O sintetizador monofônico KORG® MS-20, originalmente introduzido em 1978, é um instrumento cultuado até os dias de hoje, graças a seu som robusto e espesso, seu poderoso e icônico circuito de filtro analógico, e suas versáteis opções de encaminhamento de sinal. Mais de 300.000 pessoas puderam usufruir dos sons distintos do MS-20 original, do plug-in MS-20 para computador, ou do aplicativo iMS-20 para iOS.
Hoje, os sons do MS-20 renascem em hardware, como o MS-20 mini. Os mesmos engenheiros que desenvolveram o MS-20 original reproduziram perfeitamente seu circuito para se acomodar em um gabinete em 86% do tamanho original, mantendo ainda assim a aparência distinta do modelo original.
O MS-20 mini irá surpreender você com seu som de sintetizador analógico absolutamente autêntico.
Cinqüenta anos se passaram desde a fundação da KORG®, e novamente colocamos as mãos em um sintetizador analógico. Tomamos cuidados especiais para reproduzir completamente as especificações originais do MS-20. O circuito analógico que desenhamos há 35 anos ainda proporciona o mesmo som inconfundível e poderoso, de ultra-graves a ultra-agudos.
O patch book do MS-20 foi criado para todas as reedições de hardware atuais do MS20. Ao contrário do patch book original criado na década de 1970, esta coleção é voltada para gêneros musicais mais modernos, demonstrando a contínua desejabilidade do MS-20 mais de 36 anos depois. Os patches são derivados do aplicativo KORG iOS iMS-20, dando uma bela visão gráfica do painel do MS-20, facilitando assim a configuração desses ótimos sons.
O MS-20 mini replica detalhadamente o MS-20 original. Um time de desenvolvimento liderado pelos próprios engenheiros originais trabalhou para recriar o circuito original, e quando foi necessário substituir uma parte, estes engenheiros tomaram as decisões baseando-se em audições cuidadosas, para reproduzir fielmente o som original. De fato, o MS-20 possui um som de certa forma mais brilhante e de extrema qualidade pois seu som é o de um MS-20 original em condição de novo, no momento em que deixou a fábrica, antes do desgaste dos componentes.
O MS-20 mini reproduz o distinto sistema de síntese do MS-20; dois osciladores com ring modulation e geradores de envelope com hold e delay. O VCA mantém o design básico do original, mas foi modificado para produzir menos ruído.
Uma das melhores características do MS-20 eram seu poderosos filtros, que proporcionavam ressonância em ambos os filtros low-pass e high-pass. Maximizando a ressonância, era possível fazer o filtro auto-oscilar como um oscilador, produzindo uma modificação de timbre distinta e dramática, aclamada como inimitável, e usada posteriormente no monotron e no monotribe. O circuito de filtro foi modificado durante a vida do MS-20; o MS-20 mini usa o filtro mais antigo, que se mostrou superior devido ao seu som radical.
O ESP (External Signal Processor) carrega o espírito do MS-20, permitindo usar a afinação ou o volume de uma fonte de áudio externa para controlar o sintetizador. Por exemplo, você pode inserir uma guitarra e usar o MS-20 mini como um sintetizador de guitarra, ou inserir um microfone e usá-lo como um sintetizador de voz.
O sistema de encaminhamento de sinal proporcionado à direita do painel permite criar sons complexos conectando cabos para modificar as conexões entre as diversas unidades de síntese. As possibilidades são limitadas somente pela imaginação do usuário, diferentes combinações de entrada/saída de modulação e trigger, sample and hold, e noise generator podem produzir uma incrível variedade de sons. Fazendo as conexões de acordo com a carta de fluxo impressa no painel, até mesmo um iniciante pode começar a tomar vantagem destas possibilidades imediatamente.
O conceito de design do MS-20 começou baseando-se na organização vertical de sintetizadores modulares maiores e mais caros de sua época, e então criando uma versão mais portátil, barata, e fácil de usar.
Para torná-lo ainda mais portátil, o MS-20 foi encolhido para 86% de seu tamanho original. Apesar do tamanho reduzido, cuidados meticulosos foram tomados para reproduzir fielmente o design dos knobs e as impressões no painel. Os cabos de patch foram mudados de 1/4” para mini plugs, e o novo teclado é também reduzido em 86% do tamanho original.
Nossos esforços para permanecermos fiéis ao original não foram limitados somente ao instrumento. Até mesmo a embalagem do MS-20 original, seu manual e sua carta de ajustes que explica como criar sons. Agora você pode experimentar o MS-20 assim como foi durante seu lançamento original em 1978.
O MS-20 mini possui um conector MIDI IN para receber mensagens de notas, e um conector USB MIDI para transmitir e receber mensagens de notas. Você pode até mesmo conectar o MS-20 mini a seu computador e tocá-lo a partir de um seqüenciador.
Especificações
<Seção de Controle>
Teclado:
C-C 37 notas (3 oitavas), mini teclado desenhado especificamente para o MS-20 mini.
Voltage Controlled Oscillator 1 (VCO 1):
Escala (32', 16', 8', 4') (6 oitavas, +cent, -cent)
Formas de onda (Triangle, Sawtooth, PW-Square, White Noise) (4 modos)
Ajuste de largura de pulso 1:1 - 1: infinity
Voltage Controlled Oscillator 2 (VCO 2):
Escala (16', 8', 4', 2') (6 oitavas, +cent, -cent)
Formas de onda (Sawtooth, Square, Pulse, Ring modulator) (4 modos)
Afinação (± 1 octave)
VCO Master control: Master tune (± 100cent):
Portamento (max. 10sec)
Intensidade de modulação de frequência através de MG/T.EXT (-5V - +5V)
Intensidade de modulação de frequência através de EG1/EXT (-5V - 0V)
VCO Mixer:
VCO 1 Level
VCO 2 Level
Voltage Controlled High Pass Filter (VCF HPF):
Freqüência de corte (50Hz - 15,000Hz)
Pico (flat - auto OSC)
Intensidade de modulação de frequência de corte através de MG/T.EXT (-5V - +5V)
Intensidade de modulação de frequência de corte através de EG2/EXT (-5V - +5V)
Voltage Controlled Low Pass Filter (VCF LPF):
Frequência de corte (50Hz - 15,000Hz)
Pico (flat - auto OSC)
Intensidade de modulação de frequência de corte através de MG/T.EXT (-5V - +5V)
Intensidade de modulação de frequência de corte através de EG2/EXT (-5V - +5V)
Envelope Generator 1:
Delay time (10seg)
Attack time (10seg)
Release time (10seg)
Envelope Generator 2:
Hold time (20seg)
Attack time (10seg)
Decay time (10seg)
Sustain level (0V - 5V)
Release time (10seg)
Modulation Generator (LFO):
Formas de onda (Positive Sawtooth - Triangle - Negative Sawtooth, Wide Pulse - Square - Narrow Pulse)
Freqüência (0.1Hz - 20Hz)
Controles manuais:
Control wheel (com click no centro)
Momentary switch -->GND
Chave de Energia e Volume:
Volume
Indicadores:
LED (KBD trigger, Modulation Generator rate, Power ON )
< External Signal Processor >
Seção de Controle:
Input signal level
Low cut frequency (50Hz - 2,500Hz)
High cut frequency (100Hz - 5,000Hz)
CV adjust
Threshold level
Entradas e Saídas:
Signal In
Amplifier Out
Band pass filter Out
CV Out (0 - +8.4V)
ENV Out (0 - +5V)
Trig Out (+5V-->GND)
Indicador (LED):
Indicador Peak
Indicador Trigger
< Patch Panel >
Teclado:
Voltagem de saída de controle do teclado (Exponential) (0 - +8V)
Saída de trigger do teclado (+5V-->GND)
Entrada de voltagem de controle VCO-1 + VCO-2 (resposta linear)(0 - +8V)
Entrada de voltagem de controle VCO-2 (resposta linear) (0 - +8V)
VCO:
Entrada externa de controle de freqüência VCO-1 + VCO-2 (OCT/V) (-5V - +5V)
VCF:
Entrada de sinal externo (3Vp-p max.)
Entrada de controle de freqüência de corte para External High pass filter (2OCT/V) (-5V - +5V)
Entrada de controle de freqüência de corte para External Low pass filter (2OCT/V) (-5V - +5V)
VCO + VCF:
Entrada de modulação externa Total (T.EXT)(-5V - +5V)
VCA:
Entrada externa de controle de ganho inicial (0 - +5V)
EG:
Saída de sinal normal de EG 1 (-5V - 0V)
Saída de sinal invertido de EG 1 (+5V - 0V)
Entrada de trigger de EG 1 + EG 2 (-->GND)
Entrada de trigger de EG 1 (-->GND)
Saída de sinal invertido de EG 2 (+5V - 0V)
MG:
Saída Triangle (Positive Sawtooth - Triangle - Negative Sawtooth) (5Vp-p)
Saída Rectangle (Wide Pulse - Square - Narrow Pulse)(0 - +5V)
Noise Generator:
Saída de ruído rosa (5Vp-p)
Saída de ruído branco (5Vp-p)
Sample and Hold:
Entrada de trigger Clock (-->GND)
Entrada de sinal Sample (5Vp-p max.)
Saída S/H (5Vp-p max.)
Modulation VCA:
Entrada de voltagem de controle (0 - +5V)
Entrada de sinal (-5V - +5V)
Saída de sinal (-5V - +5V)
Controles manuais:
Saída de Control wheel (-5V<--0V-->+5V)
Saída de Momentary switch (-->GND)
Saída de sinal:
Saída de sinal (mono 1/8" mini conector, 2Vp-p impedância de saída 3.5k ?)
Fones de ouvido:
Saída para fones de ouvido (1/8" mini conector estéreo, 33 ? 48mW)
USB:
Tipo B, USB-MIDI Input/Output
* Somente mensagens de notas (velocity não é usado) podem ser transmitidas e recebidas.
MIDI:
MIDI Input
* Somente mensagens de notas (velocity não é usado) podem ser recebidas.
Consumo de energia:
9W
Fonte de energia:
DC9V
Dimensões:
493 ×257 ×208 mm
Peso:
4.8 kg
Acessórios:
Adaptador AC (9V/1.7A), Cabos de Patch x 10, Manual do proprietário em Português
*Especificações e aparência sujeitos a alterações sem prévio aviso para aprimoramento.