a TECLADO SINTETIZADOR POLIFONICO KORG PS-3300 - KORG (BRASIL) Registro inserido com sucesso!
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Uma lenda renasce.
Um dos sintetizadores mais raros e cobiçados da história da música, o PS-3300, está de volta.

Um dos sintetizadores mais raros e cobiçados da história da música, o PS-3300, está de volta.

Entre 1977 e 1981, o PS-3300 original conquistou um lugar lendário na história da música. Com menos de 50 unidades produzidas, seus sons ricos e expansivos apareceram em apenas algumas gravações - tornando-o um dos sintetizadores mais raros e desejados de todos os tempos. Hoje, encontrar um modelo original é praticamente impossível, consolidando seu status como um verdadeiro "fantasma" do mundo analógico.

Agora, a lenda retorna. Trazido de volta à vida por seu criador original, Fumio Mieda, e pela equipe por trás das reverenciadas reedições da Korg (ARP 2600 FS, miniKORG 700FS, entre outras), o PS-3300 é uma reprodução fiel que une artesanato meticuloso e atenção aos mínimos detalhes com a confiabilidade da tecnologia atual.

Para entusiastas de sintetizadores e músicos visionários, o PS-3300 não é apenas um instrumento analógico incrivelmente poderoso - é um pedaço da história da música, renascido.

O renascimento de uma lenda

A série PS revolucionou a síntese sonora no final dos anos 1970 com projetos analógicos totalmente polifônicos, cada um com seu próprio teclado. Após o lançamento do PS-3100 em 1977 e do programável PS-3200 em 1978, o PS-3300 surgiu como a joia da coroa - um sintetizador monumental que combinava três unidades PS-3100 em um único e imponente gabinete, ainda em 1977. Seu vasto leque sonoro cativou artistas pioneiros como Keith Emerson, Kraftwerk, Jean-Michel Jarre e Aphex Twin.

Com apenas cerca de 50 unidades produzidas, o PS-3300 se tornou um dos sintetizadores mais cobiçados e difíceis de encontrar na história, conhecido por seu som enorme, exuberante e inconfundível.

Meio século depois, a lenda está de volta.

Reviver o PS-3300 foi uma tarefa monumental. A equipe de engenharia da Korg - reconhecida pelas renomadas reedições do ARP 2600 FS e do miniKORG 700FS - trabalhou em estreita colaboração com o criador original do instrumento, Fumio Mieda, cuja visão e orientação garantiram que cada aspecto da recriação fosse fiel ao espírito do original. Reconstruir um sintetizador tão complexo trouxe grandes desafios. Muitos dos componentes originais não estão mais disponíveis, exigindo a perícia técnica da equipe para selecionar alternativas modernas sem comprometer a sonoridade característica do PS-3300. Elementos mecânicos - dos icônicos knobs aos painéis de madeira finamente trabalhados - foram cuidadosamente replicados. Quando não foi possível adquirir peças originais, elas foram fielmente recriadas do zero.

Após incontáveis horas de colaboração, testes rigorosos e ajustes minuciosos - sempre com a participação de Mieda - a equipe garantiu que nenhum detalhe fosse negligenciado. O resultado vai muito além de uma simples reedição de um clássico: é uma obra-prima que preserva o espírito do original e inspira uma nova geração de criadores.

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Recursos aprimorados: o PS-3300 em sua forma definitiva

Fiel ao original, mas refinado para os dias de hoje, o novo PS-3300 baseia-se no projeto visionário de Fumio Mieda com aprimoramentos modernos que elevam sua funcionalidade e usabilidade. Um dos destaques é a memória programável - recurso presente no PS-3200, mas ausente no PS-3300 original. Agora com 16 bancos de 16 posições cada (totalizando 256 slots de programas), salvar e recuperar sons personalizados se torna algo simples e rápido, facilitando tanto o trabalho em estúdio quanto a performance ao vivo.

A conectividade também foi atualizada para atender às exigências da produção musical moderna. O PS-3300 conta com uma porta USB-B e conectores MIDI IN/OUT/THRU, garantindo integração fluida com computadores e equipamentos externos. O software de gerenciamento (librarian) gratuito da Korg complementa o fluxo de trabalho, permitindo fazer backup, organizar e gerenciar sua biblioteca de sons com praticidade.

Os aprimoramentos também se estendem ao hardware. O módulo PS-3010, antes um acessório opcional, agora acompanha o instrumento como padrão. O teclado foi expandido de 48 teclas (F a E) para 49 teclas (C a C), melhorando a tocabilidade. Além disso, o antigo cabo de 60 pinos foi substituído por uma conexão mais amigável de 8 pinos, simplificando a montagem sem sacrificar nenhuma funcionalidade.

Com conectividade ampliada, o software librarian dedicado do PS-3300 permite ao usuário gerenciar facilmente os programas e aplicar afinações de forma independente, desbloqueando possibilidades praticamente ilimitadas para performances únicas e design sonoro inovador.

Esses aprimoramentos fazem do PS-3300 não apenas uma reedição fiel, mas uma verdadeira evolução de um clássico - projetada para inspirar sua criatividade a cada nota.

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Em busca das origens dos sintetizadores analógicos

O novo PS-3300 oferece um som incrivelmente rico - equivalente a 147 unidades do MS-20 - mantendo-se fiel à arquitetura que definiu o modelo original. Em seu núcleo estão três unidades geradoras de som PSU-3301, exatamente como no PS-3100. Cada unidade inclui um VCO, VCF, VCA e EG, além de ferramentas de modulação potentes: dois LFOs (geradores de modulação), três filtros passa-faixa com controle de voltagem (resonators) e 12 controles de afinação independentes para microafinação - uma expressividade possível apenas em sintetizadores totalmente polifônicos.

As três unidades PSU-3301 funcionam como camadas independentes, com o equilíbrio geral controlado pelo módulo PSU-3302, localizado à direita. Essa seção versátil inclui um sample & hold para sinais de controle em etapas, um gerador de envoltória global (GEG) para moldar a dinâmica geral, um processador de voltagem para ajustes finos da largura e fase dos sinais de controle, e junction jacks para distribuição de sinais. Apesar de sua profunda flexibilidade modular, o PS-3300 é um sintetizador semi-modular, com conexões internas que eliminam a necessidade de patch cables para produzir som.

A interface preserva o espírito exploratório do modelo original, com controles e parâmetros pouco convencionais cujos nomes refletem a época em que foram concebidos. A abundância de pontos de patch oferece possibilidades criativas de roteamento de sinais de controle, convidando o músico ao mesmo processo de tentativa e erro que inspirou os pioneiros da música eletrônica.

Um dos recursos de destaque é a possibilidade de moldar o som por meio do ressonador de três bandas - aplicando modulação via LFO para criar efeitos como phaser, wah e outras texturas dinâmicas. Muito antes dos processadores de efeito se tornarem padrão, esse design inovador já permitia criar timbres vibrantes e em constante evolução. Com essas ferramentas, o PS-3300 convida o usuário a redescobrir o prazer da experimentação sonora e a vivenciar a filosofia visionária que ajudou a definir uma nova era da síntese.

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O ritual da afinação

Para Fumio Mieda, a polifonia significava mais do que simplesmente tocar acordes - era uma maneira de permitir que músicos explorassem qualquer escala, incluindo a afinação justa (just intonation), além de experimentar agrupamentos de notas (clusters) para criar texturas sonoras únicas. Essa filosofia levou à inclusão de controles de afinação por temperamento na série PS, permitindo que o músico ajustasse individualmente cada uma das 12 notas de Dó a Si.

Baseado nos mesmos princípios da microafinação moderna, esse recurso oferece liberdade para criar afinações personalizadas e explorar escalas além dos padrões convencionais, ampliando drasticamente as possibilidades criativas.

Como em outros sintetizadores analógicos, o PS-3300 original exigia tempo para estabilizar a afinação após ser ligado, sendo sensível a fatores como temperatura e umidade. Honrando esse aspecto do caráter do instrumento, o novo PS-3300 inclui um modo de afinação dedicado*. Com esse recurso, o músico pode conectar um afinador externo e fazer os ajustes finos antes de tocar - adotando o processo deliberado e manual que Mieda considerava parte essencial da experiência com o PS-3300.

* Para mais informações, consulte o Manual do Proprietário.

Esse "ritual da afinação" não apenas preserva a autenticidade do instrumento original, mas também convida o músico a se conectar mais profundamente com seu som.

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Produzido em quantidades limitadas para o verdadeiro entusiasta

O novo PS-3300 é uma obra-prima de complexidade, com quase dez vezes mais componentes do que o KRONOS. Embora sua eletrônica se beneficie de peças modernas, o instrumento permanece incrivelmente fiel ao original. Cada detalhe - do gabinete, painel e knobs aos painéis laterais em madeira - foi meticulosamente recriado, com métodos de fabricação que espelham de perto os utilizados na produção original. Cada unidade é montada à mão para garantir qualidade e autenticidade excepcionais.

Devido à natureza artesanal e minuciosa da fabricação do PS-3300, a capacidade de produção é naturalmente limitada. Por isso, o PS-3300 é oferecido como um instrumento de edição limitada, assegurando que continue tão raro e desejado quanto seu antecessor.

Concebido como uma ferramenta revolucionária para a criação de sons inexplorados, o verdadeiro potencial do PS-3300 é revelado nas mãos do artista. Seu propósito se cumpre quando você o traz à vida - ultrapassando fronteiras criativas e moldando o futuro do som.

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Case rígido sob medida incluído

Este instrumento (tanto a unidade principal quanto o teclado) acompanha um case rígido projetado sob medida, com rodas, garantindo armazenamento e transporte seguros.

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Memórias do PS-3300

Korg PS-3300 - Uma lenda renasce Figura 1: Primeiro protótipo (1970)

Fumio Mieda (desenvolvedor do PS-3300 original)

A história dos sintetizadores da KORG começou com a apresentação do primeiro protótipo na Japan Audio Fair de 1970. O objetivo da KORG com esse protótipo era criar um novo tipo de órgão eletrônico - um instrumento com dois teclados e sem pedaleiras. O instrumento contava com dois osciladores monofônicos controlados por voltagem e um único oscilador polifônico fixo. Era capaz de produzir vogais (a-e-i-o-u), utilizar síntese não linear para modificar os harmônicos, e trazia um controle chamado "Traveler" que permitia ao músico mover as frequências de corte dos filtros passa-baixa e passa-alta, entre outros recursos que enriqueciam a combinação de geradores de som monofônicos e polifônicos integrados.

Embora eu acreditasse que havíamos criado um novo tipo de órgão eletrônico, foi o pianista Masahiko Satoh quem declarou: "isso é um sintetizador" - e foi ele quem usou o protótipo pela primeira vez em apresentações públicas e gravações. Esse primeiro protótipo deu origem às especificações e elementos técnicos dos instrumentos monofônicos e polifônicos que lançamos posteriormente, culminando no MS-20.

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A Figura 2 mostra, em ordem cronológica, os principais instrumentos monofônicos e polifônicos que desenvolvemos naquele período.

Demos prioridade ao lançamento do Korgue (também conhecido como "Deka-Korg"), que utilizava um gerador de som polifônico, pois acreditávamos que um instrumento monofônico - mesmo com teclado - que não pudesse tocar acordes não seria bem recebido. Infelizmente, embora o Korgue oferecesse diversos recursos inovadores, como o controle Traveler, as vendas foram extremamente baixas devido à ausência de uma rede de distribuição e ao alto custo do instrumento.

Nosso passo seguinte foi lançar os sintetizadores monofônicos miniKORG 700 e 700S. Apesar de termos recebido algumas reclamações no Japão por eles não permitirem tocar acordes - alguns clientes chegaram a desconfiar de defeitos no produto - esses sintetizadores se tornaram grandes sucessos no mercado internacional, graças à afinação estável e à qualidade sonora impressionante.

No ano seguinte, lançamos o 800DV, um sintetizador de duas vozes que combinava dois geradores de som do miniKORG 700 e podia tocar dois timbres ou notas diferentes simultaneamente. Ao tocar duas notas no teclado, cada uma era atribuída a um gerador independente. Embora o "DV" significasse "dual voice" (duas vozes), eu sentia que duas vozes ainda não eram suficientes - por isso, logo após o lançamento do 800DV, voltamos nossos esforços para o desenvolvimento de um instrumento polifônico.

Uma das diferenças fundamentais entre o som de um sintetizador e o de um órgão é que os sintetizadores contam com um VCF (filtro controlado por voltagem) para alterar os harmônicos do som ao longo do tempo. Na verdade, um ano antes do lançamento da série PS-3000, criamos o PE-1000 Polyphonic Ensemble. Esse instrumento possuía 60 osciladores (um por tecla), todos com afinação individual, além de 60 geradores de envoltória (EGs) básicos e um VCF. Embora não tenhamos chamado o PE-1000 de sintetizador na época, ele era, de fato, um sintetizador polifônico.

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Figura 3: PE-1000 Polyphonic Ensemble (1976)

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Figura 4: PS-3100 sintetizador polifônico (1977)

O PS-3300, instrumento que estamos relançando agora, foi lançado entre o PE-1000 Polyphonic Ensemble e o sintetizador monofônico MS-20. Embora esses três instrumentos tenham formatos amplamente distintos, compartilham muitas características comuns em termos de especificações, funções e elementos técnicos. Na verdade, a série de sintetizadores polifônicos PS-3000 contava com três modelos: o PS-3100 possuía uma série de 48 circuitos de sintetizador; o PS-3300, três séries de 48 circuitos, totalizando 144; e o PS-3200, a capacidade de armazenar sons em memória. Esses instrumentos expandiram a tecnologia introduzida no PE-1000, lançado no ano anterior, oferecendo funcionalidades de síntese mais avançadas.

Chegamos a desenvolver protótipos desses modelos com recursos como entrada manual de notas e um sequenciador polifônico para reprodução, mas decidimos não lançá-los por questões de custo. Esses modelos utilizavam um conector grande de 60 pinos para entrada e saída de sinal, já que foram desenvolvidos anos antes da publicação da especificação MIDI.

Costumo ouvir que o desenvolvimento da série PS deve ter sido extremamente difícil, considerando a enorme quantidade de hardware presente nos instrumentos. De fato, esses sintetizadores exigiam um circuito de síntese completo para cada tecla do teclado, o que resultava em um grande número de componentes. No entanto, conseguimos reduzir a quantidade de peças necessárias por tecla - e esse foi o maior desafio técnico. Uma vez superado esse obstáculo, o desenvolvimento do instrumento não levou tanto tempo quanto se imaginava. Utilizamos alguns CIs multifuncionais, mas a maior parte da circuitaria foi feita com transistores discretos. O KORG35 (ver nota de rodapé) foi projetado com esse propósito: integrar vários transistores do filtro VCF em um único CI híbrido. O EG, que utilizava tensão para controlar os parâmetros, também foi concebido com o mínimo possível de componentes. E para o VCA (amplificador controlado por voltagem), utilizamos apenas um único transistor.

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Figura 5: MS-20 - sintetizador monofônico (1978)

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Figura 6: Placa do circuito gerador de som do PS-3300, onde o KORG35 foi montado

Ao escrever estas memórias, revisitei os esquemas elétricos e desenhos mecânicos feitos à mão do PS-3300. Esses documentos me fizeram lembrar, em detalhes, por que desenvolvemos esse instrumento naquela época e como foi esse processo. Por exemplo, nossa noção de "polifonia" naquela época era bem diferente do que entendemos hoje. Seria pouco inspirador tratar um sintetizador polifônico apenas como um sintetizador monofônico tocado com acordes. Tínhamos várias ideias a respeito, já que estávamos lidando com um instrumento capaz de gerar mais de uma nota ao mesmo tempo. Pensávamos, por exemplo: e se o sintetizador pudesse produzir alturas em diferentes sistemas de afinação, e não apenas no temperamento igual? Ou ainda, se ele pudesse gerar sons a partir de notas organizadas não como acordes, mas como aglomerados tonais (clusters)? O instrumento acabou chamando a atenção de pesquisadores de afinações alternativas, e chegou a ser modificado para permitir que o músico alterasse a afinação ao longo da execução.

Apesar de poucos exemplares da série PS-3000 terem sido comercializados por conta do alto custo, os elementos técnicos desenvolvidos para esses modelos se tornaram a base para muitos outros produtos, incluindo o sintetizador MS-20, o sintetizador com falantes M-500 SP (micro preset), o sintetizador para guitarra X-911, entre outros.

Devo acrescentar que, embora o PS-3000 tenha sido apresentado como um "sintetizador totalmente polifônico" - em que todas as teclas pressionadas produzem som simultaneamente - nós, na verdade, nunca tínhamos testado isso internamente. Afinal, seria necessário um dedo para cada tecla... ou seja, 48 dedos! Dito isso, alguns anos atrás, encontrei uma banda que realmente fez isso. Vários membros se reuniram ao redor do teclado no palco e tocaram todas as teclas ao mesmo tempo. Finalmente, nosso produto foi comprovado como verdadeiramente polifônico! Eu estava na plateia, e ver aquilo me fez soltar um suspiro de alívio - o primeiro em décadas.

Nota:
Não me lembro exatamente de como surgiu o nome do componente KORG35, embora me recorde de que havia uma série de mangá extremamente popular na época chamada Golgo 13, que talvez tenha servido de inspiração. Esse CI, desenvolvido originalmente para a série PS-3000, mais tarde se tornou objeto de estudo e análise por parte de muitos entusiastas e pesquisadores de circuitos analógicos, pois foi utilizado como o filtro do MS-20 - capaz de gerar timbres únicos (ver Figura 6).

Teclado
49 teclas (padrão, sem sensibilidade à velocidade, com suporte a aftertouch)

Polifonia máxima
49 vozes

Extensão
7 oitavas

Número de programas
256

Conectores
- Entrada de sinal (SIGNAL IN): conector P10 mono (6,3 mm TS)
- Saída de sinal (SIGNAL OUT): conector P10/XLR (6,3 mm TS ou XLR balanceado)
- Saída para fones de ouvido (PHONES): conector P2 estéreo (6,3 mm)
- Conectores MIDI: IN, OUT e THRU
- Porta USB tipo B

Alimentação
Conector para fonte de alimentação AC

Consumo de energia
65 W

Dimensões (L × P × A)
PS-3300: 1.000 × 245 × 454 mm / 39,37" × 9,65" × 17,87"

Peso
PS-3300: 21,3 kg / 46,96 lbs

Itens incluídos
Case rígido, rodízios (4), cabo de alimentação AC, cabo DIN de 8 pinos, cabos P10 (3 × 0,5?m e 3 × 1?m), manual do proprietário, manual do proprietário (modelo relançado)
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