O NAUTILUS eleva os limites do que um sintetizador de performance e workstation é capaz. Com o poder de nove mecanismos para governar uma nova aproximação em sons, sampling poderoso, gravação de áudio, efeitos e poder de processamento, simplesmente não existe outro sintetizador que ofereça mais a explorar sonicamente, com um fluxo de trabalho para conduzir você mais rápido que nunca. A Korg passou anos refinando todas as suas tecnologias digitais, analógicas, de processamento e de hardware, as oferecendo de uma forma que ajuda o músico a se conectar com o instrumento. O resultado é o incrivelmente poderoso e único NAUTILUS.
O NAUTILUS apresenta nove mecanismos de som dedicados para reproduzir realisticamente sons como pianos, pianos elétricos, órgãos e muito mais.
Para começar, o gerador de som SGX-2 aprimorado oferece expressividade delicada para capturar todas as nuanças de um piano acústico e o NAUTILUS apresenta as maiores bibliotecas de piano já colocadas em um instrumento; som de 12 camadas trocadas através de dinâmica, ressonância das cordas e mais. O gerador de som de piano elétrico EP-1 reproduz realisticamente sete tipos diferentes de sons de pianos elétricos famosos.
O mecanismo CX-3 - o coração de nossa cobiçada reedição do órgão CX-3 - cobre o distinto som de clássicos órgãos eletromecânicos baseados em tone wheels. Adicione a isto a síntese VPM/FM do mecanismo MOD-7, a modelagem analógica dos mecanismos PolysixEX e MS-20EX e a modelagem física do mecanismo STR-1 e você tem essencialmente um mecanismo para cada tipo de som que você procura. Usados juntos nos modos Program ou Combination, estes distintos mecanismos criam timbres completamente novos.
A aproximação para o som incluído no NAUTILUS iniciou-se com a Korg deixando de lado os preconceitos de como o som deve ser em workstations convencionais. Ao invés disso, focamos em expandir os limites de sampling e programação para criar classificações novas de programas divididos em três grupos:
Sons "Únicos":
O NAUTILUS traz para você distintos sons incluindo frases em loop, pianos do tipo "prepared", percussão e
mais. Muitos instrumentos encontrados em diferentes regiões ao redor do mundo podem ser difíceis de tocar,
mas as distintas frases tocadas nestes instrumentos estão incluídas no NAUTILUS. Use estas frases como
estão em suas músicas - deixe que sua imaginação seja seu guia. O NAUTILUS apresenta sons que foram
amostrados pela primeira vez para este instrumento, incluindo sons de piano do tipo "prepared" criados com o
posicionamento de diferentes objetos entre as cordas, ou sons do tipo "found percussion" obtidos através de
itens comuns sendo percutidos. Estes sons novos e misteriosos não somente proporcionam um sabor
inesperado para suas músicas, mas também oferecem possibilidades amplas para efeitos sonoros usados em
trilhas para cinema e TV.
Sons "Atuais":
O NAUTILUS também oferece os sons atuais que permeiam o cenário da música moderna, incluindo
sintetizadores, conjuntos de bateria, efeitos especiais e mais. Para sintetizadores, certifique-se de verificar os
sons EDM, electro e chiptune para começar. Além disso, o NAUTILUS apresenta mais de 50 tipos de conjuntos
de bateria - sons que refletem com mais força as mudanças na música no tempo. Os sons de efeitos especiais
oferecem material útil como bateria para dance music para criação de beats - sons que você pode colocar em
uso imediatamente.
Sons "Convencionais":
Agrupamos todos os mais importantes sons que um workstation precisa, incluindo piano, piano elétrico, guitarra,
baixo e mais, cobrindo todos os gêneros. Para o novo som de piano amostrado, gravamos também a adorável
ambiência sonora do estúdio e você pode misturar os sons de piano e ambiência como desejar. Um novo
modelo de piano elétrico com característica de som espessa foi adicionado, que funciona bem para estilos funky.
Adicionamos também muitas frases que permitem reproduzir reais performances de guitarra e baixo que os
tecladistas consideram muito úteis.
Com o controle DYNAMICS, você pode controlar instantaneamente as modificações de volume e resposta de timbre de acordo com a força aplicada ao tocar o teclado (velocity); e você pode personalizar este controle em tempo real para se adequar à pegada de teclado requerida para cada estilo e música. Mesmo ao tocar o mesmo som, você pode girar este controle para obter a pegada de estar tocando um som completamente diferente. Encontrando o ajuste ideal para seu estilo de tocar, você descobrirá ainda mais possibilidades que o NAUTILUS oferece.
Quando você ativa o controle DYNAMICS e o gira para a esquerda, o teclado responde mais suavemente ao seu modo de tocar, proporcionando uma ampla extensão de dinâmica. Isto permite tocar com expressão delicada ao usar piano apara acompanhamento de vocais e solo, o que reflete diretamente a dinâmica de sua performance. Por outro lado, girar o controle para a direita proporciona uma resposta de dinâmica mais estável. Isto destaca o som quando você está tocando em uma banda ou conjunto, o que funciona melhor ao tocar com uma pegada mais uniforme.
Os seis RT (Real Time) Knobs no topo esquerdo do painel permitem controle direto sobre modificações em sons de PROG e COMBI. Uma variedade de funções endereçadas a cada knob permite usufruir de modificações nos sons, como ponto de corte de filtro e profundidade de efeitos, tempo de gate, andamento e swing do arpeggiador ou trilha de bateria, tipo de caixa de bateria e mais. No modo COMBI, você pode agrupar timbres e controlar seus níveis com estes knobs. Além disso, você pode pressionar estes knobs no painel para travá-los no lugar, prevenindo modificações acidentais ao tocar. Por exemplo, você pode usar isto para habilitar somente os knobs mais usados no palco e pressionar aqueles que você não precisa.
Remodelamos a interface de usuário para o NAUTILUS, considerando que os controles do painel podem se tornar densos quando mais funções são adicionadas. A interface do NAUTILUS permite que o usuário encontre as coisas que está procurando uma vez compreendidos os princípios.
A tecla MODE permite visualizar o modo selecionado em uma única tela, de PROG e COMBI a Set List, sampling, sequence e global. Cada modo possui guias para cada função e as teclas PAGE oferecem edição mais detalhada com operações consistentes. Com a amigável navegação do NAUTILUS, você pode pressionar a tecla MODE a qualquer momento para retornar para o início caso esteja perdido. Um modo escuro está disponível para o display, usando preto como cor primária para reduzir cansaço nos olhos.
Seis teclas de acesso rápido estão disponíveis como teclas de atalho. O NAUTILUS oferece ainda quatro templates como continuação das funções amigáveis anteriores, que podem ser usados para selecionar modos como PROG e COMBI, como teclas de transporte para o sequenciador e assim por diante. Você pode selecionar seus próprios ajustes como desejar. Além disso, você pode endereçar livremente funções frequentemente usadas e salvar isto em um de quatro conjuntos.
Quatro cenas de padrões de arpeggio e trilha de bateria estão disponíveis, adequadas perfeitamente para cada PROG e COMBI. Estas são úteis para trocar entre cenas enquanto são reproduzidas, para uso ao improvisar durante uma performance, ou para expandir sua visão ao compor iniciando a partir de um som.
O NAUTILUS pode organizar todos os recursos que você precisa para seguir por toda uma música - ou um conjunto delas - usando o modo Set List. Através deste modo, o display TouchView pode abrigar teclas sensíveis ao toque em 16 cores; cada uma pode recobrar instantaneamente um som, sequência ou combinação - desconsiderando o modo de operação!
Você pode também selecionar diferentes cores de teclas, como ao desejar mudar as cores dentro de uma música enquanto toca ao vivo. Esta é uma poderosa função para situações que requerem controle rápido e preciso. O modo Set List adiciona também um EQ gráfico, permitindo controlar o timbre geral para que esteja adequado ao ambiente de apresentação.
O nervo central do NAUTILUS é o grande display colorido sensível ao toque WVGA de oito polegadas (800 x 480 pontos) da KORG.
Além de simplesmente selecionar sons e editar parâmetros com toques de seus dedos, a habilidade aprimorada de Touch Drag (tocar e arrastar) permite controla mais detalhado sobre valores de parâmetros. Instrumentos interativos e gráficos de painel proporcionam a habilidade de fazer de tudo, de ajustar a cobertura de um piano de cauda a conectar cabos de encaminhamento de sinal em um modelo de sintetizador virtual. O display TouchView abriga também uma conveniente função de busca, permitindo procurar (e ouvir) sons baseados em seus títulos.
Usando Open Sampling System da KORG, o NAUTILUS pode amostrar rapidamente uma fonte de áudio externa, desconsiderando o modo em questão - Program, Combination, ou Sequencer. O modo Open Sampling pode até mesmo reamostrar a performance do próprio NAUTILUS. O banco de amostras de usuário, que excede as conveniências da biblioteca de amostras EXs para amostras de usuário, permite customizar amostras para serem carregadas e reproduzidas, tomando vantagem da gigantesca capacidade de SSD.
Amostras nos formatos AIFF, WAV, SoundFont 2.0 e AKAI S1000/3000 podem ser carregadas na memória através de USB. Adicionalmente, você pode usar um adaptador USB Ethernet para compartilhar grandes quantidades de dados de amostras com seu computador em alta velocidade. Instrumentos ou amostras que você criou previamente em seu computador podem ser usados para construir um setup de produção musical baseado unicamente no próprio NAUTILUS.
O NAUTILUS apresenta uma seção de sequenciador/gravador que oferece 16 pistas MIDI e 16 pistas de áudio; um excelente recurso para registrar uma deslumbrante performance ou uma brilhante produção musical. O sequenciamento MIDI facilita a captura de ideias, inspirações e frases musicais de qualidade profissional usando as funções Drum Track e RPPR (Realtime Pattern Play/Recording).
O gravador de áudio de 16 pistas captura simultaneamente até quatro pistas de dados não comprimidos em 16/24-bit, em uma razão de amostragem de 48 kHz. Toque junto com as pistas gravadas, adicione efeitos e então reamostre o próprio NAUTILUS e coloque os arquivos WAV reamostrados diretamente em uma pista. Ao lapidar suas pistas, sinta-se a vontade para usar automação de mixer e funções de edição como copiar, colar e normalizar para obter os resultados desejados.
O NAUTILUS proporciona 16 efeitos internos para adicionar impacto as suas criações sonoras. Cada um dos 12 Insert Effects pode ser aplicado para timbres múltiplos ou individuais em uma combinação, ou para pistas múltiplas ou individuais em uma sequência. Além disso, dois Master Effects podem ser aplicados para mandadas 1/2 e dois Total Effects podem ser aplicados para todas as pistas no estágio final do som.
Um equalizador de três bandas separado está disponível para cada timbre, para cada pista de sequenciador e para cada pista de áudio, para ajustar balanços de timbre sutis ou para modificar criativamente o som geral.
Qualquer controlador USB-MIDI class compliant pode ser conectado diretamente ao NAUTILUS. Enderece funções para um controlador USB MIDI Korg com pads (nanoPAD, nanoPAD2, padKONTROL) para tocar partes de bateria e troque entre acordes com gatilhos de acorde em modo Chord.
Quando você troca entre sons em uma performance para estar preparado para a seção musical seguinte, ou quando você troca do modo Program para o modo Combination, o som que está soando no momento sempre tem prioridade e seus efeitos são preservados durante a troca de programa, assegurando uma transição sem cortes no som. Esta função também foi aclamada por músicos profissionais.
O teclado no modelo NAUTILUS de 88 teclas usa o sistema de ação real de martelos de quatro estágios construído no Japão, chamado RH-3. Este sistema de ação é mais pesado nas notas graves e mais leve nas notas mais agudas, para soberba tocabilidade. O modelo de 73 teclas apresenta o requerido teclado de toque leve de C a C, assim como o modelo de 61 teclas. Esta ação de teclado permite tocar partes de órgão com muitos glissandos, assim como solos de sintetizador que tomam vantagem da ampla extensão do teclado.
O modelo de 88 teclas apresenta luxuosos painéis laterais em madeira e os modelos de 73 e 61 teclas oferecem um design completamente novo com curvas que sobem de baixo da unidade para as laterais, modeladas de acordo com o nome NAUTILUS: O submarino Nautilus e o molusco cephalopod. Todos estes elementos tornam o NAUTILUS um instrumento distinto no palco, repleto de personalidade.
Conjunto gratuito de softwares musicais
O NAUTILUS vem com uma diversa variedade de softwares musicais da iZotope, incluindo "Ozone Elements"
que permite não somente criar músicas mas também masterizá-las usando AI, "Skoove" que ajuda você a
aprimorar suas habilidades no teclado, DAW em software "Reason Lite", assim como sintetizadores em software
da KORG e de outras marcas.
Em outras palavras, no momento em que você coloca suas mãos neste instrumento, você tem uma variedade de ferramentas para ajudá-lo a levar sua música para o próximo nível.
Sistema:
KRONOS System Version 3.0
Teclado:
88 teclas: RH3 (Real Weighted Hammer Action 3), A - C
73 teclas: Natural Touch Semi Weighted, C - C
61 teclas: Natural Touch Semi Weighted, C - C
Sensibilidade a Velocity suportada, after touch não suportado.
Tipos de Síntese: 9
SGX-2 Premium Piano (Acoustic Piano)
EP-1 MDS Electric Piano (Electric Piano)
HD-1 High Definition Synthesizer (PCM)
AL-1 Analog Synthesizer (Analog Modeling)
CX-3 Tonewheel Organ (Tonewheel Organ Modeling)
STR-1 Plucked String (Physical Modeling)
MOD-7 Waveshaping VPM Synthesizer (VPM Synthesis)
MS-20EX Component Modeling Technology (Analog Modeling)
PolysixEX Component Modeling Technology (CMT Analog Modeling)
Polifinia Máxima *1*2:
SGX-2: 100 vozes*3
EP-1: 104 vozes
HD-1: 140 vozes
AL-1: 80 vozes
CX-3: 200 vozes
STR-1: 40 vozes
MOD-7: 52 vozes
MS-20EX: 40 vozes
PolysixEX: 180 vozes
*1: Em raros casos, quando um grande número de efeitos de processamento intenso está em efeito
simultaneamente (por exemplo, mais de 14 O-Verbs), a polifonia pode ser levemente reduzida.
*2: Uma porção do processador multicore no NAUTILUS é dedicada para gerar vozes e uma porção separada é dedicada para gerar efeitos. O NAUTILUS aloca dinamicamente o processamento de vozes
entre os mecanismos como necessário. Os números máximos indicados se aplicam quando 100% do
processamento de vozes está dedicado para um único mecanismo.
*3: 100 notas em dual estéreo (equivalente a 400 vozes em mono)
Preset PCM:
496 MB / DISK 2.3G (ROM 1,771 Multisamples, 3,955 Drumsamples)
Bibliotecas de Expansão PCM Integradas:
EXs301: German2 D Piano
EXs302: Italian F Piano
EXs303: Japanese Upright U Piano
EXs304: Prepared Piano
EXs305: Historical Keyboards
EXs306: Vintage Keyboards 2
EXs307: Strings & Synths
EXs308: Guitar Collection
EXs309: Bass Collection
EXs310: World Essence
EXs311: Background Loops
EXs312: SFX & Hits
EXs313: Found Percussions
EXs314: Expansion Drums
Capacidade de PCM RAM:
Aprox. 2GB *4
*4: A memória disponível para o modo Sampling muda com base no uso de bibliotecas de expansão
PCM e bancos de amostras de usuário. Aproximadamente 760 MB estão disponíveis de fábrica (ao
carregar o arquivo chamado "PRELOAD.KSC).
Wave Sequences:
598 User, 377 Preload
Suporte para multisamples em estéreo, sincronia de notas individuais e ajustes de andamento.
Premium Piano:
Amostragem em estéreo de notas completas, amostradas cromaticamente em até 12 níveis de
dinâmica, sem looping
Ressonância de pedal e ruídos mecânicos são reproduzidos
Suporte para Una Corda
PCM:
EXs301 - German2 D Piano
12 níveis de dinâmica, inclui tipo/amostras Ambience Piano
EXs302 - Italian F Piano
12 níveis de dinâmica, sem amostras Una Corda
EXs303 - Japanese Upright U Piano
8 níveis de dinâmica
Exs304 - Prepared Piano
1-4 níveis de dinâmica
Tipos de Piano:
128
(Com os ajustes de fábrica, as 64 variedades de EXs6: German D Piano, EXs7: Japanese C Piano,
EXs12: SGX-1 Austrian D Piano, EXs17: Berlin D Piano não produzem som. Os opcionais devem ser
baixados. (Estes serão lançados posteriormente)).
Controle de Oscilador:
Damper Resonance, Damper Noise, Mechanical Noise, Note Release, Modeled String Resonance, Una
Corda.
MDS Electric Piano:
Pianos elétricos dos tipos Tine e Reed produzidos através de Multi-Dimensional Synthesis (MDS) e
efeitos vintage.
Electric Piano Model Types: 7
Tine EP I Early, Tine EP I Late, Tine EP II, Tine EP V, Tine EP DMP, Reed EP200, Reed EP200A
Controle de Oscilador:
Harmonic Sound Level, Attack Noise, Level, Release Noise Level, Attack Brightness, Hammer Width
Controle de Painel:
Tipo Tine:
Preamp Volume, Tone (Treble, Bass), Vibrate (On/Off, Intensity, Speed), Amp/Cabinet (On/Off, Drive)
Tipo Reed:
Preamp Volume, Tone (Treble, Bass), Vibrate (Intensity, Speed), Amp/Cabinet (On/Off, Drive)
Tipos de Efeito: 9
Small Phase, Orange Phase, Black Phase, Vintage Chorus, Black Chorus, EP Chorus, Vintage Flanger,
Red Comp, VOX Wah
Advanced Vector Synthesis:
Controle de volumes de osciladores e parâmetros de síntese e efeitos através do Vector Joystick e
Vector Envelope sincronizado com andamento.
Estrutura:
Single: somente OSC1, Double: OSC1 e OSC2.
O modo Double permite sobrepor duas vozes de sintetizador completamente separadas, cada uma com
seu próprio oscilador com troca via dinâmica, dois filtros, EGs, LFOs, etc.
Drums: Um conjunto de bateria, Double Drums: Dois conjuntos de bateria.
Osciladores:
8 zonas de dinâmica por oscilador, com troca, crossfades e sobreposição.
Cada zona pode reproduzir Multisamples em mono ou estéreo, ou Wave Sequences.
Filtros:
Dois filtros de múltiplos modos por voz (low-pass, high-pass, band-pass e band-reject), Quatro modos
de endereçamento de filtros (single, serial, parallel e modo 24dB)
EQ:
Três bandas com varredura de médios
Driver:
Driver não linear por voz e circuito low boost
Modulação:
Três envelope generators, dois LFOs por voz, common LFO, quatro key tracking generators, AMS
(Alternate Modulation Source), dois AMS mixers
Função Quick Layer / Split
Advanced Vector Synthesis:
Controle de volumes de osciladores e parâmetros de síntese e efeitos através do Vector Joystick e do
Vector Envelope com sincronia de andamento.
Modulação:
Common Step Sequencer, AMS (Alternate Modulation Source), Common LFO, dois Key Tracking
Generators
EQ:
Três bandas com varredura de médios
Osciladores:
Osciladores de aliasing ultra-baixo, OSC1, OSC2, Sub-oscillator e noise generator; ring modulation, FM
e Sync
Entrada de Áudio:
Áudio externo pode ser processado através de ring modulator, filter, driver, amp, e EQ
Filtros:
Dois filtros de múltiplos modos (low-pass, high-pass, band-pass e band-reject) com quatro modos de
endereçamento de filtros (single, serial, parallel e modo 24dB), modo Multi Filter (somente Filter-A;
mistura modulável de Low Pass, High Pass, Band Pass e entrada limpa, para criação de uma ampla
variedade de tipos de filtro e efeitos)
Driver:
Driver não linear por voz e circuito low boost
Modulação:
Cinco envelope generators, quatro LFOs por voz, dois AMS Mixers; Step Sequencer por voz..
Função Quick Layer / Split
Tonewheel Organ Modeling:
Tonewheels com sincronia de fase (modos clean e vintage), percussion, key click, wheel brake
Modo EX:
Quatro drawbars adicionais de especificação do usuário e função percussion expandida.
Efeitos Internos:
Rotary speaker, vibrato/chorus, amp modeling com overdrive, EQ de três bandas.
Controle de Drawbar:
Controladas através de nove sliders no painel frontal (via Tone Adjust)
Split:
Upper, Lower (mesmo em modo EX)
Modulação:
Dois AMS mixers
Cordas Fisicamente Modeladas:
Inclui modelagem física de damping, decay, dispersion, nonlinearity, harmonics, dual pickups e mais. A
maioria dos parâmetros de cordas pode ser controlada em tempo real.
Excitação de Cordas:
Três fontes independentes de excitação podem ser usadas simultaneamente: Pluck, Noise e PCM. 16
tipos de preset "pluck" com abertura modulável e randomização. Noise generator com saturação e low
pass filter dedicado.
Oscilador PCM:
Tecnologia de aliasing ultra-baixo da KORG, como introduzida no sistema HD-1; 4 zonas de dinâmica
por oscilador; usa quaisquer Multisamples em mono, incluindo ROM, EXs, User Sample Bank ou modo
Sampling. Suporta Virtual Memory.
Filtro de Excitação:
Filtro de múltiplos modos tipo 2-pole dedicado para dar forma a excitação de corda. O filtro pode ser
habilitado/desabilitado separadamente para cada fonte de excitação. Modos Low Pass, High Pass,
Band Pass e Band Reject
Entrada de Áudio e Feedback:
Possibilidade de passar áudio em tempo real através da corda, incluindo realimentação através de
efeitos. Realimentação modelada inclui distância e orientação de instrumento para amplificador
modulável.
Filtros:
Dois filtros de múltiplos modos por voz; Single, Serial, Parallel (com saída estéreo dividida) e modo
24dB (4-pole). Modos Low Pass, High Pass, Band Pass, e Band Reject.
Modo Multi Filter Mode (somente Filter A).
Mistura modulável de Low Pass, High Pass, Band Pass e entrada limpa, para criação de uma ampla
variedade de tipos únicos de filtro e efeitos.
Modulação:
5 Envelopes, 4 LFOs por voz, 2 Key Track generators, String Tracking generators, 4 AMS Mixers.
Waveshaping VPM Synthesizer:
Combina Variable Phase Modulation (VPM), Waveshaping ring modulation, PCM sample playback e
síntese subtrativa; capaz de converter e carregar arquivos SYSX.
Osciladores:
6 Osciladores VPM/Waveshaper/Ring Modulation:
Fase e afinação modulável por oscilador. 101 tabelas Waveshaper, Drive modulável e Offset. Use como
osciladores ou como Waveshapers ou Ring Modulators para outros sinais.
Oscilador PCM:
Tecnologia de aliasing ultra-baixo KORG, como instroduzida no sistema HD-1, 4 zonas de dinâmica por
oscilador. Usa quaisquer Multisamples mono, incluindo ROM, EXs, User Sample Bank ou modo
Sampling. Suporta Virtual Memory.
Entrada de Áudio:
Possibilidade de enviar áudio em tempo real através dos Osciladores VPM e filtros.
Filtros:
Dois filtros de múltiplos modos por voz. (modos Low Pass, High Pass, Band Pass, and Band Reject) ,
Dois tipos de looping de filtro (Parallel e 24 dB "4-Pole")
Modo Multi Filter (somente Filter A):
Mistura modulável de Low Pass, High Pass, Band Pass e entrada limpa, para criação de uma ampla
variedade de tipos únicos de filtro e efeitos
Painel de Encaminhamento de Sinal:
Suporta seleção de algoritmos pré-ajustados (78 tipos) e livre encaminhamento. Três mixers de 2
entradas e 1 saída para escalar e misturar áudio, totalmente moduláveis, com inversão de fase. Mixer
estéreo principal de 6 entradas com pan e volume moduláveis e inversão de fase.
Modulação:
10 Envelopes, 4 LFOs por voz, 9 Key Tracking generators, Step Sequencer por voz, 4 AMS Mixers
padrão e 4 AMS Mixers simples.
Osciladores:
Osciladores de aliasing ultra-baixo; VCO1, VCO2, Ring Mod, Pink e White Noise Generator
Entrada de Áudio:
Possibilidade de enviar áudio em tempo real através do mecanismo de síntese e ESP (External Signal
Processor)
Filtros:
Filtros auto-ressonantes de 12dB/oitava High Pass e Low Pass
Seção ESP:
Filtros 24dB/oitava Low Cut e High Cut, disponíveis por voz.
Painel de Encaminhamento de Sinal:
Áudio e modulação encaminháveis, em razões de áudio
Pontos de Encaminhamento:
Teclado:
Keyboard CV Out, Keyboard Trigger Out, VCO1+VCO2 CV In, VCO2 CV In
VCO:
VCO1+VCO2 External Frequency Control In, VCO1 Out, VCO2 Out
VCF:
External Signal In, External HP Filter Cutoff Frequency Control In, External LP Filter Cutoff Frequency
Control In, HPF Out, LPF In, LPF Out
VCO+VCF:
Total External Modulation In
VCA:
External Initial Gain Control In, VCA In
EG:
EG1 Envelope Signal Normal Out, EG1 Envelope Signal Reverse Out, EG1+EG2 Trigger In, EG1
Trigger In, EG2 Envelope Signal Reverse Out
MG:
Triangle Out, Rectangle Out
Noise Generator:
Pink Noise Out, White Noise Out
Sample and Hold:
Clock Trigger In, Sample Signal In, S/H Out
Modulation VCA:
Control Voltage In, Signal In, Signal Out
Controle Manual:
Control Wheel Out, Momentary Switch
ESP:
Signal In, AMP Out, BPF In, BPF Out, F-V CV Out, Envelope Out, Trigger Out
Outros:
EXi Audio In, Mixer 1 In, Mixer 1 Out, Mixer 2 In, Mixer 2 Out
ESP (External Signal Processor):
Possibilidade de uso de áudio de entrada como trigger e/ou fonte de CV
Modulação:
Original DAR (Delay, Attack, Release) e HADSR (Hold, Attack, Decay, Sustain, Release) EGs 1 &2,
Original MG (com MIDI sync), Sample-and-Hold, MVCA, NAUTILUS: 4 Envelopes de múltiplos estágios
adicionais, 4 LFOs adicionais por voz e 4 AMS Mixers.
Osciladores:
VCO:
Saw, Pulse, PWM
Sub Oscillator:
Off, 1 oitava abaixo, 2 oitavas abaixo
Filtro:
Filtro auto-ressonante Low Pass de 24dB/Oitava (4 Pole)
Efeitos:
Polysix Chorus, Phaser e Ensemble integrados
Arpeggiador:
Arpeggiador integrado com sincronia MIDI, com Range, Mode e Latch ajustáveis
Modulação:
Polysix: ADSR EG and MG originais (com sincronia MIDI). NAUTILUS: 2 Envelopes de múltiplos
estágios adicionais, 2 LFOs adicionais por voz e 4 AMS Mixers
Número de Timbres, Funcionalidade de Master Keyboard:
16 Máximo
Divisões de teclado e dinâmica, layers e crossfades de até 16 Programs e/ou dispositivos MIDI externos
Função de parâmetros Tone Adjust que permite modificar ajustes de Programs e função Master Keyboard que permite controlar dispositivos MIDI externos
Advanced Vector Synthesis:
Possibilidade de controle de volumes e parâmetros de síntese e efeitos através de Vector Joystick e
Vector Envelope com sincronia
Função Quick Layer / Split
Sistema:
Amostras em estéreo/mono endereçáveis com 8 zonas de dinâmica por oscilador (com funções de
crossfade)
2,560 programas de memória de usuário (1,920 [1,280 HD-1+640 EXi] pré-carregados)
1,792 combinações de memória de usuário (256 pré-carregados)
264 conjuntos de bateria de memória de usuário (104 come pré-carregados)
256 programas pré-carregados GM Level 2 + 9 programas de bateria pré-carregados GM Level 2
Número de Set Lists/Slots:
128 set lists, 128 slots por set list
Cada set list oferece um EQ gráfico de 9 bandas e uma função Tone Adjust que permite que ajustes de
Program sejam realizados. Ajuste Transpose. Ajuste Hold Time de Smooth Sound Transition (SST)
suportado para cada slot.
Sistema:
Open Sampling System (reamostragem, amostragem In-Track)
Bit Depth/Frequência de Amostragem:
RAM: Amostragem estéreo/mono em 16-bit/48 kHz
DISK: 16 ou 24-bit/48 kHz
Tempo de Amostragem:
RAM: Depende da quantidade de PCM RAM disponível
DISK: Máximo de 80 minutos em estéreo (879MB: 16bit)
Localidades de Amostras:
16,000 samples/4,000 multisamples (128 indexes por multisample)
Formatos:
KORG, AKAI S1000/S3000 (com conversão avançada de parâmetros de programa); SoundFont 2.0,
AIFF e WAVE
Edição:
Time Stretch, Time Slice, Crossfade Loop e outras funções de edição padrão.
Insert Effects: 12
Entrada/saída estéreo
Master Effects: 2
Entrada/saída estéreo
Total Effects: 2
Entrada/saída estéreo
Timbre EQ:
Um EQ de três bandas por timbre/track
Tipos de Efeito:
197
Modulação:
Modulação Dinâmica e Common LFO
Buses de Controle de Efeito:
Side-chaining estéreo para compressores, gates, vocoders, etc.
Presets de Efeito:
Total de 783 presets, máximo de 2 por 1 efeito (Preset User)
Módulos de Arpeggiador:
Um módulo em modo Program, dois módulos nos modos Combination e Sequencer
Padrões de Arpeggio:
5 presets + ARP A 2,048 slots (1,593 pré-carregados) + ARP B 128 slots
Controles:
On/Off, Latch, Gate, Velocity, Length, Swing, Tempo
Padrões de Drum Track:
1,272 preset (em comum com preset patterns de MIDI sequencer)
1,000 patterns de usuário
Patterns criados no modo Sequencer podem ser convertidos para padrões de usuário drum track
Trigger Mode/ Sync / Zone / Swing, Drum SD, ajustes de Tempo podem ser especificados
Pistas:
Sequenciador MIDI de 16 pistas + gravador em hard disk de 16 pistas + 1 pista master
Número de Músicas:
200 songs
Resolução:
1/480
Andamento:
40.00 - 300.00 (resolução de 1/100 BPM)
Memória Máxima:
400,000 eventos MIDI ou 300,000 eventos de áudio
Pistas MIDI:
16 pistas + pista master, 697 patterns preset / 100 patterns de usuário (por song), 18 songs preset/16
template songs de usuário
Formato:
Formato KORG (NAUTILUS, KRONOS, OASYS), formatos SMF 0 and 1.
Pistas de Áudio:
Reprodução de 16 pistas, gravação simultânea de 4 pistas, formato de arquivo WAV 16bit/24bit.
Tempo Máximo de Gravação de Único Arquivo (mono):
80 minutos
Automação:
Volume, Pan, EQ e Send1/2; 10,000 regiões (máx.), Event Anchors, ajuste de BPM
RPPR (Realtime Pattern Play and Record):
1 Pattern set por song
Função Auto Song Setup
Modo Disk:
Load, save, utility, função data filer (salva/carrega dados de MIDI System Exclusive), CD-R/RW
(leitura/gravação em formato UDF), ISO9660 Level 1
Controles:
Joystick, Switches 1 & 2
Controle de Arpeggiador:
On/Off, Latch, Gate, Velocity, Length, Swing, Tempo
DRUM TRACK:
On/Off, Swing, Drum SD, Tempo
Display:
Interface gráfica de usuário TouchView TFT de 7 polegadas colorida, WVGA (800 x 480 pontos), brilho
ajustável
Especificações Principais:
Resposta de Frequência:
20Hz-22kHz, +/-1.0dB, carga de 10k
THD+N:
20Hz-22kHz, 0.01%, carga de 10k (típico)
S/N:
95dB (típico)
Extensão Dinâmica:
95dB (típico)
Crosstalk:
95dB, em 1kHz (típico)
L/MONO, R, Individual 1-4:
1/4" TRS Balanceado
Impedância de Saída:
350 - Estéreo; 175 - Mono (Somente L/MONO),
Nível Nominal:
+4.0 dBu,
Nível Máximo: +16.0 dBu (em impedância de carga de 600 Ω ou mais)
O slider MAIN VOLUME controla somente AUDIO OUTPUT (MAIN) L/MONO e R
Fones de Ouvido:
Conector estéreo 1/4"
Impedância de Saída: 33 Ω,
Nível Máximo: 60+60 mW (em impedância de carga de 33 Ω),
Knob MAIN VOLUME (em link com AUDIO OUTPUT (MAIN))
USB-B:
24-bit, razão de Amostragem: 48 kHz, 2 canais
(Saída digital dos mesmos sinais que AUDIO OUTPUT (MAIN) L/MONO e R)
Entradas:
Audio Inputs 1 e 2:
1/4" TRS Balanceado
Impedância de Entrada: 10k Ω
Nível Nominal: LINE +4 dBu
Nível Máximo: LINE +16 dBu
Nível Máximo: MIC -10 dBu
Impedância Fonte: 600 Ω
USB-B:
24-bit, Razão de Amostragem: 48 kHz, 2 canais
Entradas de Controle:
Damper pedal (half damper suportado), switch endereçável, pedal endereçável
MIDI:
In, Out, Thru
USB:
USB A (TIPO A) :
Para conexão de dispositivos USB externos (teclados QWERTY, controladores MIDI,
adaptadores ethernet e armazenamento)
USB B (TIPO B) :
Interface de MIDI/áudio, MIDI: 1 entrada (16 canais) / 1 Saída (16 canais), Áudio:Entrada de 2 canais / saída de 2 canais
*2 portas USB high-speed (suporta 480Mbps)
Disk Drives:
SSD de 60 GB (2.5")
Fonte de Energia:
Terminal de energia AC, chave de energia
Dimensões:
88 teclas: 1,437 x 387 x 139 mm
73 teclas: 1,227 x 386 x 116 mm
61 teclas: 1,062 x 386 x 116 mm
Peso:
88 teclas: 23.1 kg
73 teclas: 14.6 kg
61 teclas: 13.0 kg
Consumo de Energia:
40 W
Acessórios:
Cabo de energia AC, Quick Start Guide
O NAUTILUS abriga nove mecanismos distintos de sintetizador/som em um único instrumento musical integrado. Alocação dinâmica de vozes e novas tecnologias permitem que todos os mecanismos de som compartilhem uma plataforma de hardware estável e aprimorada. Os resultados são nada menos que espetaculares.
Este gerador de som permite tocar os sons de pianos de concerto famosos como o German Piano, no qual os sons de ambiência podem ser livremente modificados; ou o piano de concerto Italian, cujo som está crescendo rapidamente em popularidade nos últimos anos. Estes pianos oferecem expressividade delicada para capturar cada nuança do piano acústico, com 12 camadas trocadas através de dinâmica, ressonância das cordas e mais.
* Ressonância de cordas
Com o pedal damper pressionado, todas as cordas do piano estão livres para ressonar. Quando uma tecla é
tocada no piano, outras cordas com relação de afinação a tecla original podem começar a vibrar em ressonância
por simpatia. O SGX-2 captura precisamente esta característica e recria esta ressonância de cordas por
simpatia, adicionando um nível a mais de datelhes ao som de piano de concerto.
* Harmônicos de ressonância de cordas podem ser visualizados na tela de edição de extensão de cordas.
Este gerador de som dedicado para pianos elétricos reproduz realisticamente sete diferentes pianos elétricos famosos, com a adição de um modelo antigo que apresenta características de distorção. A tecnologia MDS (Multi-Dimensional Synthesis) elimina as transições entre amostras trocadas através de dinâmica e elimina o comportamento não natural de amostras em loop. Respondendo suavemente as nuanças de toque do músico e permitindo que a performance alcance um clímax energético, este mecanismo modelado apresenta uma surpreendente extensão dinâmica que excede o que você pode esperar de um sistema de geração de som digital.
Para cada um dos sete modelos diferentes, diferentes amplificadores, gabinetes, falantes e efeitos vintage são realisticamente simulados. Das amostras ao toque e aos efeitos, todos os aspectos que afetam o som são coordenados em um único pacote, tornando este o simulador de piano elétrico definitivo.
O KORG CX-3 Combo Organ foi lançado em 1980. Amado por músicos ao redor do mundo, este clássico órgão reapareceu em 2000 como um novo produto com o mesmo nome, mas usando tecnologia mais recente. No NAUTILUS, o mecanismo CX-3 modela precisamente o clássico instrumento tone wheel. A tecnologia própria da KORG foi usada para reproduzir perfeitamente o amplificador valvulado e efeitos como Vibrato/Chorus. Atenção especial foi dada ao efeito de falantes giratórios, que permite escolher entre sete tipos diferentes, assim como usar o joystick do NAUTILUS em eixo Y para controlar a velocidade. Até mesmo a instabilidade, fold-back, vazamentos entre tone wheels e seus ruídos foram extensivamente analisados e recriados. Os sons de órgão ouvidos em performances lendárias - alguns recriados aqui pelos artistas originais - estão agora em suas mãos. Experimente estes clássicos sons de órgão, recriados para os dias atuais.
HD significa "Gigh Definition" (alta definição), indicando o som superior do sistema HD-1, começando com os osciladores de reprodução de amostras de baixo aliasing próprios da KORG, filtros ressonantes de múltiplos modos e largura de banda completa e envelopes e LFOs extraordinariamente rápidos e suaves. O HD-1 é o mecanismo de som PCM mais poderoso da história da KORG, no qual a empresa aplicou todo o conhecimento em PCM acumulado desde o M1. Todos os aclamados sons PCM da KORG foram arduamente criados por técnicos especializados. Os dados que foram relutantemente omitidos de modelos anteriores devido a memória limitada foram agora chamados de volta para o serviço no NAUTILUS. A quantidade de memória de formas de onda sozinha pode rivalizar facilmente um mecanismo de som PCM inteiro. E a real diferença é o nível de qualidade completamente superior que você pode ouvir ao tocar estes instrumentos no NAUTILUS. Os técnicos mais refinados, trabalhando na mais avançada plataforma, procurando pela mais alta qualidade: este é o HD-1.
Recheado com tecnologia de ponta, o NAUTILUS também respeita os clássicos. O KORG MS-20 apareceu primeiramente em 1978 e rapidamente cativou fãs por sua rica personalidade, definida por um som espesso e sólido, filtros agressivos e capacidade de encaminhamento de sinal, proporcionando possibilidades sonoras infinitas. Usando CMT (Component Modeling Technology) da KORG, o MS20EX reproduz fielmente o MS-20, expandindo dramaticamente a funcionalidade de seu painel de encaminhamento de sinal. Module filtros com osciladores em razão de áudio, transforme entradas de áudio em sinais de controle, controle todos os knobs originais com fontes de modulação incluindo envelopes, LFOs e controles em tempo real adicionais. É o sonho do sintesista. E, claro, a versão MS-20 no NAUTILUS é polifônica!
O Polysix apareceu originalmente em 2981, oferecendo polifonia de seis vozes e memória de programas por um preço muito competitivo. Com seu filtro auto-oscilante do tipo four-pole, oscilador e sub-oscilador suaves, além de um envolvente efeito Chorus/Ensemble, o PolysixEX estende as habilidades do modelo original de muitas maneiras criativas. Seus sons de strings e pads, uma marca evidente do Polysix, são de valor inestimável quando você precisa de timbres do início dos anos 1980. O classico arpeggiador integrado no Polysix original também está disponível. Como bônus, o PolysixEX é capaz de polifonia extremamente estendida.
Recheado de funções, o Al-1 é o mesmo mecanismo de modelagem analógica premiado que apareceu originalmente no KORG OASYS Open Architecture Synthesis Studio em 2005. Eliminando completamente ruídos de aliasing para proporcionar um som analógico fascinante, este mecanismo de som usa formas de onda de oscilador e morphing de filtro para gerar novos sons que não eram possíveis em sintetizadores analógicos do passado.
Este mecanismo de som usa síntese VPM baseada na tecnologia VPM (Variable Phase Modulation) que energizou dois instrumentos clássicos, o Prophecy de 1995 e o Z1 de 1997, adicionando ainda reprodução de amostras PCM, filtros de múltiplos modos e entrada externa para criar um sintetizador semi-modular com caminho de sinal livremente endereçável. Combine a tecnologia Variable Phase Modulation (VPM) destes clássicos, adicione wave-shaping e ring modulation, misture algumas amostras PCM, adicione processamento de síntese subtrativa e um sistema de encaminhamento de sinal modular e você tem o MOD-7.
Excepcionalmente versátil, este sistema oferece de tudo, de clássicos sons de sintetizadores FM (incluindo a habilidade de importar sons de sintetizadores FM vintage) a paisagens sonoras rítmicas, pads envolventes, etc.
Baseado no conhecimento de modelagem física desenvolvido pela KORG ao longo de muitos anos, este mecanismo de som de modelagem física de cordas percutidas/palhetadas toma vantagem de tecnologia de ponta. Este mecanismo brilha ao reproduzir sons cujo timbre responde ao seu toque de maneiras difíceis de serem reproduzidas a partir de um mecanismo de som PCM: violões, guitarras, cravo, clavinet, harpa, sinos e instrumentos étnicos. O mecanismo vai ainda mais além, permitindo sintetizar e modificar sons que não existem no mundo real. Este é o mecanismo de som do futuro, que permite ao sintesista programador construir novos sons.
Atualização do sistema versão 1.3.3
Download:
korg.com/us/support/download/link/0/873/4698/- Corrigido um problema de corte de som que estava ocorrendo em algumas unidades.
- Estabilidade do sistema melhorada
--Requisitos de sistema --
Comum para PC e Mac
Uma unidade de memória USB formatada em FAT32 com 1 GB de espaço livre ou mais. Um computador que pode usar memória USB.
-- Como atualizar --
As instruções para atualização estão no documento que é extraído do arquivo baixado.