Inspirado no lendário KORG Mono/Poly, o novo sintetizador de modelagem analógica KORG multi/poly oferece sons analógicos impressionantes combinados com potência e flexibilidade digitais extraordinárias. O Mono/Poly original ostentava um som excepcionalmente rico de seus quatro osciladores sobrepostos, bem como recursos experimentais exclusivos, como roteamento flexível de x-mod e sincronização e acionamento de oscilador round-robin. Anteriormente possível apenas em grandes sistemas modulares, o Mono/Poly oferecia esses recursos em um instrumento compacto e fácil de usar.
O novo multi/poly é o primeiro instrumento a usar a tecnologia de modelagem analógica de última geração da KORG e se baseia nessa lendária combinação distinta de grandes sons e recursos experimentais derivados de módulos. É como um sistema modular polifônico em um pacote compacto e prático - um playground ilimitado para músicos de sintetizadores e designers de som. Crie mash-ups de hardware com osciladores East-coast, West-coast e wavetable e uma ampla seleção de filtros recém-modelados. Dê vida a eles com modelos de diferentes circuitos de envelope, VCA e portamento. Os cartões de voz virtuais produzem uma variação tímbrica orgânica.
O Layers Rotate aciona novos programas a cada toque em uma tecla. Além disso, o Kaoss Physics, o Motion Sequencing 2.0, a modulação sólida e muito mais.
O multi/poly apresenta filtros e osciladores reprojetados e com sons incríveis - e seus avanços na modelagem analógica são muito mais profundos. Para começar, cada voz tem um Virtual Voice Card cujos osciladores, filtros, envelopes, LFOs e circuitos de portamento modelam variações de componentes de hardware analógico. O resultado é que cada voz tem um caráter ligeiramente diferente, criando timbres naturalmente ricos. Ajuste o máximo ou o mínimo dessa variação conforme desejar, separadamente para cada som.
Assim como em um sintetizador analógico, os cartões de voz também continuam a tocar mesmo que você não os esteja ouvindo. Os envelopes continuam a evoluir, de modo que, se você tocar um pad com um longo tempo de release, as notas recém-tocadas ?pegarão? o envelope em seu nível atual, em vez de recomeçar do zero. Os osciladores e LFOs mantêm sua fase, e a ressonância continua a soar. O tom de cada oscilador também pode se desviar ligeiramente com o tempo, modelando as pequenas instabilidades de tom encontradas no hardware analógico.
Os envelopes são um fator geralmente esquecido que contribui para os sons exclusivos dos sintetizadores vintage. O multi/poly inclui presets de curvatura de envelope para o Mono/Poly, MS-20, "Mini", "Pro", ARP Odyssey e muito mais. Além disso, os VCAs analógicos não respondem uniformemente à tensão e têm diferentes thresholds para ligar e desligar, o que, por sua vez, tem um forte efeito sobre o caráter do Amp Envelope. Portanto, o multi/poly apresenta respostas VCA modeladas do Mono/Poly, MS-20, Mini, Odyssey e Prophet 5, bem como uma opção linear.
Você já tentou recriar um efeito de portamento de uma música favorita, mas não conseguiu encontrar a configuração correta mesmo quando alternou entre ?taxa constante? e ?tempo constante?? Os sintetizadores analógicos clássicos também tinham abordagens diferentes para o portamento e, portanto, o multi/poly tem seis modelos de portamento diferentes para escolher.
O multipoly oferece QUATRO osciladores por Program, para obter timbres complexos e excepcionalmente densos. Cada um pode usar os tipos de oscilador Classic, Digital ou Waveshaper. O oscilador Classic modela os osciladores de sintetizador analógico tradicionais com fidelidade impressionante e densidade sem esforço. As 11 opções incluem formas de onda simples e duplas, para modelar sintetizadores que geram várias formas de onda ao mesmo tempo. Os botões do painel frontal permitem o controle prático da largura do Pulse, da " lean" do triangle, da combinação de formas de onda duplas e muito mais.
O oscilador digital reproduz tabelas de ondas com até 64 etapas, como sintetizadores híbridos vintage e módulos eurorack modernos. Comece com mais de 200 wavetables de fábrica ou carregue seus próprios wavetables usando o software Editor/Librarian para macOS e Windows. Importe diretamente os wavetables do modwave ou converta wavetables de formatos de software populares. Use os mais de 30 Modifiers para alterar a maneira como as tabelas são carregadas, resultando em mudanças sutis a extremas no timbre, e 8 Morph Types, como Stretch, Flip e Mirror, para processá-las em tempo real.
O Waveshaper oferece uma abordagem "West-Coast", na qual formas de onda simples ("sine" ou "triangle") são processadas por meio de uma tabela de shaper. A modulação do ganho no shaper cria harmônicos dinâmicos e cristalinos. Use o shaper Berkeley para timbres tradicionais de wavefolder ou selecione entre mais de 90 outros tipos de shaper. O multi/poly também adiciona largura de pulso modulável, um toque exclusivo, para outra dimensão de riqueza e movimento.
Além dos osciladores 1 a 4, há um gerador de ruído separado com filtragem e saturação dedicadas e um ring modulator com entradas de todos os itens acima. O multi/poly também expande os poderosos recursos de sincronização de oscilador e x-mod do Mono/Poly original, para timbres que, de outra forma, só seriam possíveis com uma grande configuração modular. Crie sons exclusivos com os Osciladores 2, 3 e 4 seguindo simultaneamente o Oscilador 1 para sincronização, x-mod ou ambos de uma só vez. Como alternativa, divida qualquer uma das funções em pares de osciladores com controle separado.
Todos os filtros do multipoly foram redesenhados recentemente, incluindo um conjunto incrível de filtros vintage com saturação eufônica autêntica. Para começar, há cinco modelos diferentes de ressonância automática de 4 polos. O M/Poly proporciona o som forte e agradável do clássico Korg Mono/Poly. O Mini é o filtro ladder de um amado mono-synth americano; a ressonância é reduzida em baixas freqüências, o que é fundamental para produzir os sons clássicos de baixo. O Pro é do primeiro sintetizador polifônico programável, com fortes varreduras ressonantes até o fundo. Por fim, Ladder HP e BP são filtros passa-altas e passa-banda autorressonantes de 4 polos, respectivamente.
Os filtros MS-20 LP e HP de 12 dB/oitava auto-ressonantes "Korg 35" recriam com perfeição a assinatura timbral distinta e agressiva do clássico Korg MS-20. O filtro SE M/P de 2 polos tem um caráter mais suave e apresenta um controle contínuo para alternar entre lowpass, band reject, e highpass, além de um modo bandpass separado.
Você também pode moldar e refinar com uma coleção completa de filtros lineares, ressonantes de 2 e 4 polos, lowpass, highpass, bandpass, e band reject. Ou, saia da caixa com o exclusivo Multi Filter da KORG, que cria misturas moduláveis de vários modos simultaneamente.
Todos esses filtros suportam modulação de taxa de áudio para efeitos intensos, vibrantes e borbulhantes. Use qualquer um dos osciladores ou o ring modulator como fonte de modulação e até mesmo misture o gerador de ruído para obter timbres mais caóticos. Além da saturação incorporada dos filtros vintage, um circuito Drive antialiased pós-filtro permite adicionar mais peso e força a gosto, desde um espessamento sutil até uma distorção pesada.
Por fim, você pode usar quaisquer dois desses filtros simultaneamente, em série ou em paralelo. Os programas têm dois slots de filtro, A e B. Cada fonte, incluindo os quatro osciladores, o ruído e o ring Mod, tem um controle de equilíbrio que faz o crossfade entre os dois filtros, possibilitando uma ampla gama de opções criativas. Por exemplo, envie um grupo de osciladores pelo filtro M/Poly e o outro pelo filtro passa-baixas do MS-20. Crie uma cadeia serial highpass->lowpass clássica, mas roteie um ou mais osciladores em torno do highpass. Como esse é um crossfade contínuo, e não apenas um switch, você pode modular o equilíbrio A/B para obter efeitos exclusivos. Os filtros também podem ser executados em estéreo, com panning separado para cada uma das fontes.
Cada programa começa com quatro osciladores, além de um gerador de ruído, ring mod, sync e x-mod. Processe-os por meio de dois filtros independentes e module-os com quatro envelopes DAHDSR em loop, cinco LFOs e seis Mod Processors. Acrescente movimentos complexos por voz com o Motion Sequencing 2.0 de várias pistas e faça o polimento com três efeitos de inserção com qualidade de estúdio.
Mas isso é apenas um único programa. Layers de até quatro programas em uma Performance. Alterne entre eles no estilo round-robin usando o Layers Rotate, seja tocado no teclado ou acionado pelo arpejador. Use o Kaoss Physics para criar uma modulação fluida e evolutiva a partir de gestos simples no pad x/y. Pegue os quatro Mod Knobs para obter um controle intuitivo e prático de vários parâmetros de baixo nível. Dê os toques finais com mais dois Mod Processors, Master Reverb e EQ.
O multipoly tem quatro Layers, cada um dos quais contém um programa. Naturalmente, eles podem criar layered sounds, velocity splits, and keyboard splits. Inspirado no modo parafônico do Mono/Poly original, que percorria seus quatro osciladores, o Layer Rotate adiciona uma nova possibilidade: round-robin flexível para programas inteiros.
Configure as quatro Layers com diferentes Programs e, em seguida, percorra-as a cada pressionamento de tecla. Reproduza-os em ordem repetitiva ou aleatória. Acione um, dois ou três programas em cada etapa do ciclo. Use o Layer Rotate junto com o arpejador para obter padrões alucinantes.
Repleto de botões e controladores, o multi/poly convida você a explorar. Osciladores, filtros, envelopes, LFOs e efeitos estão todos ao seu alcance com controles dedicados no painel frontal. Quatro Mod Knobs programáveis são personalizados para trazer o máximo de cada som. Use os botões no desempenho em tempo real e também salve os resultados como novos sons. O botão Hold permite sustentar notas ou acordes indefinidamente, enquanto você explora os controles do painel frontal ou toca outros equipamentos.
Acrescente o Kaoss Physics e as rodas de modulação e Pitch Bend, e você sempre terá várias dimensões de expressão em tempo real.
Quer se aprofundar mais? Quase todos os botões do painel frontal e a maioria dos parâmetros na tela podem ser modulados, em um total surpreendente de mais de 5.500 destinos de modulação. Você pode até mesmo modular etapas individuais da Motion Sequence! Oito Mod Processors permitem que você transforme os sinais de modulação usando quantização, suavização, curvatura e muito mais.
O Motion Sequencing 2.0 evoluiu a partir do Wave Sequencing 2.0 do wavestate. Timing, Pitch, Shape e quatro conjuntos de valores de Step Sequence são separados em ?Lanes?, cada um com seu próprio início e fim de loop, adicionando um nível mais profundo e personalizável de gravação de frase e modulação.
Toda vez que a sequência avança, as pistas individuais são combinadas para criar a saída. Por exemplo, um valor de sequência de passos pode ser combinado com uma duração, um tom e uma forma diferentes toda vez que for reproduzido. Você pode modular os pontos de loop de cada pista separadamente para cada nota, usando velocidade, LFOs, envelopes, botões Mod ou outros controladores. Cada nota em um acorde pode estar tocando algo diferente!
As pistas também podem randomizar a ordem das etapas sempre que forem tocadas. Etapas individuais podem ser puladas aleatoriamente, com uma probabilidade modulável de 0 a 100%. O resultado são sons orgânicos e em constante mudança que respondem ao seu controle.
O Kaoss Physics modela uma esfera que rola em uma superfície e rebate nas paredes. A superfície pode se inclinar em qualquer direção. Uma saliência com altura/profundidade e localização variáveis atrai ou repele a esfera. O atrito ajustável diminui a velocidade de deslocamento da esfera e o tempo ajustável controla a velocidade de todo o modelo. Todas essas características são moduláveis, portanto, você pode alterá-las em tempo real.
Inicie a esfera com um toque de dedo no pad x/y ou lance a esfera automaticamente usando outra fonte de modulação. Também é possível controlar diretamente a esfera mantendo o dedo sobre o pad. A posição da esfera produz oito sinais de modulação, que podem ser usados para controlar qualquer destino de modulação: os locais X e Y, a distância do centro, o ângulo relativo ao eixo X e, finalmente, sinais separados para +/- X e +/- Y.
As paredes podem desacelerar a esfera, como se fossem acolchoadas, ou acelerar a esfera, como os rebatedores em uma máquina de pinball. As paredes também podem ser totalmente removidas, de modo que a superfície se estenda até as bordas opostas, como em um jogo de fliperama antigo.
O ambiente modelado pode criar efeitos de modulação específicos. Por exemplo, use um bump centralizado com altura negativa para que os valores de modulação sempre retornem a 0. Ou posicione um bump com altura positiva em um lado ou canto para afastar os valores de modulação dessa zona.
O resultado é um controlador interativo que amplifica seus gestos físicos, transformando-os em resultados musicais complexos. Além disso, é divertido!
Os excelentes efeitos do multipoly proporcionam sons prontos para a produção. Cada Layers tem três efeitos dedicados, além de um envio para o reverb principal do Performance, seguido de um EQ paramétrico principal. Além dos efeitos padrão, como compressores, EQs, choruses, flangers, phasers e delays estéreo, você encontrará processadores diferenciados, como o Wave Shaper, Talking Modulator, Reverse Delay, Multiband Mod Delay e Overb (do OASYS e do Kronos), além de efeitos modelados, incluindo amplificadores de guitarra VOX, VOX wah, Vintage Distortion, CX-3 Rotary Speaker e Vibrato/Chorus, eco de fita multihead e uma coleção de pedais de guitarra clássicos.
Procurando ainda mais inspiração? Um botão dedicado no painel frontal, marcado por um ícone de ?dado?, gera novos sons por meio de randomização inteligente. Randomize o som inteiro ou apenas uma parte dele, como os osciladores, o filtro ou os efeitos. Use os resultados diretamente ou como um ponto de partida para suas próprias criações.
As Set Lists oferecem uma organização sem esforço de suas performances multipoly e proporcionam acesso instantâneo no show ou no ensaio. As Smooth Sound Transitions permitem que as vozes e os efeitos tocados anteriormente continuem a soar naturalmente, mesmo quando um novo som é selecionado.
As saídas estéreo balanceadas conectam-se a qualquer sistema de gravação ou monitoramento, e uma saída estéreo para fone de ouvido é excelente para tocar em particular ou para fazer cueing no palco. Os conectores MIDI tipo Din garantem a conexão com outros instrumentos e equipamentos de áudio equipados com MIDI, e o USB oferece suporte a MIDI compatível com a classe em computadores com Windows e macOS.
O multi/poly vem com um soft case feito sob medida para levar o instrumento com você aonde quer que vá.
Um instrumento que soa tão bem merece ter uma aparência e um desempenho fantásticos também. A nova base de teclas semipesada é suave e expressiva, e os botões com a quantidade certa de resistência são perfeitos para ajustar seus sons. O painel frontal de alumínio sólido foi construído para a estrada, e os painéis laterais de madeira e o padrão de cores azul e preto remetem ao design original do Mono/Poly.
Teclado: 37 teclas semi-pesadas (sensíveis à velocidade e à velocidade de liberação)
Polifonia máxima: 60 vozes (varia dependendo das configurações)
Sistema de geração de som: Síntese de modelagem analógica
Controladores: Roda de Modulação, Roda de Afinação, Kaoss Physics, 4 botões de Modificação
Outras fontes: 4 envelopes, 5 LFOs, 8 processadores de Modificação, 3 faixas de teclas, Seq Lanes A-D, Step Pulse, Step Pitch, Motion Seq On, Kaoss (X, Y, Distância, Ângulo, X+, X-, Y+ e Y-), Tempo, Contagem de Notas de Programa/Performance, Contagem de Vozes de Programa/Performance, Aleatório (1+, 2+, 3 +/- e 4 +/-), Constant Max, Poly Legato, Velocidade, Velocidade Exponencial, Velocidade de Liberação, Gate, Gate+Damper, Trigger de Nota Ativada, Trigger de Nota Ativada+Damper, Número de Notas, Aftertouch e Poly Aftertouch (somente MIDI externo), Pitch Bend (normal, + e -), MIDI CCs +/-, MIDI CCs +Destinos. A maioria dos parâmetros pode ser modulada, com mais de 5.500 alvos de modulação potenciais por apresentação.
Pré-FXDecimator, Equalizador Gráfico, Amplificador de Guitarra, Compressor Moderno, Equalizador Paramétrico, Compressor Vermelho, Modulador de Anel, Tremolo, Wave Shaper, Distorção VintageMod FXBlack Chorus/Flanger, Black Phase, CX-3 Vibrato Chorus, EP Chorus, Harmonic Chorus, Modern Chorus, Modern Phaser, Orange Phase, Polysix Ensemble, Small Phase, Modulador Falante, Vintage Chorus, Vintage Flanger, Vintage/Custom Wah, Vox Wah, CX-3 Rotary SpeakerDelayL/C/R Delay, Multiband Mod Delay, Reverse Delay, Stereo/Cross Delay, Tape EchoMaster ReverbEarly Reflections, OverbMaster EQEqualizador paramétrico de 4 bandas
Entradas/saídas: Fone de ouvido (conector de fone estéreo de 6,3 mm), SAÍDA L/MONO e R (conectores de fone TRS de 6,3 mm com impedância balanceada), DAMPER (conector de fone de 6,3 mm, Half-damper (não suportado), conectores MIDI IN e OUT, porta USB B
Fonte de alimentação: Adaptador CA (12 VCC, 2500 mA)
Consumo de energia: 5 W
Dimensões: (L × P × A) 566 x 319 x 93 mm/22,28? × 12,56? × 3,66?
Peso: 3,5 kg/7,72 lb
Itens inclusos: Adaptador CA, Estojo macio
Acessórios (vendidos separadamente): Pedal de sustentação DS-1H, pedal switch PS-1, pedal switch PS-3
* Especificações e aparência sujeitas a alterações sem aviso prévio.
* Todos os nomes de produtos e empresas são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.