TRITON EXTREME

TRITON EXTREME - O FENÔMENO AZUL
Não tem pra ninguém! Esse é o TRITON com atitude. O novo e agressivo TRITON EXTREME da KORG arrebenta com os limites de tudo o que foi feito até agora, mantendo a família TRITON como a escolha preferida de dezenas de milhares de músicos, produtores e arranjadores ao redor do mundo. O EXTREME vem de fábrica com circuito valvulado, duas portas USB, saída e entrada digitais, armazenamento de dados em CompactFlash e abarrotado de sons. É a série TRITON levada ao EXTREMO!

MAIS DO QUE OS OLHOS PODEM VER
Debaixo do exterior azul do TRITON EXTREME você encontra fervilhando 160MB de formas de onda ROM recém saídas do forno – cinco vezes mais ROM do que no TRITON clássico. Essa ROM maciça inclui novas amostras – guitarras expressivas (ambas, acústicas e elétricas), instrumentos de madeira e metais capturados com seu vibrato natural, órgãos vintages, corais autênticos, e um piano de cauda totalmente novo – só para começar a conversa. O TRITON EXTREME também inclui todas as amostras de sons das placas de expansão Trance Attack, Orchestral Collection e Vintage Archives; inclui também o melhor material das coleções Dance Extreme, Studio Essentials e Pianos/Classics; e, é lógico, inclui todos os sons encontrados no top de linha TRITON Studio.

UM MUNDO DE SONS
Quando entramos nos sons do TRITON EXTREME, nós encontramos uma quantidade gigantesca e quase incalculável de timbres. A programação de fábrica, criada pelos maiores cobras da programação de timbres, inclui inacreditáveis 1,344 Programas e 50 Drum Kits. Adicione a isso 1.280 Combinações, cada uma delas composta de oito Programas com divisão de teclado, sobreposição de sons, alocação de dinâmica e mapeamento por zonas na extensão do teclado. Nós ainda não acabamos; some-se a isso bancos de sons GM Nível 2 com 256 Programas e nove Drum Kits. Vamos colocar a coisa da seguinte forma: digamos que você queira passar meros 10 segundos checando cada som de fábrica do TRITON EXTREME. Esteja preparado para fazer muitas horas extras depois do expediente...

LOCOMOTIVA SEM FREIOS PARA CRIAÇÃO SONORA
Dois geradores de tom idênticos se combinam para fornecer uma generosa polifonia de 120 vozes. A tecnologia Hyper Integrated HI de síntese da KORG proporciona qualidade de áudio de tirar o fôlego e um incrível estágio de controle na edição dos sons.Cada oscilador é processado através de um filtro multi-modo e por múltiplos geradores avançados de envoltória, garantindo uma precisa modelagem sonora. Cada um dos dois LFOs oferece 21 formas de onda, e cada LFO pode ser sincronizado com o arpejador, seqüenciador, ou com outros aparelhos MIDI externos. Adicionalmente, você pode injetar combustível novo para dentro dos seus sons usando 42 tipos de fonte alternada de modulação (AMS) e 51 tipos de destinações de modulação. Faça todo mundo comer poeira ampliando a polifonia do seu TRITON EXTREME em 6 vozes com a instalação da placa opcional EXB-MOSS, que possui um sintetizador de modelagem DSP derivado do lendário teclado Z1 da KORG.
Arpejadores polifônicos duplos podem metralhar cascatas de notas, mantendo um groove, ou até gerar um Pattern com dedilhado de violão. Você recebe de fábrica 489 padrões de Arpeggiator (arpejador).

UM SAMPLER BORBULHANDO
Sem igual como sintetizador, o TRITON EXTREME também é um robusto sampler de 48kHz em 16-bit. O exclusivo Sistema Aberto de Amostragem (OSS) da KORG destrava todo o poder e benefícios de samplear em qualquer modo. Isso abre a porta para vocêresamplear suas performances criativamente – incluindo performances realçadas pelas reproduções do seqüenciador e arpeggiators. Funções Auto-Setup otimizam automaticamente múltiplos parâmetros para uma variedade de situações de sampleamento.
Até aqui, uma das mais importantes características da máquina de samplear do TRITON EXTREME é a “In Track Sampling”, onde você pode gravar áudio diretamente para o seqüenciador conforme ele toca. As possibilidades são infinitas, mas agora você pode adicionar linhas de vocais, solos de guitarras e outras performances em áudio para suas músicas seqüenciadas! Finalmente, você pode samplearou resamplear diretamente para mídias CompactFlash ou Microdrive. Músicas resampleadas e salvas nessas mídias podem ser convertidas para áudio .WAV e queimadas num CD via porta USB.
Expansível até 96 MB, o TRITON EXTREME vem de fábrica com 16 MB de memória RAM para amostras. As memórias RAM opcionais podem ser convenientemente instaladas através de uma portinhola no painel frontal. O sampler é abastecido com um conjunto completo de ferramentas para dar assistência na edição das amostras – incluindo as funções Time Slice, Loop, Truncate e Time Stretch. O TRITON EXTREME é compatível com formatos de dados .WAV, AIFF, AKAI S1000/S3000 e KORG. A função Advanced Conversion Load permite carregar programas AKAI dentro de um novo Programa ou Combinação com os parâmetros preservados das configurações de filtros, envoltórias e velocity switching, todos dentro de uma compatibilidade elevada.

EFEITOS TURBINADOS

Nosso novo circuito valvulado VALVE FORCE pode ser usado como um efeito de inserção ou nas saídas finais, adicionando a justa quantidade de calor ou “rosnado” que o seu som precisa para encorpar. Você pode mesmo samplear um som externo através do circuito Valve Force para o som compartilhar da “qualidade valvulada”. O circuito Valve Force já foi testado e aprovado nos módulos da KORG da linha Electribe. o ESX-1 e EMX-1. A versão instalada no TRITON EXTREME reproduz essa capacidade de encorpar o som, como também incorporou um elemento Ultra Boost especialmente projetado para “sujar o som sem empastelar”, ou seja, fazer o teclado soar como os instrumentos antigos.
Em adição ao circuito Valve Force, o TRITON EXTREME também serve de bandeja cinco efeitos de Inserção, dois efeitos Master em estéreo, assim como um efeito Master de equalização, totalizando até oito efeitos simultâneos. Múltiplos timbres podem ser roteadospara um mesmo efeito de Inserção, e você pode também encadear efeitos de Inserção para criar seus próprios multi-efeitos. Os efeitos Master podem caminhar lado a lado ou em série para máxima flexibilidade. Os parâmetros dos efeitos são facilmente editáveis, podem ser modulados em tempo real e são salvos com o som. Efeitos de inserção são extraídos de 102 tipos, e existem 89 tipos de efeitos Master. Efeitos podem ser aplicados tanto para sons internos quanto para sons externos, mesmo para um som que está sendosampleadoResampleando um efeito usado numa performance, você pode liberar efeitos para usá-los quantas vezes precisar ao repetir esse processo.

FIQUE NO CONTROLE
Como você pode controlar um animal com tanto poder e força?
Em adição ao poderoso e intuitivo visor TouchView™, o TRITON EXTREME oferece uma gama única de controles para usar ao vivo, incluindo Joystick e Ribbon (controlador de fita sensitiva) com duas chaves configuráveis. Quatro botões de controle em tempo real podem ser alternados entre várias funções, como os parâmetros do Valve Force (Ajuste de Entrada, Ultra Boost, Ganho da Válvula, Nível de Saída), funções de edição sonora (Abertura do Filtro - Cutoff, Ressonância, Intensidade da envoltória – EG e Release), ou quaisquer quatro parâmetros à sua escolha, incluindo controles MIDI para controlar equipamentos externos. O painel traseiro acomoda múltiplos tipos de pedais que podem ser configurados para uma variedade de funções.

ALÉM DO SEQUENCIADOR
O TRITON EXTREME é um instrumento de desempenho desafiador, e isso o torna uma incrível ferramenta de composição musical. Dezesseis pistas, 200 músicas e 200.000 notas de capacidade são apenas o começo. Modos de gravação em tempo real, passo à passo, em looping, ou baseados em padrões – Patterns, permitem que você capture suas idéias musicais do seu jeito. Seqüenciar é muito mais do que simplesmente gravar e reproduzir, e o TRITON EXTREME disponibiliza as ferramentas para você lapidar suas músicas com todos os detalhes necessários e desejados. Funções de Quantize tornam sua batida mais precisa, ou adicionam “molho” a um ritmo “muito certinho”. Vinte e quatro parâmetros de Ajuste de Tonalidade permitem que você edite rapidamente seus timbres escolhidos em qualquer pista, sem precisar sair do seqüenciador, e deixam os programas originais intocados. Gravação de Sys Ex permite que você automatize o seu mix de várias maneiras novas e criativas: silenciando pistas, solando outras, carregando novos efeitos durante diferentes partes da música, e muito, muito mais. O TRITON EXTREME também usa Templates pré-programados para músicas, dando a você um “chão” para começar a gravar sem a necessidade de ajustes intermináveis. Cada Template configura timbres para cada pista, configura e endereça efeitos, e pode até mesmo oferecer uma variedade de padrões rítmicos para deixar você seguir em frente. Existem dezesseis Templates disponíveis, cada um deles preparado para um diferente estilo musical. Você pode criar seus próprios dezesseis Templates, eliminando com isso passos repetitivos de programação no momento em que suas idéias estiverem fervendo de criatividade.
Se você preferir trabalhar com sua música por partes, você pode compor pequenas músicas individuais para os versos, o coro, as passagens, etc. A função Cue List permite amarrar essas partes todas juntas, na ordem ou repetição que você desejar. Uma vez que você decidiu a ordem correta – e você pode tentar várias versões – simplesmente converta a Cue List numa só canção. É uma função ideal para compor trilhas e músicas com várias seções. Você pode também até criar seus sucessos construídos de pequenos blocos. Pequenos padrões seqüenciados podem ser configurados e alocados em notas individuais para serem reproduzidos pelo teclado, isso com a função da KORG chamada RPPR – Real Pattern Play and Record.

MÚSCULOS ATRÁS DOS BASTIDORES
Não é só o que está na cara que conta. O painel traseiro do TRITON EXTREME é munido com tudo que um sintetizador moderno deveria ter. Em adição às saídas de áudio direita/esquerda, existem quatro saídas individuais configuráveis, ideais para separar timbres que necessitam de tratamento isolado, como baixo, bumbo, click de guia, etc. Duas entradas de áudio com chave ajustável para sinal de microfone ou linha e botão de nível de ganho permitem você samplear de uma ampla variedade de fontes sonoras, como também acessar os efeitos internos. Saída e entrada digitais de áudio são fornecidas em formato ótico S/P DIF. Você também encontrará uma abertura para cartão de mídia CompactFlash, conectores MIDI e entradas para pedais.

BEM-VINDO AO UNIVERSO USB
Nós reservamos o melhor para o final. Você encontra duas portas USB que abrem um mundo de possibilidades. Conectando uma unidade opcional de CD-R/RW na porta USB “A”, músicas do TRITON EXTREME convertidas internamente como arquivo .WAV podem ser queimadas num CD. Essa porta também permite a utilização de unidades de armazenamento compatíveis USB. A porta USB “B” é usada para conectar o TRITON EXTREME a um computador externo e acessar o cartão opcional CompactFlash que estiver inserido no slot, permitindo com isso o compartilhamento de arquivos.

UM NÃO É SUFICIENTE
O TRITON EXTREME está disponível em modelos de 61 e 76 teclas, ambos com teclado tipo sintetizador e com resposta à velocidade e pressão. A versão em 88 teclas é equipada com nosso melhor teclado, o RH2 - Real Weighted Hammer Action2, que apresenta ação de martelo gradual e progressiva, como também sensibilidade à pressão e uma autêntica sensibilidade de piano.
Experimente o novo TRITON, e eleve seu desempenho ao EXTREMO!

ESPECIFICAÇÕES DO TRITON EXTREME

Método de Geração de Som:
Sistema de síntese HI (Hyper Integrated)

Gerador de Som:
Sistema de som HI - taxa de amostragem de 48 kHz,
160 Mbyte PCM ROM, 962 multisamples
1.175 drum samples

Sampling:
16 bit
Sampling e resampling estéreo/mono de 48 kHz
16 Mbytes de memória padrão, expansível até 96 Mbytes
Máximo de 1.000 multi-samples / 4.000 samples (amostras)
Até 128 índices podem ser alocados para um multisample.
Podem ser carregadas amostras nos formatos AIFF, WAVE, AKAI S1000/S3000 e formato KORG.

Fonte Sonora:
60 vozes, 60 osciladores (modo single) / Máximo de 120 vozes (120 osciladores)
30 vozes, 60 osciladores (modo double) / Máximo de 60 vozes (120 osciladores)
6 vozes adicionais com a placa sintetizadora opcional EXB-MOSS

Teclado:
TRITON EXT88 = 88 teclas pesadas – sistema RH2
TRITON EXT76 = 76 teclas
TRITON EXT61 = 61 teclas
todos com sensibilidade à velocidade e à pressão aftertouch

Efeitos:
Sistema Multi-efeito digital estéreo
2 efeitos Master (entrada mono, saída estéreo)
5 efeitos de inserção (entrada/saída estéreo)
1 EQ Master (3-bandas estéreo)

Valve Force:
Sistema com circuito Ultra Boost
Válvula de tubo a vácuo 12AU7

Número de Efeitos:
102 de inserção
89 efeitos Master

Programas/Combinações:
1.536 Programas do usuário (1,344 Preload de fábrica)
128 Programas adicionais com a placa sintetizadora opcional EXB-MOSS
1.536 Combinações do usuário (1,280 Preload de fábrica)
144 drum kits do usuário (50 Preload de fábrica)
256 programas + 9 drum kits GM Nível 2

Seqüenciador:
16 pistas, 16 timbres, resolução de 1/192
150 presets/100 patterns do usuário por música (song)
200 songs, 20 cue list, capacidade máxima de 200 mil notas.
Lê e escreve Standard MIDI File (formato 0 e 1)

RPPR (Realtime pattern Play / Recording):
set por Song
74 patterns por set
150 Patterns Presets

Arpejador:
patterns presets
507 padrões do usuário (489 Preload de fábrica)

Controladores:
Joystick para Modulação e Pitch Bender
Ribbon (fita sensitiva)
2 botões configuráveis (Switch 1 e 2)
4 potenciômetros configuráveis
3 potenciômetros de controle para o Arpeggiator

Entradas de Controle:
Pedal configurável
Pedal Damper

Saídas:
Estéreo 1/L/MONO e 2/R
Individuais 3, 4, 5 e 6
S/PDIF (ótica digital 24 bits, 48 kHz)

Entradas:
1 e 2
Chave de ajuste LINE/MIC
Botão de nível de ganho
S/PDIF (ótica digital 24 bits, 48 kHz)

Abertura – slot - para cartão opcional:
CompactFlash
Microdrive
Ambos compatíveis somente com +5V

MIDI:
IN, OUT, THRU

Interface:
USB Tipo A (para mídias externas USB)
USB Tipo B (para PC)

Visor:
Interface Gráfica TouchView™ de 320 x 240 pontos

Alimentação:
117 Volts / 60 Hz

Consumo de Energia:
38 Watts

Dimensões:
TRITON ST88 = 1.452,0mm (comp.) x 419,6mm (larg.) x 143,6mm (alt.)
TRITON ST76 = 1.315,5mm (comp.) x 359,9mm (larg.) x 117,2mm (alt.)
TRITON ST61 = 1.108,5mm (comp.) x 359,9mm (larg.) x 117,2mm (alt.)

Peso:
TRITON ST88 = 28,5kg
TRITON ST76 = 16,9kg
TRITON ST61 = 14,4kg

Acessórios:
Cabo de Energia
Manual do Usuário em Português
CD-ROM (Driver USB-MIDI da KORG para Windows XP)

Opcionais:
PS-1 (pedal de sustain)
DS-1H (pedal de sustain modelo piano)
EXP-2 e XVP-10 (pedais de volume e expressão)


COMPATIBILIDADE
Macintosh - Sistemas Operacionais:
Mac OS 9.0.4 ou posterior, Mac OS X ou posterior para usar armazenagem USB
Mac OS X v10.2 ou posterior para usar USB MIDI

Macintosh – Computadores:
Apple Macintosh compatíveis com os sistemas acima e com porta USB

Windows – Sistemas Operacionais:
Microsoft Windows 98/Me/2000 SP3 ou posterior/XP para usar armazenagem USB
Microsoft Windows XP Home Edition / Professional para usar USB MIDI

Windows – Computadores:
PC compatível com Windows XP e com porta USB (é recomendada Intel USB Host Controller)

Todas as especificações estão sujeitas à alteração sem aviso prévio.