tome isso como a mais pura verdade.


EP-1 MDS Piano Elétrico
Nosso novo sintetizador EP-1 é dedicado para a recriação precisa de seis dos mais populares pianos elétricos. A tecnologia MDS (Multi-Dimensional Synthesis) elimina as transições entre as amostras de velocidade diferente e o comportamento não natural de amostras em loop. Ainda, garante controle sobre tines, reeds e outros elementos de ruído essenciais nesses instrumentos clássicos eletromecânicos. Os sons MDS reagem de forma suave às nuances do músico. Essa tecnologia também garante incrível faixa dinâmica – muito superior do que o esperado de tecnologia digital, com isso a energia de passagens específicas são perfeitamente preservadas. Cada um dos seis modelos de piano elétrico tem simulações precisas de amplificador, caixa, alto-falante e até os raros efeitos vintage que dão timbre a esses instrumentos clássicos. Dos sons ao toque, aos efeitos: cada elemento foi combinado em um só conjunto para criar a melhor experiência com um piano elétrico possível.


CX-3 Órgão “Tonewheel”
O órgão Korg CX-3 original entrou no mercado em 1980. Amado por músicos em todo o mundo, o clássico órgão reapareceu em 2000 como um novo produto, mas com o mesmo nome, dessa vez usando tecnologia de ponta para modelar o som do órgão “tonewheel”. No Kronos, o sintetizador CX-3 modela o “tonewheel” com precisão. Tecnologia exclusiva Korg foi utilizada para reproduzir com perfeição o amplificador valvulado e efeitos como Vibrato/Chorus e, claro, a famosa caixa com falantes giratórios. Até mesmo a instabilidade e os ruídos dos “tonewheel” foram analisados e recriados. Utilize o exclusivo modo EX e suas 9 a 18 drawbars (13 footages + 5 para definir a percussão) e crie sons ainda mais ricos e detalhados. Os sons de órgão presentes em performances lendárias – algumas recriadas aqui pelos artistas originais – agora estão em suas mãos. Divirta-se com esses sons clássicos renascidos para os dias de hoje!


HD-1 Sintetizador de Alta Definição
Nós demos o nome “HD-1 Sintetizador de Alta Definição” graças ao som superior, começando com os exclusivos osciladores com baixíssima distorção digital, aos filtros ressonantes multi modo de faixa completa e aos extraordinariamente rápidos e precisos filtros Envelopes e LFOs. Mais uma vez, nossa dupla VMT + disco SSD dão ao HD-1 acesso a quantidade de amostras amplas – gigabytes – do que poderia ser armazenado em memórias internas. O HD-1 cobre todos os sons essenciais nos mínimos detalhes, de orquestras, passando por rock e hip-hop, tudo isso está instantaneamente disponível. A enorme gama de amostras disponíveis no Kronos nunca foi vista em sintetizadores ou samplers antes e é perfeita para trabalhar com filmes, vídeos e efeitos sonoros.

  Wave Sequencing
Apresentada no Korg WAVESTATION e usada aqui como parte do HD-1, as “wave sequences” reproduzem uma série de amostras colocadas em série, criando timbres rítmicos distintos ou sons complexos envolventes. Ainda, a saída de modulação “step-sequencer” permite que as wave sequences controlem qualquer parâmetro de programa que apresente modulação.
  Ambient Drums
O sintetizador HD-1 também inclui “Ambient Drums”. A vantagem desse rico conteúdo de amostras é a criação de partes de bateria incrivelmente realistas. Dois kits estão disponíveis, cada um proporciona três posições de microfonação diferentes; captação do kit completo (com ou sem caixa) e dos kits individualmente. A arquitetura do HD-1 permite a mistura personalizada do som direto da bateria e do som ambiente, garantindo maior qualidade sonora à gravação.

AL-1 Sintetizador Analógico
Sintetizador de Modelagem Analógica de Alta-fidelidade

Cheio de recursos, o AL-1 é o mesmo sintetizador top de linha de modelagem analógica apresentado pela primeira vez em 2005 no Korg OASYS. Os osciladores com baixíssima distorção digital (patente da Korg e usando tecnologia completamente diferente do HD-1) recriam todo o poder e glória dos verdadeiros sintetizadores analógicos – sem os artifícios que podem comprometer instrumentos menores. Formas de onda polimorfas permitem que você mude as formas do oscilador em tempo real. A modelagem de ressonância permite que você escolha entre filtros clássicos e o extraordinariamente flexível MultiFilter que permite que você crie seus próprios filtros híbridos. Hard sync, Analog-Style FM, Drive, Low-Boost, e Ring Modulation oferecem uma ampla gama de mudança de timbres.


MS-20EX Legacy Analog Collection
Sintetizador de Modelagem Analógica

Lançado em 1978, o MS-20 unia um teclado de 37 teclas com um painel de “patch” orientado verticalmente e rapidamente virou febre entre os fãs dos sintetizadores gigantescos e caríssimos. Com áudio consistente e sólido, filtros agressivos e painel de roteamento (patch) que abriu uma nova era nos limites da criação sonora, a personalidade forte do MS-20 cativou inúmeros fanáticos por sintetizadores. Usando a tecnologia Korg CMT (Component Modeling Technology), o MS-20EX reproduz o MS-20 fielmente, expandindo ainda mais as funcionalidades do painel de roteamento. Module filtros com osciladores de áudio, transforme entradas de áudio em sinais de controle, controle todos os knobs do MS-20 original com fontes de modulação, incluindo filtros envelope adicionais, LFOs e controles em tempo real. O painel é um sonho para os fanáticos por synths, mas mesmo sem o painel de roteamento, o MS-20EX é capaz de criar ondas com seu timbre único e agressivo – devido, em grande parte, aos filtros exclusivos – completamente diferentes dos filtros do AL-1 ou do Polysix EX. E, claro, a versão do Kronos é praticamente toda polifônica.


Polysix EX Legacy Analog Collection
Sintetizador de modelagem analógica

O Polysix foi lançado em 1981, oferecendo seis vozes de polifonia, programas na memória e um preço extremamente competitivo e atraente. Com seu filtro auto-oscilante de 4 polos, oscilador e sub-oscilador analógico e um efeito Chorus/Ensemble, o PolysixEX aumenta ainda mais as habilidades do original de muitas maneiras. As strings (cordas) e pads (camas) que eram um dos principais recursos do Polysix têm valor inestimável quando você quer sons dos anos 70 e 80. O arpejador clássico que vinha no Polysix original também está aqui. Nós acrescentamos modulação a todos os controles do painel frontal em um mundo de sons impossível para o Polysix original. Também é muito fácil ter controle total através do Tone Adjust do Kronos; com um knob, slider ou chave para praticamente todos os controles originais do Polysix. Ah, e de bônus a capacidade de polifonia é extremamente alta.



MOD-7 Sintetizador de Modelagem de Onda VPM
VPM/Waveshaping/Sintetizador de processamento PCM

Combine VPM (Variable Phase Modulation), wave-shaping, ring modulation, samples e síntese subtrativa, acrescente um sistema de painel de roteamento (patch) e você tem o MOD-7. Excepcionalmente versátil, ele oferece tudo: dos clássicos teclados FM, sinos e baixos (incluindo a capacidade de importar sons dos sintetizadores vintage DX) aos incríveis e rítmicos pads antigos. Ampla capacidade de edição de amostras e incrível flexibilidade permitem que você desenvolva processamentos extremamente criativos: combinar múltiplos estágios de filtragem, modelagem de onda e ring modulation – use até as amostras como moduladores de FM – tudo isso roteado da forma que você quiser.


STR-1 Sintetizador “Plucked String”
Sintetizador por modelagem física

Baseado no conhecimento de modelagem física que a Korg desenvolveu ao longo de muitos anos, esse sintetizador de modelagem física struck/plucked-string (corda beliscada/palhetada/batida) usa o que há de mais moderno em tecnologia. O STR-1 começa com sons muito úteis com tons que respondem ao seu toque de modo que um sintetizador baseado em PCM não é capaz de reproduzir. Isso inclui violão, guitarra, cravo, clavinete, harpas, sinos e instrumentos étnicos. E o STR-1 não para por aí, ele permite a criação de sons que obedecem as leis da física, mas na realidade não existem. Toque harmônicos em uma barra de metal com os ruídos de corda de um piano ou ainda cantar em uma corda de guitarra: com o STR-1 isso tudo é possível. Você pode também processar amostras e áudio ao vivo através da modelagem física – incluindo o áudio de retorno de qualquer um dos efeitos do Kronos! Enquanto alguns dos sintetizadores do Kronos levam você de volta no tempo, esse aqui é um synth do futuro, permitindo que o músico construa sons realmente novos.

Contribuição de artistas renomados
Para tirarmos toda a vantagem possível dos sintetizadores, a Korg chamou músicos respeitados para guiar nosso time de designers aos timbres e sons ideais. Concordando com a idéia, muitos músicos respeitados mundialmente contribuíram com seu tempo, energia e audição crítica para nos ajudar a criar a resposta do som que eles queriam ouvir! Alguns sons assinados por artistas foram testados, julgados e ajustados por nomes como Herbie Hancock, Jordan Ruddess, Frank McComb, George Duke, Lyle Mays, Russ Ferrante, Tom Coster, Jeff Lorber, John Novello, Ricky Lawson e diversos outros artistas reconhecidos por sua paixão pela música e por seus ouvidos exigentes.

O sólido conhecimento da Korg em fazer Workstations juntou tudo!
Recheado de poder sonoro, o Kronos é muito mais do que um sintetizador. Ele vem completo com todos os extras e opcionais necessários em uma Workstation moderna – e muito mais! Da produção musical à performance ao vivo, o Kronos Music Workstation integra uma lista top de linha de ferramentas em um só instrumento extremamente confiável. Embaixo do capô, temos os nove sintetizadores utilizando o mesmo hardware, sem placas separadas para gerenciar as barreiras da polifonia entre elas – e nada de problemas com CPU para se preocupar também. O Kronos aloca dinâmica e automaticamente – em tempo real - o uso dos sintetizadores conforme você toca, proporcionando uma experiência de integração que nenhum PC pode oferecer. Ainda, as funções do Kronos como plug-in na maioria das DAWs mais usadas proporcionam um poder sônico nunca antes visto para os estúdios.

KARMA
Criada no Karma Music Workstation, em 2001, essa revolucionária tecnologia de algoritmo musical produz frases sofisticadas, grooves de bateria e fundos musicais instantaneamente conforme você toca. Baseada nas notas e acordes que você toca e nas operações intuitivas que você realiza com knobs, sliders e chaves, você irá produzir efeitos musicais que vão muito além de sua imaginação de forma fácil e rápida. Agora em sua geração – muito melhor – e oferecendo recursos como KARMA Wave-Sequencing, Note Mapping e 8 cenas por camada (layer), a função KARMA vem de fábrica em seu novo Kronos. Sua concepção de música será expandida e você ainda terá um bem muito precioso para suas performances ao vivo.

Drum Tracks
O Kronos também tem o recurso Drum Track do M3 e do M50. Drum Tracks podem criar desde uma batida de referência a linhas rítmicas complexas de bateria para suas produções musicais. Agora o Kronos vem com performances de bateria de artistas como Ricky Lawson, capaz de criar grooves reproduzindo a “pegada” de um baterista de verdade. Aplicações e extras também estão nessa função. Um Drum Track pode ir além de baterias eletrônicas sendo capaz de segurar a parte rítmica sozinha.

Sistema de Sampleamento Aberto
Não importa se você está no modo Programa, Combinação ou Sequencer, você sempre pode usar o Kronos para samplear uma fonte de áudio externa ou resamplear a própria performance do Kronos. Amostras do usuário podem ser editadas usando operações como Truncate, Normalize, Time Stretch ou Time Slice. Amostras editadas também podem ser exportadas em formatos AIFF ou WAVE. Você também pode carregar amostras externas em AIFF, WAVE, SoundFont 2.0 e AKAI S1000/3000 via memória USB. Ao carregar amostras que você criou previamente em outros instrumentos ou no computador, você pode fazer a produção musical no próprio Kronos, sem a necessidade de outros equipamentos.

Sequenciador MIDI de 16 Pistas / Gravador de Áudio de 16 Pistas
O Kronos vem com um sequenciador/gravador que oferece 16 pistas MIDI mais 16 pistas de áudio; um recurso excelente para unir uma performance sensacional a uma produção brilhante. O sequenciador MIDI facilita a captação de idéias, inspiração e frases de alta qualidade usando as funções KARMA, Drum Track ou RPPR (Realtime Pattern Play/Recording). O gravador de áudio de 16 pistas grava simultaneamente até 4 pistas de 16 bits/24 bits não comprimida a uma taxa de 48 kHz. Toque junto com faixas gravadas, acrescente efeitos e então resampleie no próprio Kronos e coloque os arquivos WAVE resampleados diretamente em uma pista. Ao ajustar suas pistas, fique à vontade para usar a mixagem automatizada e funções de edição como copiar, colar e normalizar para conseguir os resultados que você procura. Conecte um gravador de CD USB e monte seu disco diretamente do visor de toque TouchView!

Efeitos top de linha – use até 16 simultaneamente
O Kronos vem com 16 efeitos internos para acrescentar ainda mais impacto às suas criações sonoras. Cada um dos 12 efeitos de inserção (insert) pode ser aplicado individualmente a um timbre ou a múltiplos timbres em uma combinação, assim como pistas individuais ou em grupo numa sequência. Ainda, dois efeitos Master podem ser aplicados às saídas “send” 1 e 2. Dois efeitos gerais (Total) podem ser aplicados a todas as pistas no estágio final do som. Cada efeito oferece 185 tipos de efeito diferentes, cobrindo todas as possibilidades de edição de áudio. Exemplos incluem um Reverb de alta resolução, Chorus, Delay, Modelagem de Amplificador e Caixa Acústica e até Vocoder. Cada efeito proporciona até 72 parâmetros ajustáveis, assim como inúmeras possibilidades de modulação em tempo real, garantindo máxima versatilidade. Um equalizador (EQ) separado de 3 bandas está disponível em cada timbre, em cada pista do sequenciador e em cada pista de áudio para ajustes finos ou para modificar o aspecto geral do som de forma criativa.

Poder ampliado de performance!
Ao criarmos o Kronos, nós ouvimos muitos músicos ao redor do mundo. Nosso objetivo era mudar a maneira com a qual os músicos interagiam com seus instrumentos, proporcionando uma experiência mais natural, mais vivida e expressiva. Em suma, queríamos um instrumento que fosse como uma superfície de controle intuitiva. Mas, com o Kronos, nós fomos além e criamos um instrumento realmente adequado para a forma com que os músicos tocam.

Tela Set List proporciona seleção em um só toque – em qualquer modo
A nova tela Set List permite que você chame instantaneamente seus Programas, Combinações ou informações de Song favoritos com um simples toque, em qualquer modo. Há 128 posições de Set List e cada uma pode ter 128 espaços (slots). Dezesseis desses espaços aparecem juntos em forma de botões no visor TouchView, separados em cores para garantir fácil visualização em situações de pouca luminosidade. Isso é muito útil em shows e durante produção musical. Ainda, você pode deixar anotações usando a pág Set List – ideal para lembrar do tom de uma música, por exemplo. A tela Set List também tem um EQ gráfico da saída final principal, que pode ser usado para compensar a característica acústica do som conforme o local onde está tocando.

“Smooth Sound Transition” elimina cortes na mudança de timbres
Essa nova função disponível no Kronos, chamada Smooth Sound Transition, SST, foi projetada para manter qualquer nota que esteja sendo tocada ou sustentada (com os efeitos) soando, ajudando a evitar cortes na mudança de timbres ou de modo Programa para Combi. Uma tecnologia de ponta de altíssimo nível foi aplicada para conseguir esse tipo de realidade, atendendo aos pedidos de muitos músicos.

Visor sensível ao toque TouchView colorido e ainda melhor
A interface de toque TouchView da Korg é baseada em um visor grande, colorido, sensível ao toque, de 8 polegadas e resolução 800 x 600 pixels. Esse visor é o ponto central do controle intuitivo da Korg proporcionando informação de simples entendimento e controle de toque fácil e rápido. Ao projetarmos o Kronos, nós também incorporamos inúmeras imagens de instrumentos e seus respectivos controles ao visor para garantir que o músico tenha a verdadeira sensação de estar tocando um instrumento – e não controlando uma máquina.

Amplo Controle
Além dos parâmetros acessíveis diretamente através do visor sensível ao toque, o Kronos também oferece uma ampla gama de controles em tempo real para melhorar sua performance e facilitar a navegação. Um joystick de 4 vias, um controlador de fita (ribbon) e duas chaves configuráveis ficam à esquerda das teclas. Um joystick vetor também fica próximo e acima das teclas ficam 9 sliders, 8 knobs e um grande número de chaves que proporcionam interação em tempo real com funções essenciais dos incríveis sons do Kronos. A entrada de pedal “damper” é compatível com “half-damping” (meio-pedal), garantindo realismo ainda maior no piano. Além disso, ainda há duas entradas de pedal configuráveis, uma para pedal de expressão e outra para footswitch (comutador liga/desliga).

As melhores teclas da Korg
A versão de 61 teclas do Kronos conta com o mesmo teclado com teclas semi-pesadas do M3-61, com grande sensibilidade ao toque. Muito premiado por sua resposta sólida e tátil, essas teclas permitem conexão precisa e expressiva às muitas formas de síntese que o Kronos proporciona. O Kronos de 88 teclas vem com o teclado RH3 “real weighted hammer action” – ação de martelo igual a um piano, encontrado nos pianos top de linha da Korg como o M3 e no SV-1. O RH3 apresenta teclas com pesos diferentes, sendo que as teclas mais graves são mais pesadas que as mais agudas de forma gradativa, igual a um piano de verdade, oferecendo sensibilidade suprema ao toque. O modelo de 73 teclas também vem com o teclado RH3, tornando-o o instrumento mais compacto e fácil de transportar que proporciona sons de piano e piano elétrico superiores com um teclado que dá a verdadeira sensação de estarmos tocando em um piano. O Kronos é notável por seu perfil ergonômico, mostrando perfeita integração de funcionalidade e design.

Conexão com o Computador
O Kronos pode enviar e receber sinais MIDI do computador via USB. Usando o software de edição Kronos (download gratuito), os sons e configurações podem ser editados diretamente de seu computador. O editor de plug-in do Kronos (download gratuito) permite que você use o Kronos como plug-in na maioria das interfaces DAW. Além disso, o Kronos também pode ser usado como entrada e saída de áudio (I/O), enviando e recebendo dois canais de áudio via USB. Em um sistema de produção musical usando o Kronos e um computador, não há a necessidade de compra de hardware adicional, deixando o setup o mais simples e fácil possível.
No Brasil, o suporte ao usuário em relação ao download gratuito é fornecido somente a produtos Korg adquiridos em Revendedores Autorizados.

Versatilidade nas Entradas e Saídas de áudio
O Kronos conta com um total de 6 entradas de áudio: 2 analógicas, 2 digitais (S/P DIF óptica, 48 kHz/24 bits) e 2 via USB. As saídas de áudio são: 2 principais (L/MONO, R), 4 saídas independentes de áudio, 2 digitais (S/P DIF óptica, 48 kHz/24 bits) e 2 via USB (nota: as 2 saídas digitais e as 2 saídas USB enviam o mesmo sinal da saída L/R). Todas as entradas e saídas analógicas são P10 (TRS) balanceadas. As entradas analógicas têm seleção de nível mic/linha e controle de volume independente em cada canal para máxima flexibilidade. Além do conector USB tipo B usado para comunicação com o computador, há duas portas USB 2.0 tipo A para uso com memórias externas (pen-drive), discos externos e drives de CD-R/RW e DVD. A saída do Kronos pode ser resampleada para um disco de armazenamento USB ou conectada a um drive para criação de CDs de áudio.

Para tirar toda a vantagem possível dos sintetizadores, a Korg chamou músicos respeitados para guiar o time de designers e engenheiros aos timbres e sons ideais. Concordando com a idéia, muitos músicos respeitados mundialmente contribuíram com seu tempo, energia e audição crítica para ajudá-los a criar sons que transmitissem toda a expressão ao tocarem! Alguns sons assinados por artistas foram testados, julgados e ajustados por nomes como Jordan Rudess, Russ Ferrante, Lyle Mays, George Duke, Tom Coster, Jeff Lorber, Frank McComb, John Novello e diversos outros artistas reconhecidos por sua paixão pela música e por seus ouvidos exigentes.

Sistema:
Kronos

Teclado:
88-teclas: RH3 (Ação pesada de martelo - Real Weighted Hammer Action 3)
73-teclas: RH3 (Ação pesada de martelo - Real Weighted Hammer Action 3)
61-teclas: Natural Touch semi pesadas

[Gerador de timbre]

Sintetizadores:
9

SGX-1
 Premium Piano (Piano Acústico)
EP-1 MDS Electric Piano (Piano Elétrico)
HD-1 Sintetizador de Alta Definição (PCM Tecnologia de Memória Virtual)
AL-1 Sintetizador Analógico (Modelagem Analógica)
CX-3 Órgão Tonewheel (Modelagem de Órgão Tonewheel) 
STR-1 Plucked String (Modelagem Física)
MOD-7 Sintetizador VPM de Modelagem de Onda (Síntese VPM)
MS-20 EX (CMT Modelagem Analógica)
Polysix EX (CMT Modelagem Analógica)

Polifonia Máxima*1*2:
SGX-1: 100 vozes*3
EP-1: 104 vozes
HD-1: 140 vozes
AL-1: 80 vozes
CX-3: 200 vozes
STR-1: 40 vozes
MOD-7: 52 vozes
MS-20 EX: 40 vozes
Polysix EX: 180 vozes

*1 - Uma parte do processador multi-núcleos do Kronos é dedicado a gerar vozes e outra parte é dedicada à geração de efeitos. O Kronos aloca dinamicamente as vozes para múltiplos sintetizadores quando eles são usados simultaneamente.

*2 - Em casos raros, quando um grande número de efeitos que utilizam muito processamento é ativado simultaneamente (exemplo, acima de 14 que evolvem reverb e afins), a polifonia pode ser levemente reduzida.

*3 - 100 notas em dual-stereo (Corresponde a um máximo de 400 vozes)

Número de Programas/Combinações/Drumkits:

1.664 Programas – máximo na memória do usuário
(1536 [768 HD-1 + 768 ou mais EXi] pré-carregados)

1.792 Combinações - máximo na memória do usuário
(480 ou mais pré-carregados)

152 Drumkits – máximo na memória de usuário
(78 ou mais pré-carregados)

256 GM Level2 (programas de preset)
+ 9 GM Level2 (programas de preset de bateria)

Preset PCM:

314 MB (ROM 1.505 multisamples, 1.388 drum samples)

Livrarias PCM de Expansão inclusas:

EXs1 - ROM Expansion
EXs2 - Concert Grand Piano
EXs3 - Brass & Woodwinds
EXs4 - Vintage Keyboards
EXs5 - ROM Expansion 2
EXs6 - SGX-1 German D Piano
EXs7 - SGX-1 Japanese C Piano
EXs8 - Rock Ambience Drums
EXs9 – Jazz Ambience Drums

Capacidade de RAM de PCM:
Approx. 1GB*4

*4 - A memória disponível para as amostras de RAM irão mudar conforme o uso das livrarias de expansão de PCM. Cerca de 273MB estão disponíveis de fábrica (ao ler o arquivo PRELOAD.KSC).
Wave Sequences:
374 – máximo na memória do usuário
(165 pré-carregadas)

[SGX-1]

Premium Piano – Piano Acústico:

PCM:
EXs6 - SGX-1 German D Piano; EXs7 - SGX-1 Japanese C Piano

Tipos de Pianos:
32

Controle do Oscilador:

Damper Resonance, Damper Noise, Mechanical Noise, Note Release

[EP-1]

MDS Piano Elétrico

Modelos de Electric Piano:
Tine EP I, Tine EP II, Tone EP V, Tine EP DMP, Reed EP200, Reed EP200A

Controle do Oscilador:
Harmonic Sound Level, Attack Noise, Level, Release Noise Level, Attack Brightness, Hammer Width

Controle de painel:
Tipo de Tine: Preamp Volume, Tone (Treble, Bass), Vibrate (On/Off, Intensity, Speed), Amp/Cabinet (On/Off, Drive)*5

Reed Type: Preamp Volume, Tone (Treble, Bass), Vibrate (Intensity, Speed), Amp/Cabinet (On/Off, Drive)*5

*5 Cada piano elétrico tem sua própria caixa/amplificador.

Tipos de Efeito:
9

Small Phase, Orange Phase, Clack Phase, Vintage Chorus, Black Chorus, EP Chorus, Vintage Flanger, Red Comp, VOX Wah

[HD-1]

Advanced Vector Synthesis:
Controla os volumes dos osciladores e parâmetros de síntese e efeitos através do Joystick Vetor e do Vector Envelope sincronizado no tempo.

Estrutura:
Single: apenas OSC1, Double: OSC1 e OSC2.

Modo Double permite que você utilize duas vozes de synth completamente separadas, cada uma com seu respectivo oscilador com variação de velocidade, dual filter, EGs, LFOs etc.

Dois drum kits completamente separados.

Osciladores:
VMT (Virtual Memory Technology) compatível.

8 zonas de velocidade (velocity) por oscilador, com chaveamento, crossfades e layering

Cada zona pode tocar mono ou estéreo Multisamples ou Wave Sequences.

Filtros:

Dois filtros multimodo por voz (low-pass, high-pass, band-pass e band-reject).

Roteamento de filtros em 4 modos (single, serial, paralelo e modo 24dB).

Driver:
Driver não-linear por voz e circuito de low boost

EQ:
Três bandas com varredura (sweep) no médio

Modulação:
Três geradores de envelope, dois LFOs por voz, LFO comum, geradores “four key tracking”, AMS (Alternate Modulation Source), dois mixers AMS

[EXi]

Advanced Vector Synthesis:
Controla os volumes dos osciladores e parâmetros de síntese e efeitos através do Joystick Vetor e do Vector Envelope sincronizado no tempo.
Modulação:
Common Step Sequencer, AMS (Alternate Modulation Source), Common LFO, 2 Key Tracking Generators
EQ: Três bandas com sweep no médio

[AL-1]

Osciladores:
OSC1, OSC2, Sub-oscillator and noise generator; ring modulation, FM and Sync 

Entrada de Áudio:
Áudio em tempo real através do sintetizador

Filtros:

2 filtros multimodo (low-pass, high-pass, band-pass e band-reject) com 4 tipos de roteamento (single, serial, paralelo e modo 24dB), modo MultiFilter (apenas Filter-A; mix modulável mix de Low Pass, High Pass, Band Pass, e entrada sem efeito, para criar uma grande variedade de tipos de filtros e efeitos)

Driver:

Driver não linear, por voz e circuito low boost.

Modulação:

5 Envelope generators, 4 LFOs por voz, 2 AMS Mixers; 

Step Sequencer por voz.

[CX-3]

Modelagem de Órgão Tonewheel:
Phase-synchronous tonewheels (modos clean e vintage), percussion, key click, wheel brake

Modo EX:

4 adicionais, drawbars especificadas pelo usuário e percussão expandida.

Efeitos Internos:

Rotary speaker, vibrato/chorus, modelagem de amp com overdrive, EQ de três bandas

Controle de Drawbar:

Controlada via 9 sliders no painel frontal (via Tone Adjust)

Split
:
Upper, Lower (mesmo no modo EX)

Modulação:

2 mixers AMS

[STR-1]

Corda Modelada Fisicamente:
Inclui damping modelado fisicamente, decay, dispersion, nonlinearity, harmonics, dual pickup e mais

String Excitation:

3 fontes de excitação independentes podem ser usadas simultaneamente: Pluck, Noise e PCM. 16 presets tipo “pluck”, sem amplitude de modulação e randomização. Gerador de ruído com saturação e filtro lowpass dedicado.

PCM Oscillator:

Tecnologia Korg com baixíssima distorção digital (ultra-low-aliasing), como apresentada no HD-1; 4 zonas de velocidade por oscilador; Usa quaisquer amostras mono ROM EXs ou RAM; PCM pode ser usado como sinal de excitação ou somada com a saída da string.

Filtro de Excitação:

Dois filtros multimodo dedicados de 2 polos para modelar a excitação da string (corda); filtro pode ser ligado/desligado separadamente para cada fonte de excitação. Modos Low Pass, High Pass, Band Pass e Band Reject.

Entrada de áudio e Feedback:

Passe áudio em tempo real através da string, incluindo feedback através dos efeitos. Feedback modelado inclui orientação e distância do instrumento para o amplificador modulável.

Filtros:

Dois filtros multimodo por voz; Single, Serial, Paralelo (com saída estéreo split) e configurações 24dB (4 polos). Modos Low Pass, High Pass e Band Reject.

Modo Multi Filter (Filtro A apenas):

Mix modulável de Low Pass, High Pass, Band Pass, e entrada sem efeito, para crier uma grande variedade de tipos únicos de filtros e efeitos

Modulação:

5 Envelopes, 4 LFOs por voz, 2 Key Track generators, String Tracking generators, 4 AMS Mixers.

[MOD-7]

Sintetizador VPM de Modelagem de Onda:
Combina VPM (Variable Phase Modulation) waveshaping ring modulation, PCM sample playback e síntese subtrativa; possibilidade de converter e carregar arquivos SYX.

Osciladores:

6 VPM/Waveshaper/Ring Modulation Oscillators:

Phase e pitch modulável por oscilador; 101 tabelas de Waveshaper além de Drive e Offset modulável. Podem ser usados como osciladores, waveshapers ou ring modulators para outros sinais.

Oscillator PCM:
Vem com a tecnologia ultro-low-aliasing da Korg com (baixíssima distorção digital), apresentada no HD-1. Quatro zonas de velocity (dinâmica) por oscilador. Use qualquer ROM mono, EXs ou multisamples RAM. PCM pode ser usado como um modulador FM e/ou inserido com os Osciladores VPM. Gerador de ruído com saturação e filtro low pass dedicado.

Entrada de Áudio:
Execute áudio em tempo real através dos osciladores e filtros VPM.

Filtros:

Duplo filtro multi-modo por voz. Configurações em paralelo e 24db (4-Polos); Modos Low Pass, High Pass, Band Pass e Band Reject.

Filtro Multi-modo (Filtro A somente):

Mix Modulável de Low Pass, High Pass, Band Pass e entrada sem efeito, para criação de uma grande variedade de tipos de filtro e efeitos únicos.

Patch Panel:

Compatível com seleção de algoritmos (78 tipos) e “free patching”; Três 2-in, 1-out mixers para mixar áudio, pan e volume totalmente moduláveis, além de inversão de fase.

Modulação:

10 Envelopes, 4 per-voice LFOs, 9 Key Tracking generators, Per-voice Step Sequencer, 4 standard AMS Mixers plus 4 simple AMS Mixers.

[MS-20EX]

Osciladores:
Ultra-low-aliasing oscillators; VCO1, VCO2, Ring Mod, Pink and White Noise Generator, Osciladores ultra-low-aliasing; VCO1, VCO2, Ring Mod, Gerador de Pink e White Noise (ruído rosa e ruído branco).

Entrada de Áudio:

Execute áudio em tempo real através do oscilador e ESP (External Signal Processor).

Filtros:
Filtros auto-ressonantes 12dB/oitava High Pass e Low Pass

Seção ESP:

Filtros 24dB/octave Low Cut e High Cut, por voz.

Patch Panel:

Áudio e modulação roteáveis, em taxas de áudio

Patch Points:


Teclado:

Keyboard CV Out, Keyboard Trigger Out, VCO1+VCO2 CV In, VCO2 CV In

VCO:
VCO1+VCO2 External Frequency Control In, VCO1 Out, VCO2 Out

VCF:
External Signal In, External HP Filter Cutoff Frequency Control In, External LP Filter Cutoff Frequency Control In, HPF Out, LPF In, LPF Out

VCO+VCF:
Total External Modulation In

VCA:
External Initial Gain Control In, VCA In

EG:
EG1 Envelope Signal Normal Out, EG1 Envelope Signal Reverse Out, EG1+EG2 Trigger In, EG1 Trigger In, EG2 Envelope Signal Reverse Out

MG:
Triangle Out, Rectangle Out

Gerador de ruídos:
Pink Noise Out, White Noise Out (ruído rosa, ruído branco)

Sample and Hold:
Clock Trigger In, Sample Signal In, S/H Out

Modulação VCA:
Control Voltage In, Signal In, Signal Out

Controlador Manual:
Roda de controle, chave momentânea

ESP:

Signal In, AMP Out, BPF In, BPF Out, F-V CV Out, Envelope Out, Trigger Out

Outros:
EXi Audio In, Mixer 1 In, Mixer 1 Out, Mixer 2 In, Mixer 2 Out

ESP (External Signal Processor):

Usa o áudio que entra como acionador (trigger) ou fonte CV.

Modulação:

Original DAR e HADSR EGs 1 & 2, original MG (com MIDI sync), Sample-and- Hold, MVCA; 4 Envelopes multi-stage adicionais, 4 LFOs adicionais por voz e 4 Mixers AMS.

[Polysix EX]

Osciladores:

VCO:

Saw, Pulse, PWM

Sub Oscilador:
Desligado, 1 oitava abaixo, 2 oitavas acima

Filtro:

Filtro auto-ressonante Low Pass de 24dB/octave

Efeitos:

Polysix Chorus, Phase, e Ensemble integrados

Arpejador:
Arpejador integrado MIDI-sync com Range, Mode e Latch ajustáveis.

Modulação:

Original ADSR EG e MG (com MIDI sync), 2 Envelopes multi-stage adicionais, 2 LFOs adicionais por voz e 4 Mixers AMS.

[Combinações]

Número de Timbres:
16 Máximo

Funcionalidade Master Keyboard:

Split de keyboard e velocity, layers, e crossfade de até 16 Programas ou aparelhos compatíveis com controle MIDI.

Advanced Vector Synthesis:

Controla o volume dos osciladores e sínteses, além de parâmetros de efeitos através do Joystick vetor e o Vector Envelope sincronizado no compasso.

[Drumkit]

Sistema:
Samples estéreo/mono configuráveis com 8 zonas de velocity por oscilador (com funções crossfade)

[Sampleamento]

Sistema:
Open Sampling System (resampling, In-Track sampling)

Bit Depth/Frequência de Sampleamento:

RAM: 16-bit/48 kHz estéreo/mono sampling
DISK: 16 ou 24-bits/48 kHz estéreo/mono sampling

Tempo de Sampleamento:

RAM: Variável conforme memória PCM RAM disponível.
DISK: Máximo de 80 minutos estéreo (879MB – 16bits)

Samples:

4.000 samples/1,000 multisamples (128 índices por multisample)

Ripping:

Amostra direta (ripping) de CD de áudio (CD-DA)

Formatos:

Formato Korg, AKAI S1000/S3000 data (com conversão avançada de parâmetros de Programa), SoundFont 2.0, AIFF, e formatos WAVE

Edição:

Time Stretch, Time Slice, Crossfade Loop, e outros recursos padrão de edição.

[Efeitos]

Insert Effects: 12
Stereo in / stereo out

Efeitos Master:
 2 
Stereo in / stereo out 

Efeitos Totais:
 2 
Stereo in / stereo out

Timbre EQ:

High, low, e mid

Tipos de Efeitos:
185

Modulação:
Dynamic Modulation e Common LFO

Vias de Controle de Efeitos:

2 side chains estéreo

Presets de Efeitos:
783
Máximo de 32 por 1 efeito (Preset de Usuário)

[KARMA]

Módulos KARMA:
Um módulo no modo Programa, quatro módulos nos modos Combinação e Sequencer.

Efeitos Gerados (GE):

2.048 presets, 1.536 Users (96 vêm pré-carregados)

Controladores:

On/Off, Latch, Chord, Assign, Module, Control, KARMA Realtime Control Sliders [1] – [8], KARMA Scene [1] – [8], KARMA Switches [1] – [8], KARMA Wave-Sequencing, GE Sub Category, Freeze Randomize, Time Signature Control, Tempo Synchronize, Auto RTC (Real Time Control) setup.

[Drum Track]

Padrões de Drum Track:
697 presets (com os mesmos padrões de preset do MIDI Sequencer)

[Sequencer/HDR]

Tracks:
16-pistas sequenciador MIDI + 16-pistas gravador hard disk + pista master. 

Número de Songs:

200 songs

Resolução:

1/480

Andamento:

40,00 – 300,00 (resolução de 1/100 BPM)

Memória máxima:

400.000 eventos MIDI ou 300,000 eventos de áudio

MIDI
Tracks:
16 pistas + master track
697 presets/100 padrões de usuário (por música)
18 presets/16 songs “template” (modelo) do usuário

Formato:
 
Formato Korg (Kronos, OASYS), Formatos SMF 0 e 1.

Faixas de Áudio:

16-pistas de reprodução, 4-pistas de gravação simultânea, Formato de arquivo WAV 16bit/24bit.

Tempo máximo de gravação de um só arquivo (mono):
80 minutos 

Automação:

Volume, Pan, EQ, and Send1/2; 5,000 regions (max.), Event Anchors, Ajuste BPM

RPPR (Realtime Pattern Play and Record):

1 configuração de Pattern por música.

[Geral]

Modo Disco:
Load, Save, Utility, audio CD burning, audio CD playback, função data filer (save/load MIDI System Exclusive data), CD-R/RW (UDF format read/write), ISO9660 Level 1. *6

*6 – Necessário usar com USB CD Drive externo, etc.

Controladores:

Vector joystick, joystick, ribbon controller, chaves 1 & 2

Superfície de Controle:

Chaves de Controle Programável:
Configura a superfície de controle para Timber/Track, Audio, External, Realtime Knobs/KARMA ou ajuste de timbre.

Mixer Knobs Switch:

Configura os Knobs do Mixer para Channel Strip ou Pan individual, Chave Reset Control, Chave Solo, Knobs 1-8, Chaves 1-8 (Fileira superior), Chaves 1-8 (Fileira inferior), Sliders 1-8, Master Slider

Controle KARMA:

On/Off, Latch, Configuração de Acorde, modulo Control

Visor:

Interface gráfica TouchView de 8 polegadas TFT, SVGA (800 x 600 pontos), brilho ajustável

SAÍDAS

L/MONO, R:
1/4” Balanceada; 170 ohms Stereo; 85 ohms Mono (L/MONO Only), Nível Nominal : +4.0 dBu, Nível Máximo: +16.0 dBu (quando impedância é 600 ohms or maior)

Individual 1-4:
1/4” Balanceda; 170 ohms Stereo; 85 ohms Mono, Nível Nominal: +4.0 dBu, Nível Máximo: +16.0 dBu (quando impedância é 600 ohms or maior)

Fones de Ouvido:
1/4” stereo phone jack, impedância de saída: 33 ohms, Maximum Level: 60+60 mW (quando impedância é 33 ohms),

S/P DIF:
Optical, 24-bit, IEC60958, EIAJCP-1201, 48 kHz, (o mesmo sinal da L/MONO, R)

USB-B:
24-bit, 48 kHz, 2 channels (the same signals as L/MONO, R)

ENTRADAS

Entradas de Áudio 1 e 2:

1/4” Balanceda; Impedancede Entrada: 10 kohms, Nível Nominal: +4.0 dBu, Nível Máximo: +16 dBu, Inpedância de Fonte: 600 ohms, S/N: 95 dB (Típica), Faixa Dinâmica: 95 dB (Típica), Crosstalk: 95 dB (at 1 kHz, Típica)

S/P DIF:
Optical, 24-bit, IEC60958, EIAJCP-1201, 48 kHz

USB-B:
24-bit, 48 kHz, 2 canais

Entradas de Controle:
Damper pedal (compatível com meio-pedal
Switch configurável
Pedal configurável

MIDI:
In, Out, Thru

USB
USB A (Type A) x 2 (para conexão com aparelhos USB externos)
USB B (Type B) x 1 (interface MIDI/áudio, MIDI: 1 (16 canais) entrada / 1 (16 canais) saída, Áudio: 2 canais entrada / 2 canais de saída
2 portas USB de alta velocidade (suporta até 480Mbps)

Especificações Principais:
Resposta de Freqüência: 20Hz-22kHz, +/-1.0dB, 10k Ohms com carga
THD+N: 20Hz-22kHz, 0.01%, 10k Ohms com carga (típico)
S/N: 95dB (típico)
Faixa Dinâmica: 95dB (típico)
Crosstalk: 95dB, at 1kHz (típico)

Drives de Disco:
30GB Estado Sólido SSD (2.5”)

Consumo:
60 W

Dimensões: (L x P x A)
88-teclas: 1.455 x 411 x 145 mm
73- teclas: 1.243 x 411 x 145 mm
61- teclas: 1.052 x 362 x 134 mm

Peso:
88- teclas: 23.0 kg
73- teclas: 20.3 kg
61- teclas: 12.5 kg

Acessórios:
Cabo AC, Guia Quick Start, Acessório DVD Disk (Restore Data, KORG USB Driver, Manual PDF, etc.)

[Opcionais]

EXP-2: Foot Controller 
DS-1H: Damper Pedal
PS-1: Pedal Switch
PS-3: Pedal Switch

*Áudio processado com INFINITY.

* Desenvolvido sob licença de patentes de modelagem física (listadas em http://www.sondius-xg.com) de propriedade da Stanford University, USA e Yamaha Corporation.

* Aparência e especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.

REQUERIMENTOS DE SISTEMA:

Macintosh:

Windows:

Todas as especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.