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Graves encorpados, leads poderosos - sons analógicos ricos na ponta dos seus dedos

Lançado em 2021, o miniKORG 700FS foi uma espetacular releitura do lendário sintetizador analógico miniKORG 700S da década de 1970, aprimorado com funcionalidades adicionais que não eram possíveis no original. O miniKORG 700FS foi tão popular que sua produção limitada esgotou rapidamente, criando uma demanda significativa por aumento de produção.

A Korg tem uma longa história de sintetizadores analógicos inovadores e recentemente ganhou reconhecimento por reproduzir fielmente alguns dos modelos mais raros e procurados. O miniKORG 700Sm é uma homenagem ao som do icônico miniKORG 700, a origem da história dos sintetizadores analógicos da Korg, ao mesmo tempo em que foi aprimorado para atender às necessidades dos músicos de hoje.

MiniKORG 700FS em tamanho reduzido

O novo miniKORG 700Sm mantém todos os recursos do miniKORG 700FS de 2021 (que foi fabricado em quantidades muito limitadas), oferecendo um teclado mais fino e um tamanho reduzido para aproximadamente 86% do original. Além disso, o miniKORG 700Sm pesa apenas 5,8 kg (12,8 lbs), facilitando o transporte.

miniKORG 700 fs

Os elementos vitais para um sintetizador analógico

A verdadeira beleza e riqueza dos sons produzidos pelo miniKORG 700 não poderiam ser alcançadas por meio da tecnologia de modelagem analógica, que utiliza circuitos integrados computacionais, como DSPs e outros dispositivos para modelar circuitos analógicos.

Embora seja possível replicar um circuito usando as mesmas peças e copiando os esquemas ou a placa de circuito, não há garantia de que isso reproduzirá o som original. Isso ocorre porque os componentes se deterioram com o tempo, alterando drasticamente o som. Para recriar o som original com precisão, precisamos confiar na experiência e nas memórias dos técnicos que trabalharam no produto original.

Conseguimos dar vida ao som original graças à nossa equipe de técnicos, que adquiriu uma experiência inestimável ao longo dos anos por meio de seu trabalho em inúmeros projetos de revitalização de sintetizadores. Essa equipe foi liderada pelo lendário Fumio Mieda, engenheiro da KORG desde o início da década de 1970 e um dos designers do miniKORG 700S original. Trabalhando em estreita colaboração com os designers de som da Korg, eles reproduziram meticulosamente o som original da forma mais fiel possível. Esperamos que aqueles que tocam o miniKORG 700Sm o experimentem como uma recriação autêntica e lindamente trabalhada do original.

miniKORG 700 fs

Belos leads de sintetizador, graves potentes e muito mais

O miniKORG 700 foi o primeiro sintetizador da KORG e produziu alguns dos sons analógicos mais reconhecíveis, ricos e encorpados de todos os tempos.

O novo miniKORG 700Sm apresenta osciladores com timbre penetrante e uma recriação autêntica do controlador Traveler ? um elemento característico do miniKORG 700 ? projetado para adicionar cor e expressão extraordinárias às performances. Seu som se encaixa perfeitamente na música atual, especialmente com seus timbres de sintetizador de solo e baixo.

miniKORG 700 fs

As possibilidades como um subteclado

O miniKORG 700 foi originalmente projetado como um subteclado, frequentemente colocado sobre órgãos (usado com frequência na década de 1970) para expandir sua paleta sonora. O miniKORG 700Sm, com seu formato compacto e portátil, destaca-se como um poderoso instrumento solo, mas também complementa perfeitamente teclados de palco, como pianos elétricos e órgãos.

Os controles do miniKORG 700 foram dispostos abaixo das teclas em uma fileira, permitindo que os músicos os acessassem facilmente quando o instrumento fosse colocado sobre um órgão. Esse layout intuitivo permanece inalterado, oferecendo simplicidade, facilidade de uso e um visual único que o diferencia de qualquer outro instrumento.

miniKORG 700 fs

Funcionalidade Adicional

Quando o miniKORG 700 original foi lançado, os componentes eletrônicos eram maiores, limitando a funcionalidade devido ao pequeno espaço interno. Graças aos avanços tecnológicos, agora temos espaço para incluir um reverb de mola, bem como um joystick para pitch bend e modulação. A nova versão também conta com aftertouch para maior expressividade, além de um arpejador, porta USB, conector MIDI IN e um conector CV/GATE IN.

Também adicionamos programas de memória para armazenar configurações, algo que não estava disponível no início da década de 1970.

miniKORG 700 fs

Controlador Traveler

Um recurso exclusivo do miniKORG 700, o controlador Traveler, consistia em dois controles deslizantes paralelos localizados abaixo do teclado. Com esses controles, os músicos podiam ajustar a frequência de corte, com a alavanca superior controlando o filtro passa-baixa e a alavanca inferior controlando o filtro passa-alta. Isso dava aos músicos a liberdade de ajustar a expressividade do som de acordo com a posição das alavancas. Movendo as alavancas para a esquerda e para a direita enquanto as teclas eram tocadas, sons wah-wah e abafados podiam ser criados, juntamente com o icônico som "viajante".

Como o som que passa pelo filtro tem uma frequência de corte mais baixa e uma frequência de corte mais alta do que as frequências definidas pelos controles deslizantes, todas as frequências são filtradas e, portanto, nenhum som é ouvido quando as posições dos dois controles deslizantes são invertidas. Em outras palavras, cruzar os dois controles deslizantes teoricamente não produziria som. Para resolver esse problema, o miniKORG 700 original apresentava saliências nos controles deslizantes para impedir fisicamente que se cruzassem.

O design era tanto uma vantagem quanto uma limitação dos circuitos analógicos. No passado ? e até hoje ? é impossível projetar um filtro com características perfeitas. Na época em que o miniKORG 700 foi vendido, alguns músicos raspavam as saliências dos sliders para permitir a passagem dos mesmos, na tentativa de criar novos sons. De fato, alguns modelos vendidos internacionalmente nem sequer tinham as saliências.

O miniKORG 700Sm também não possui as saliências, abrindo infinitas possibilidades de design de som e permitindo que os músicos criassem patches de maneiras únicas.

miniKORG 700 fs

Um segundo oscilador

O miniKORG 700 era um sintetizador mono com um único oscilador. Um ano depois, em 1974, o miniKORG 700S foi lançado com mais espaço à esquerda do teclado para um controlador. Esta versão também introduziu um segundo oscilador, um modulador de anel e outros aprimoramentos. O novo modelo Sm que estamos lançando é uma releitura do 700S, com sua funcionalidade expandida, incluindo dois osciladores que proporcionam desafinação potente e sons densos e penetrantes, especialmente para sons graves e solos.

miniKORG 700 fs

Inclui um estojo macio e ajustável

O miniKORG 700Sm vem com um estojo macio e ajustável, prático para levar o instrumento para onde você for.

miniKORG 700 fs

Relembrando o miniKORG 700

miniKORG 700 fs

Fumio Mieda (Desenvolvedor original do miniKORG 700 e do miniKORG 700S)
A produção do miniKORG 700S teve que prosseguir de forma indireta após a criação do protótipo inicial.

Fizemos um anúncio sobre o primeiro sintetizador criado no Japão na 19ª Feira de Áudio do Japão, em 12 de novembro de 1970. Isso foi há 50 anos. Este instrumento, cujo tema era "órgão inovador", era um instrumento de teclado de dois estágios e equipado com duas unidades: a seção de órgão da fonte sonora polifônica e o que hoje é chamado de seção de sintetizador monofônico. Ele é conhecido como o "primeiro protótipo" em nossa empresa.

Pensei em duas direções para comercializar este protótipo. Considerei se o tornaria um órgão polifônico ou um instrumento monofônico que pudesse produzir apenas um som por vez, mas que pudesse alterar significativamente o timbre. Eu não conseguia prever que a era dos sintetizadores chegaria, então abandonei a característica do sintetizador monofônico e comercializei este produto como um órgão combo com um filtro manual "Traveler" acoplado à fonte sonora polifônica. Este era o órgão "Korgue" (ou "Decakorgue", como o chamávamos) que era vendido na época sob o nome da nossa empresa anterior, "Keio Electronic Laboratories", que eventualmente deu origem ao nome atual da nossa empresa, KORG.

miniKORG 700 fs

Este foi o nosso primeiro instrumento de teclado; no entanto, não vendeu bem, apesar do trabalho árduo do fundador Tsutomu Kato, pois, além de caro, ainda não havia uma rede de distribuição dentro e fora do Japão. No entanto, quando compradores americanos viram o protótipo do miniKORG 700/700S, fizeram pedidos surpreendentemente grandes. Três ou quatro anos se passaram desde o lançamento do primeiro protótipo. Percorremos uma distância considerável para chegar onde chegamos.

Este instrumento era completamente diferente dos produtos de outras empresas em termos de aparência, especificações e circuitos eletrônicos internos. A razão para isso era que não queríamos imitar sintetizadores ocidentais.

Primeiramente, a finalidade de uso era diferente. Durante o processo de design, presumimos que este instrumento seria usado como o terceiro teclado colocado em um órgão eletrônico, não como um instrumento solo.

Portanto, pensamos nas especificações e no layout com foco na facilidade de compreensão e operação para organistas. O painel de operação precisava ficar sob o teclado para que os organistas pudessem alcançá-lo facilmente. Os botões seletores de oitavas e formas de onda, frequentemente utilizados, receberam formatos especiais para que pudessem ser reconhecidos e alternados instantaneamente. Para músicos que estavam tocando um sintetizador pela primeira vez, também criamos um sistema que garantia que o som não fosse perdido, independentemente da operação realizada.

Por exemplo, uma restrição mecânica foi aplicada aos dois botões do Traveler para que a função de um botão não sobrepujasse a função do outro. Achei que era uma boa ideia, no entanto, essa restrição foi removida de alguns modelos para atender a um pedido de músicos estrangeiros para ampliar a faixa de variação. Este modelo reintroduzido inclui dois tipos de botões: um com a restrição adicionada e outro sem. Experimente tocar em ambos os modelos.

A função "Traveler" foi instalada em muitos dos nossos produtos, desde o primeiro protótipo, Korgue, e esta série miniKORG 700 até os efetores. O nome "Traveler" significa dois viajantes que viajam para frente e para trás em uma longa jornada e é usado para os botões dos filtros passa-baixa e passa-alta.

O painel de controle no lado esquerdo do teclado do primeiro protótipo era equipado com um Traveler longo com uma estrutura especial na qual um botão se movia para frente e para trás na mesma trilha. Na ilustração, ao lado do Traveler, você pode ver um joystick para pitchbend, botões de troca de vogais para A, I, U, E e O, e algumas letras de "Reverb" na coluna superior, que serão aplicadas ao produto seguinte e aos subsequentes. Este modelo reintroduzido também oferece um joystick e reverb que foram abandonados na década de 700 para fins de miniaturização.

miniKORG 700 fs

A afinação de um sintetizador comum naquela época era muito instável, então, quando construímos o miniKORG 700 original, seguimos o mesmo sistema Hz/Volt do primeiro protótipo. Falando em quão estável era a afinação do miniKORG 700, esse circuito de fonte sonora também foi usado no primeiro afinador portátil do tipo medidor do mundo, o WT-10, que foi lançado pouco tempo depois.

O sistema Hz/Volt foi desenvolvido a partir de uma ideia do princípio do atenuador de um instrumento de medição elétrico; no entanto, tivemos que fornecer um conversor separado para conectar instrumentos produzidos por outros fabricantes que usam o sistema Oct/Volt. Esta é uma história de bastidores que posso contar agora!

O número de botões foi minimizado para que qualquer pessoa pudesse operá-lo facilmente. O gerador de envelope foi projetado para que os sons da maioria dos instrumentos pudessem ser gerados usando apenas dois botões: ATTACK e SINGING/PERCUSSION. Este não era o sistema ADSR. Após seu lançamento no mercado, algumas pessoas da indústria comentaram que os sintetizadores da KORG (Keio Giken na época) tinham especificações e nomes de funções exclusivos, diferentes dos usados em instrumentos comercializados por outros fabricantes, e que a KORG deveria tê-los igualado por motivos de padronização. Nomes e funções genéricos foram adotados no sintetizador MS-20, lançado alguns anos depois; no entanto, essa foi uma escolha difícil para mim. Sempre achei os instrumentos musicais interessantes porque cada um deles tem sua individualidade.

O miniKORG 700, o miniKORG 700S e o 800DV são modelos irmãos. O circuito básico desses modelos é o mesmo. O 700S é um modelo 700 com VCO adicionado, e o 800DV é um modelo 700 equipado com função de voz dupla. Costumava-se dizer que essa série tinha um som profundo. Como designer, eu não tinha nenhum conhecimento especial sobre como produzir um som profundo. No entanto, quando olho para trás, isso me lembra algo.

Por exemplo, o formato da onda triangular usada como fonte sonora pode ter sido o motivo. Quando tentei criar uma forma de onda mais limpa durante meus experimentos iniciais, descobri repetidamente que o som era fraco. Um som é som. Um som não é uma forma de onda. Aprendi que não devo olhar para um osciloscópio para produzir uma forma de onda limpa.

O miniKORG 700S me ensinou o que é importante para um criador de instrumentos musicais: o som.

miniKORG 700 fs

KORG INC.
Supervisão de Desenvolvimento do miniKORG 700Sm
Fumio Mied

Teclado: 37 teclas (teclas finas, com aftertouch, sem sensibilidade à velocidade)

Alcance: 7 oitavas

Forma de onda: Onda triangular, Onda quadrada, Onda dente de serra, Chorus I, Chorus II

Programas: 14

Entrada e saída: Terminal USB (tipo B), terminal MIDI IN, terminal SYNC IN/OUT (conector mini-fone TS de 3,5 mm), terminal CV IN (conector mini-fone TS de 3,5 mm), terminal GATE IN (conector mini-fone TS de 3,5 mm), terminal AUDIO IN (conector fone TS de 6,3 mm, não balanceado), OUT R, terminal L/MONO (conector fone TRS de 6,3 mm, balanceado), terminal (fones de ouvido) (conector fone estéreo de 6,3 mm)

Fonte de alimentação: Adaptador CA (CC 12 V)

Consumo de energia: 9W

Dimensões: (L x P x A) 641 x 227 x 107 mm/25,24" x 8,94" x 4,21".

Peso: 5,8 kg/12,79 lbs.

Itens incluídos: Adaptador CA, Botão de viagem (tipo sem saliências) x 2, Estojo macio, SQ-CABLE-6 (Cabo de conexão)

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